PROF VANDA ELETIVAS 4° BIMESTRE
6° ano C
SEMANA DE RECUPERAÇÃO DE NOTA!!!
14.12 A 18.12
Link para realização da atividade de recuperação: https://forms.gle/CdA7DHXxjcyoR4gL6
ATENÇÃO!!
REALIZAR A ATIVIDADE ATÉ O DIA 18.12
Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs)
- Bem estar e qualidade de vida 🧩
RETA FINAL -
ELETIVA BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA.
Chegamos à etapa final do nosso projeto.
Embora tenha sido um ano de grandes mudanças e
dificuldades para muitos, espero que tenham aprendido sobre o conceito de ter
uma boa saúde e qualidade de vida, associadas ao respeito mútuo e ao meio
ambiente, e que levem esta aprendizagem para a vida de vocês!
REPESCAGEM - 4º
BIMESTRE:
Este é o momento de colocar em ordem as atividades
pertinentes ao 4ºbimestre, que iniciou na semana de 13 a 16 de outubro. Faça as atividades em uma folha separada,
indicando a semana, e entregue preferencialmente via Classroom ATÉ 14/12
(SEGUNDA-FEIRA)! Código da
turma: nkn2ugw
CULMINÂNCIA -
APRESENTAÇÃO DO PROJETO
No dia 18/12 (SEXTA-FEIRA) ocorrerá à apresentação
dos projetos do INOVA de forma digital e estão todos convidados! Valendo também
como nota para o 4º bimestre e como recuperação de notas nos bimestres
anteriores, serão utilizados os VÍDEOS e IMAGENS das atividades que os alunos
realizaram em cada projeto e também será dada a oportunidade para quem quiser
compartilhar a sua experiência na apresentação (neste caso avisar com antecedência
para se programarmos).
No nosso projeto, eu pensei em utilizar a proposta
do 1º semestre feita pela professora anterior. O qual era:
- Fotos ou vídeos de vocês praticando esporte,
comendo alimentos saudáveis como verduras e frutas, cuidando da higiene pessoal
tipo escovando os dentes, junto com os animais de estimação, fazendo lição OU
fazer em um cartaz na cartolina ou até mesmo no caderno de desenho, usando a
criatividade e desenhar tudo que é qualidade de vida para vocês.
E também sobre o tema que trabalhamos no mês dos
dias das crianças / 2º semestre:
- Fazer um brinquedo feito a partir de objetos que
iriam para o lixo, ou que você não usa mais.
Entregar até 14/12
(SEGUNDA-FEIRA)
Em caso de dúvidas, me chamem no pv. Espero vocês!
Em caso de dúvidas, só me chamar no privado, no
chat do CMSP, WhatsApp +5511972803744 ou e-mail
rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br.
Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs)
- Bem estar e qualidade de vida 🧩
_________________________________________________________________________________
💙💚💙💚💖💖💖💜💛💜💜💟💕📌
PROF VANDA
ELETIVAS
4° BIMESTRE
6° ANO C 07.11 a 11.11
Atividade Avaliativa 4° Bimestre
Avaliação realizada na plataforma Google Formulário
Realizar até o dia 11.11
AVALIAÇÃO: https://forms.gle/BX9UKfGVysmCmfVa9
____________________________________________________________
Prof Vanda ELETIVAS
4° BIMESTRE 6° ANO C
30.11.2020 a 04.12.2020
O que torna a água imprópria para o consumo humano.
A água potável pode ser definida como a água própria para consumo, ou seja, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto, ou cheiro. Para que uma água seja considerada potável, devemos, portanto, analisar suas características físicas, químicas, biológicas e até mesmo radioativas.
Muitas pessoas pensam que a água cristalina é potável e que, portanto, não necessita de tratamento. Entretanto, apenas cor e odor não são suficientes para garantir que a água seja própria para o consumo, haja vista que organismos patogênicos microscópicos podem estar presentes e causar sérios danos à saúde. Sendo assim, a água potável não pode ser avaliada apenas visualmente, sendo fundamentais os testes de potabilidade.
Normalmente águas de rios e lagos não são próprias para consumo humano, sendo fundamental que passem por processos específicos em estações de tratamento de água. Após o tratamento, é importante que sejam realizados testes para confirmar se a água tratada corresponde ao padrão de potabilidade exigido pelo Ministério da Saúde. Caso esteja de acordo, a água poderá ser enviada para a população.
Dentre os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, destacam-se a análise dos coliformes fecais, monitoramento de Escherichia coli, análise da turbidez e das substâncias químicas presentes, incluindo-se as cianotoxinas e verificação de ph, gosto, odor e radioatividade.
A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 748 milhões de pessoas não possuam acesso de forma sustentada à água potável no mundo e aproximadamente 1,8 bilhão de pessoas utilizem água contaminada. Isso significa que uma grande parcela da população está sujeita a contrair doenças que podem, inclusive, levá-las à morte
Atividade: https://forms.gle/25Toe4rUtAzwKATFA
Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de
vida 🧩
Atividade quinzenal – Semanas de 23/11 a 07/12
Nesta quinzena,
faremos a parte 2 das atividades sobre o tema "Qualidade de vida das populações
humanas".
Você deverá registrar
suas respostas pessoais no formulário.
Utilize o e-mail do aluno para entrar.
Em caso de dúvidas,
só me chamar no privado, no chat do CMSP, WhatsApp ou e-mail
rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br.Nesta semana, iremos resgatar os
conhecimentos prévios sobre o tema "Qualidade de vida das populações
humanas".
Responder até 08/12
Grupo da turma no
whatsapp: Clique aqui
Grupo da turma no
classroom: Clique aqui
Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de
vida 🧩
_________________________________________________________________________________
O tratamento de esgotos consiste na remoção de poluentes e o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas.
Na Região Metropolitana de São Paulo, o método utilizado nas grandes estações de tratamento é por lodos ativados, onde há uma fase líquida e outra sólida.
O método, desenvolvido na Inglaterra em 1914, é amplamente utilizado para tratamento de esgotos domésticos e industriais. O trabalho consiste num sistema no qual uma massa biológica cresce, forma flocos e é continuamente recirculada e colocada em contato com a matéria orgânica sempre com a presença de oxigênio (aeróbio).
O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida é separada do esgoto tratado. O lodo sedimentado retorna ao tanque de aeração ou é retirado para tratamento específico.
No Interior, além das estações convencionais a Sabesp dispõe de lagoas de tratamento. Já no Litoral, as instalações adotam o método de lodos ativados e em algumas cidades há emissários submarino para lançar os esgotos tratados no mar.
https://forms.gle/ZkvTZ1stKzN6Vyzy7
Conheça as etapas do tratamento de água
1° Etapa – Captação
A água sem tratamento e imprópria ao consumo humano é retirada de mananciais, reservatórios hídricos utilizados para o abastecimento de água.
Nessa etapa a água passa por um gradeamento (sistema de grades) que impede a entrada de elementos sólidos contidos na água, como folhas, galhos e troncos, por exemplo, na ETA.
Daí a água segue para a desarenação, onde ocorre a remoção de areia por sedimentação, melhorando o processo de pré-tratamento da água, e por fim, ela é bombeada para a estação de tratamento.
2º Etapa – Adução
Transporte de água do manancial ao tratamento ou da água tratada ao sistema de distribuição, normalmente por meio de bombas que levam a água captada até a ETA.
3° Etapa -Coagulação
Nessas águas que serão tratadas existem impurezas cujas partículas são pequenas, elas não se sedimentam (não se depositam no fundo do recipiente) sob a ação da gravidade.
Por isso, é necessário acrescentar à água coagulantes químicos. Geralmente, aqui no Brasil, o coagulante utilizado é o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3).
Esse produto favorece a união das partículas e impurezas da água, facilitando a remoção na decantação. Esses coagulantes são insolúveis na água e geram íons positivos (cátions) que atraem as impurezas carregadas negativamente nas águas.
4° Etapa – Floculação
A água é agitada fortemente por cerca de 30 segundos por um agitador mecânico, com a finalidade de aumentar a dispersão do coagulante. Depois o sistema é agitado lentamente, permitindo o contato entre as partículas.
Etapa na qual a água é submetida à agitação mecânica, para que as impurezas formem flocos maiores e mais pesados.
5° Etapa – Decantação
Decantação é basicamente o ato de separar, por meio da gravidade, os sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida. Os sólidos sedimentam no fundo do decantador de onde acabam sendo removidos como lodo, enquanto o efluente, livre dos sólidos, decanta pelo vertedouro.
6° etapa – Filtragem
A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. Consiste em passar a água através de Filtros formados por camadas de areia grossa, areia fina, cascalho, pedregulho e carvão, capazes de reter os flocos que passam sem decantar-se, ou outras impurezas.
7° Etapa – Desinfecção
É feita uma última adição de cloro no líquido antes de sua saída da Estação de Tratamento. Ela garante que a água fornecida chegue isenta de bactérias e vírus até a casa do consumidor. Água recebe adição de cloro, flúor e controle do PH.
8° Etapa – Reservação
A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades: Manter a regularidade do abastecimento e atender às demandas excessivas, como as que ocorrem nos períodos de calor intenso ou quando, durante o dia, usa-se muita água ao mesmo tempo.
Quanto à sua posição em relação ao solo, os reservatórios são classificados em subterrâneos (enterrados), apoiados e elevados.
Atividade: https://forms.gle/qfzf5a7heV77wHPA9
Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de
vida 🧩
Atividade quinzenal – 10/11 a 24/11
Nesta semana,
iremos resgatar os conhecimentos prévios sobre o tema "Qualidade de vida
das populações humanas".
Você deverá registrar
suas respostas pessoais neste formulário.
Utilize o e-mail do aluno para entrar.
Em caso de dúvidas,
só me chamar no privado, no chat do CMSP, WhatsApp ou e-mail rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br.
Responder até 24/11
Grupo da turma no whatsapp: Clique aqui
Grupo da turma no classroom: Clique aqui
Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de
vida 🧩
_________________________________________________________________________________
A importância da água
Água é fonte da vida. É o único recurso natural que tem envolvido com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos na sociedade. É um recurso essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies de seres vivos, como elemento representativo de valores sociais, culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo.
Uma mesma fonte de água ou manancial pode ser destinada a multiusos, podendo gerar conflitos quando um determinado uso inviabiliza ou dificulta outras possibilidades de utilização de água. Por exemplo, o uso da água, como fonte de abastecimento humano ou doméstico, apresenta diluição de esgotos, uma vez que isso pode causar dificuldades para o tratamento desta água. A meta deve ser a utilização das fontes de água, garantindo principalmente o abastecimento da população, a dessedentação animal (bebedouros para animais) e o máximo possível de usos diversificados.
Atividade: https://forms.gle/tZsS82mWqWFRxbVBA
Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de
vida 🧩
Semana de 26/10 a 30/10
Nos dias 22 e 23 de outubro (quinta e
sexta-feira passada), tivemos via CMSP "O Movimento Inova", com
programações diversas.
Sendo assim, para quem não acompanhou,
assista a reprise do tema de sua preferência e em uma folha separada, faça
anotações sobre a aula. Obrigatório informar nesta folha o NOME COMPLETO, TURMA
E O TEMA DA AULA.
Se você assistiu e já fez o registro, envie a foto.
Enviem uma foto
nítida e aproximada! Em caso de dúvidas, me chamem no privado do Classroom, do
Chat do CMSP, do WhatsApp ou e-mail rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br.
IMPORTANTE: Entregar até 29/10, pois valerá como
nota ainda do 3°Bimestre! Após este período não será mais possível alterar a
nota no sistema!!!!
Segue o link
dos vídeos Aulas para reprisarem que estão no Youtube.
Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de
vida 🧩
_________________________________________________________________________________
Bacia Hidrográfica é a área ou região de drenagem de um rio principal e seus afluentes. É a porção do espaço em que as águas das chuvas, das montanhas, subterrâneas ou de outros rios escoam em direção a um determinado curso d’água, abastecendo-o.
É importante, portanto, ter consciência de que, ao andarmos pelas ruas ou em uma mata, por exemplo, estamos andando necessariamente sobre a área de uma bacia hidrográfica, pois as águas que eventualmente escoam nesses locais tendem a se direcionar para um rio.
O que separa uma bacia hidrográfica de outra são os divisores de água. Eles são como uma espécie de fronteira em que, de um lado, escoa a água em direção a um rio e, de outro, escoa a água em direção a outro rio.
Em razão da força da gravidade, as águas correm sempre do ponto mais alto da superfície em direção aos pontos com menores altitudes. Assim, podemos dizer que as localidades mais elevadas são os divisores de água e os pontos menos elevados costumam abrigar o leito dos rios.
Mapa Mental: O que é bacia hidrográfica?
As bacias hidrográficas podem ser classificadas conforme a sua grandeza. Isso porque todo o rio possui a sua bacia, mas alguns deles desaguam em outros rios, formando uma bacia hidrográfica maior, ou seja, as bacias de maior grandeza englobam as áreas de outras bacias menores.
Como a bacia hidrográfica costuma coletar toda água superficial ou subterrânea de suas águas em direção ao leito de um curso d’água, não é difícil imaginar que o índice de poluição de sua área inevitavelmente irá afetar o rio em questão. Sendo assim, podemos perceber que o bom uso e a conservação dos nossos recursos hídricos estão diretamente relacionados à conservação dos solos e das áreas subterrâneas.
Atividade: https://forms.gle/kcX2h4QFPLPRRLed8
Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩
Semana de 13/10 a 16/10- Atividades quinzenais
Reaproveitar materiais para fazer brinquedos reciclados é tudo de bom!
Pensando no dia das crianças que foi ontem (12/10) e o tema Sustentabilidade, por que não unirmos estes dois temas? :)
Nesta semana, a atividade proposta será de mão na massa...prepare um brinquedo feito a partir de objetos que iriam para o lixo, ou que você não usa mais, e assim também fazer um bem danado ao meio ambiente.
Veja alguns exemplos de brinquedos que podem ser feitos:
- Carrinho de pregador reciclado;
- Bonecos de rolo de papel higiênico;
- Joaninha de tampinha de garrafa;
- Sapo de prato de papel;
- Bichinhos de caixa de ovo;
- Animais com embalagens de amaciante ou casinhas de bonecas;
- Barquinho de papelão e garrafa pet;
E muito mais...
Use a criatividade com o que você tiver disponível. No final da criação, envie uma foto do brinquedo ou um vídeo (processo de construção ou brincando com a sua criação).
Entregar até 27/out
Código da nossa turma no Classroom: nkn2ugw
WhatsApp (+55 11 97280-3744) Quem quiser entrar no grupo, só chamar
E-mail: rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br
Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
05.10 a 09.10
A história do petróleo no Brasil
No Brasil, a existência do petróleo já era computada durante os tempos do regime imperial. Nessa época, o Marquês de Olinda cedeu o direito a José Barros de Pimentel de realizar a extração de betume nas margens do rio Marau, na Bahia. Até as primeiras décadas do século XX, alguns estudiosos e exploradores anônimos tentaram perfurar alguns poços de petróleo sem obter êxito. Contudo, em 1930, o engenheiro agrônomo Manoel Inácio de Basto mudou essa situação.
Com base no relato de populares, ele teve a informação de que os moradores de Lobato, bairro suburbano de Salvador, utilizavam uma “lama preta” como combustível de suas lamparinas. Instigado por tal notícia, realizou testes e experimentos que atestavam a existência de petróleo nessa localidade. Contudo, não possuía contatos influentes que poderiam investir em sua descoberta. Persistente, em 1932, conseguiu entregar ao presidente Getúlio Vargas um laudo técnico que atestava o seu achado.
Nessa mesma década, a descoberta de importante riqueza foi cercada por uma série de medidas institucionais do governo brasileiro. Em 1938, a discussão sobre o uso e a exploração dos recursos do subsolo brasileiro viabilizou a criação do CNP - Conselho Nacional do Petróleo. Em suas primeiras ações, o conselho determinou várias diretrizes com respeito ao petróleo e determinou que as jazidas pertencessem à União. No ano seguinte, o primeiro poço de petróleo foi encontrado no bairro de Lobato.
Com o passar do tempo, o Brasil tornou-se uma das únicas nações a dominar a tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas. Em 1997, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, uma lei aprovou a extinção do monopólio estatal sobre a exploração petrolífera e permitiu que empresas do setor privado também pudessem competir na atividade. Tal medida visava ampliar as possibilidades de uso dessa riqueza.
Em 2003, a descoberta de outras bacias estabeleceu um novo período da atividade petrolífera no Brasil. A capacidade de produção de petróleo passou a suprir mais de 90% da demanda por essa fonte de energia e seus derivados no país. Em 2006, esse volume de produção atingiu patamares ainda mais elevados e conseguiu superar, pela primeira vez, o valor da demanda total da nossa economia. A conquista da autossuficiência permitiu o desenvolvimento da economia e o aumento das vagas de emprego.
Atividade: https://forms.gle/zx2YWpEUpQjS2Lpd9
Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de
vida 🧩
Semana de 28/09 a 02/10- Atividades quinzenais
Clicando aqui,
vocês verão um enigma sobre SUSTENTABILIDADE a ser desvendado. Quem puder, pode
imprimir ou fazer no caderno.
Quando terminar, tire uma foto ou
prepara o documento para enviar por aqui, ou WhatsApp ou por e-mail.
Se precisar de ajuda, pode me chamar
por um destes meios, que irei responder no período da tarde.
Entrega até: 13 de outubro (terça-feira)
Boa sorte!
Código da nossa turma no Classroom: nkn2ugw
WhatsApp (+55 11 97280-3744) Quem quiser entrar no grupo, só chamar
E-mail:
rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br
Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
A produção de petróleo no Brasil é marcada pelo aumento acelerado do desempenho nos últimos anos. Há cerca de 20 anos o petróleo brasileiro era, em sua maioria, oriundo de importações. Atualmente, o país já detém a autossuficiência do produto, ou seja, já produz o suficiente para atender ao mercado interno.
Segundo dados da Petrobras, a produção brasileira atual é de mais de 2 milhões de barris por dia. Tal desempenho coloca o país na segunda posição na América Latina (atrás apenas da Venezuela) e em 17º no ranking mundial. Estima-se que nos próximos anos, apenas o Iraque apresentará um crescimento da produção de petróleo superior à produção brasileira.
Entretanto, o Brasil ainda importa uma pequena parte do petróleo que produz. Isso acontece por razões econômicas e técnicas. Por um lado, enquanto o petróleo importado é pago em forma de prestações e a prazo, as exportações são pagas à vista, o que proporciona um faturamento positivo na balança comercial brasileira. Por outro lado, o petróleo do tipo light é o mais apropriado para as refinarias brasileiras, tipo esse que é mais encontrado nas jazidas de outros países.
Em 2005, foram descobertas novas jazidas de petróleo na camada do Pré-Sal, localizada abaixo do mar da Bacia de Santos, há cerca de 800 km do litoral santista. Sua exploração iniciou-se a partir de 2012 e é realizada majoritariamente por empresas privadas, a partir de leilões realizados durante um período de tempo determinado em edital.
A produção de Petróleo no Brasil é realizada em nove bacias petrolíferas, das quais quatro merecem destaque: as bacias de Campos, de Santos, do Espírito Santo e do Recôncavo Baiano.
Atividade: https://forms.gle/2NUWfYsEXygPai7SA
Petróleo é um combustível fóssil que corresponde a uma substância oleosa cuja densidade é inferior à da água e é inflamável. É considerado um dos principais recursos naturais utilizados como fonte de energia da atualidade.
O petróleo, apesar de já ser conhecido anteriormente, passou a ser explorado em meados do século XIX e utilizado em larga escala a partir da criação dos motores movidos a gasolina ou a óleo diesel. Na década de 70, o petróleo representava o carro chefe da economia, correspondendo a quase 50% do consumo mundial de energia e mesmo que atualmente seu uso esteja dando lugar a fontes alternativas de energia, ainda é uma das fontes de energia mais utilizadas no mundo.
Origem
O petróleo é originado a partir da decomposição de matéria orgânica, especialmente, dos plânctons. As bactérias em ambientes com baixo teor de oxigênio realizam a atividade de decomposição que acaba por se acumular em camadas do subsolo que se encontram em bacias sedimentares, no assoalho oceânico, no fundo dos mares ou de lagos e sob condições específicas de pressão. Ao longo dos anos, esses depósitos sofrem diversas modificações até se transformarem no que corresponde à substância oleosa, o petróleo.
Mapa Mental: Petróleo
O Petróleo, fonte de energia essencial para manutenção da sociedade, é utilizado também como matéria-prima, segundo a DNPM, para a fabricação de plásticos, borrachas sintéticas, tintas, solventes, produtos cosméticos, entre outros
Atividade: https://forms.gle/upVtVh414sZagY7MA
Clicando aqui, vocês verão os 3 exercícios sobre SUSTENTABILIDADE solicitado nesta quinzena.
Nesta semana daremos continuidade aos exercícios da semana de "17 a 21 de agosto" sobre o mesmo texto. Responda no seu caderno ou digite as respondas no word. Clique aqui
3ºBIMESTRE
TURMAS-SÍMBOLOS DAS PROFISSÕES/ELETIVA-6ºE7ºANOS
DATA:- 10/08 A14/08/2020
TEMA:- CONTINUAÇÃO-ELETIVA
**PESQUISAR-SOBRE JOIAS DE SIMBOLOS DE PROFISSÕES
*CONSTRUÇÃO DAS JOIAS/SUCATAS
*CENTRO MÍDIAS:- ___________________
-DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
*PESQUISAR-SOBRE JOIAS DE PROFISSÕES DIFERENTES/ORGANIZAR AS IMAGENS NO CELULAR, FEITA A PESQUISA, IMAGINAR QUAL TIPO DE MATERIAL, SIMPLES PARA CRIAR A JOIA,
*CONSTRUÇÃO:- FEITA A PESQUISA DA ESCOLHA DA JÓIA E O MATERIAL DE SUCATAS, COMECE A FAZER A CONSTRUÇÃO DA JOIA. AO FAZER A CONSTRUÇÃO DA JOIA, FAÇA O VÍDEO GRAVANDO A EXPLICAÇÃO DE COMO FEZ A JOIA, E TAMBÉM TIRAR FOTO DA JOIA FINALIZADA,
RECURSOS:
*CELULAR CADERNO DE DESENHO, CADERNO DE ESCRITA, INTERNET, PAG DO BLOG, CLASSROOM.
**ENTREGAR ATIVIDADE:- SIM
NESTA SEMANA DE -10/08 A14/08/2020- AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ENTREGAREM PARA:-
E-MAIL: -manascimento@prof.educacao.sp.gov.br
*ENVIAR:- CLASSROOM
OU
*ENVIAR PARA: -ESCOLA -LAÉRCIO SURIM
Prof Vanda
ELETIIVAS
3° BIMESTRE
6° ANO C
Não esqueçam de colocar nome, número, série e escola!
Email: vandasoares@prof.educacao.sp.gov.br
Plantas: Qualidade do solo
Árvores em nascentes ou áreas alagadas.
Áreas de nascentes ou áreas alagadas, fazem parte da vegetação ribeirinha, que é um tipo de vegetação presente em espaços próximos a corpos d'água, também são conhecidas como áreas de beira de rios, áreas de brejo, manguezal, entre outros. Esse tipo de vegetação faz parte das matas ciliares, que são encontradas nos rios de médio e grande porte na região do Brasil Central e tem como função protegê-los, evitando transformações negativas nos leitos, garantindo o abastecimento dos lençóis freáticos e auxiliando na preservação da vida aquática. Em geral, essa mata é relativamente estreita em ambas as margens, dificilmente ultrapassando 100 metros de largura em cada.
As matas ciliares são uma das vegetações consideradas Áreas de Preservação Permanente (APP), que são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, além de proteger o solo.
Os solos úmidos ou alagados, possuem características delicadas, como baixo nível de oxigênio, devido ao encharcamento, portanto não é qualquer planta que irá sobreviver nessas condições. Na hora de restaurar uma vegetação com estas características, é muito importante que as espécies escolhidas se adaptem bem nesse tipo de ambiente para que consigam se desenvolver e colaborar no reflorestamento da região.
Algumas espécies ocorrem apenas em solos moderadamente úmidos, como terrenos de várzeas, raramente alagadas durante as enchentes. Outras, conseguem vegetar sob condições mais úmidas, com os terrenos de várzeas periodicamente inundadas. Todas essas plantas crescem regularmente em terrenos normais.
Atividade: https://forms.gle/v7fmeessnaUx3gZ76
O que você aprendeu até aqui? O que mais gostou? O que mudaria?
CLUBE DAS BOAS NOTÍCIAS
27 DE JULHO A 31 DE AGOSTO
RETOMAR AS ATIVIDADES ANTERIORES E ENTREGAR!
O QUE APRENDEU NESSE SEMESTRE? O QUE MAIS GOSTOU? O QUE MUDARIA?
Enviar no email nerimunhoz@hotmail.com até 31 de julho.
__________________________________________________________________________________
- Verifiquem as atividades anteriores que não foram respondidas e respondem;
- Se preparem para o provão, observando o que cada professor pediu para estudarem;
Boa semana!
CLUBE DAS BOAS NOTÍCIAS
20 A 24 DE JULHO
Finalização do trabalho semestral:
_________________________________________________________________________________PROF JULIANA
CLUBE DAS BOAS NOTÍCIAS
13 DE JULHO A 17 DE JULHO
Continuação e preparação para apresentação dos vídeos das boas notícias nesse período de quarentena. Com imagens, fotos, mensagens.
Enviar para o email: nerimunhoz@hotmail.com ou pelo 992711019 até dia 20 de julho.
________________________________________________________________________
PROF JULIANA
CLUBE DAS BOAS NOTÍCIAS
6 DE JULHO A 10 DE JULHO
Continuação e preparação para apresentação dos vídeos das boas notícias nesse período de quarentena.
Enviar para o email: nerimunhoz@hotmail.com ou pelo 992711019 até dia 10 de julho.
___________________________________________________________________________
ROTEIROS DE ESTUDOS EM CASA/QUARENTENA
PROF JULIANA
SEMANA DE 29 DE JUNHO A 3 DE JULHO
Preparação de vídeos ou power point para o momento de culminância da disciplina sobre as boas notícias que encontramos nesse período de quarentena.
Escolham cinco notícias que chamaram a atenção, imagens, fotos, músicas que possam incorporar o trabalho.
Os trabalhos devem ser enviados pelo zap: 992711019 com nome, número e série até o dia 6 de julho.
________________________________________________________________________________
Atividade Eletiva segundo bimestre.
Professora Eliane
Eletiva: Sustentabilidade.
Atividade: Semana de 22/06 a 26/06.
Responda:
O que é sustentabilidade?
Dê exemplos de pequenas atitudes do seu dia a dia em sua residência que podem se tornar hábitos sustentáveis.
Data de entrega: 30/06, através do e-mail castroeliane651@gmail.com.
______________________________________________________________&&_______________________________________&__________&________________Final.
======================================================================
- Como nos tornarmos melhores
neste tempo de pandemia?
- Identificar os principais tipos de nutrientes presentes nos alimentos: Citar pelo menos cinco Alimentos.
Fiz um grupo no WhatsApp,me chamem vou ajudar a todos terem acesso ao Classroom.
Clube das Boas notícias
Prof Juliana
Semana de 8 a 12 de junho
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
PRIMEIRO BIMESTRE
Boa tarde meus queridos Alunos!
Professora: Vanessa Oliveira
WhatsApp: 1199579-6196
Nosso novo ponto de encontro vai ser no Google Classroom que está no App Centro de Mídias.
1. Passo
Encontrar o E-mail institucional via Google, assista o vídeo abaixo e veja como encontrar seu E-mail.
https://youtu.be/3YLv2Xwod44
2. Passo
Assim que abrir seu E-mail vai ver um convite para acessar a aula no Google Classroom, caso peça um código de acesso, digitar esse abaixo:
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prof Juliana
CLUBE DAS BOAS NOTÍCIAS
25 a 29 de maio
- Lembrar atividade anterior: Cuidar da saúde emocional também é
importante durante este período de isolamento social. Portanto, tome
cuidado com a quantidade de notícias que você anda consumido. Muitas delas
podem te deixar ainda mais ansioso(a). Então, que tal adicionar boas e
esperançosas notícias no seu dia a dia? Vamos “Viralizar o bem”! Escreva várias mensagens de esperança e
otimismo e entregue ou envie a alguém. Comente e tire foto com uma frase
inspiradora!
- Encontre
dois exemplos de ONG´s ou grupos que vem fazendo a diferença neste tempo
de pandemia: no que contribuiu e qual sua importância?
- Como nos
tornarmos melhores neste tempo de pandemia?
Mande sua atividade por e-mail nerimunhoz@hotmail.com até dia 29 de maio!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prof Juliana
18 A 22 de maio
Pode postar aqui no blog ou enviar email: nerimunhoz@hotmail.com até 22 de maio
__________________________________________________________________
ROTEIROS DE ESTUDOS EM CASA/QUARENTENA
ALUNOS(AS) DA ELETIVA,FIQUEM ATENTOS APENAS DUAS ALUNAS ENTREGARAM ATIVIDADES,FALTAM OS DEMAIS ALUNOS.
Dúvidas chamar no Whatsapp 1199579-6196
Entregar fotos das Atividades prontas no E-mail:
vanessaaoliveira@professor.educacao.sp.gov.br
tema: Qualidade de Vida
Série:7°A
_______________________________________________________________________________________
11 a 15 de maio
prof Juliana
Aguardo comentários aqui ou por e-mail: nerimunhoz@hotmail.com até dia 18 de maio.
________________________________________________________________________________
Roteiro de estudos 27/04/2020 a 30/04/2020.
2- O que ele fez para conseguir o que queria?
4- Que tipo de linguagem é empregado na tirinha?
Criar uma tirinha no caderno utilizando apenas a linguagem não verbal. Observação: Não copie, crie.
Avaliação: Registro no caderno. Anotar a pauta(conteúdo) e manter as sequências de atividades sempre em ordem.
Roteiro de estudos 04/05/2020 a 08/05/2020.
- Responder em folha separada (com nome, número da chamada, data
e série) as perguntas abaixo:
- Tirar uma fotografia registrando a sua releitura.
Prof: Vanda
Semana dia 06.05 a 09.05
6° ano C
O que são as verduras?
Adicionar legenda |
O que são os legumes?
- Frutos: são vegetais, em sua maioria salgados, que contém sementes.
- Raízes: vegetais onde a parte comestível cresce debaixo da terra.
- Tubérculos: é uma espécie de raiz que armazena uma determinada quantidade de nutrientes energéticos.
- Leguminosas: espécie de grãos que se encontram dentro de vagens.
- Cereais: são compostos por sementes ou grãos.
- Oleaginosas: sementes com alto teor calórico.
ELETIVA – MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPA)
Caros alunos do 7° Ano, segue link das Atividades da minha matéria de Eletiva “Matemática e Brincadeiras (Pipa).
https://drive.google.com/drive/folders/1Lrm9rVYzRsW7dqEg-78IpR40wZ-NAPeu
========================================================================
- Seguindo a aula do app
(08/05/20 às 9h – https://youtu.be/ST-I3yMLOi0)
– Bora criar.
- Observe as pessoas e
olhe tudo à sua volta;
- Escolha algo do dia a
dia, relevante, que chame mais sua atenção e você queira transformar em conteúdo
jornalístico;
- Escolha o formato de um Zine - uma revista caseira com
desenhos, colagens e impressões e outros.
- Anotar as ideias no
caderno ou bloco de notas – exemplo: união, aprendizagem, observar...
- Pegue a folha sulfite e
dobre seguindo a sequência abaixo.
- Assista o vídeo da aula
para obter mais informações e detalhes de como criar seu Zine.
- Fazer as ilustrações
conforme as ideias anotadas anteriormente. Seja criativo!
- Assistir as aulas no app – CMSP e fazer as anotações sobre os assuntos compartilhados. Registrar as atividades propostas durante a transmissão. **Sexta-feira 9h**
- Assista novamente a aula de eletivas https://youtu.be/ST-I3yMLOi0 – Bora criar.
- Uma nova chance para que possa criar o seu Zine;
- Obtenha as informações e detalhes de como proceder;
- Pode assistir ao vídeo “Como fazer um Zine? - Natxhypy” https://youtu.be/uICW1MXNR1E;
- Fazer as ilustrações conforme as ideias anotadas anteriormente. Seja criativo!
- Assistir as aulas no app – CMSP e fazer as anotações sobre os assuntos compartilhados. Registrar as atividades propostas durante a transmissão.
Disciplina: ELETIVAS Professora: Alessandra
Semana: 27/05/2020 a 29/05/2020.
Queridos alunos, aproveitem essa semana para verificar as atividades que ainda não conseguiram fazer ou entregar.Encaminhar via e-mail: alessandraadriana@prof.educacao.sp.gov.br
Por favor, identifique sobre qual semana é cada atividade.
Comecem a acessar o Google Classroom (código da sala fkatepu) no próprio aplicativo do CMSP.
Para o primeiro acesso, entre com o RA e data de nascimento no site da SED, copie seu e-mail institucional (via google).
Abra o aplicativo do CMSP, clique no classroom e cole o e-mail copiado.
================================================
Segundo Bimestre
Disciplina: Eletivas Professora: Alessandra
Semana: 08/06/2020 a 12/06/2020.
Objetivos: Pensar; Observar; Investigar.
Organize os materiais necessários antes de começar:
- Pense no seu projeto de vida;
- O que você está fazendo ou já fez para conseguir realizar seu objetivo?;
- Escreva em seu caderno.
- Pode fazer a resposta com desenho ou colagens, se preferir.
- AVALIAÇÃO: Registros no caderno;
- ENTREGA – quando a professora solicitar.
- Observação: **Atividades no classroom**
Disciplina: Eletivas Professora: Alessandra
Objetivos: Observar; Fotografar expressões fisionômicas.
Organize os materiais necessários antes de começar: Caderno; caneta; lápis; celular; computador e Classroom.
- Anote em seu caderno a pauta da semana;
- Pense em tudo o que está acontecendo, a situação do
distanciamento social;
- Logo após, tire uma selfie retratando sua expressão nesse
momento;
- Encaminhe para a professora no Classroom, escreva uma legenda
que defina o que estava ou está sentindo.
- Acompanhe a aula do APP CMSP, dia 19/06/2020 às 9h, para a
próxima atividade.
- AVALIAÇÃO: Registros no caderno;
- ENTREGA – No Classroom até 19/06/2020.Pode chamar no whatsApp 947808682, para tirar dúvidas.
Disciplina: Eletivas Professora: Alessandra
Objetivos: · Criar; Pensar no futuro.
Organize os materiais necessários antes de começar: Caderno; caneta; lápis; cola; tesoura; canetinhas; lápis de cor; revistas jornais; celular; computador.
Instruções:
- Escreva a data e a pauta em seu caderno;
- Assistir a aula do dia 19/06/2020 - https://youtu.be/0HF1EXd5Qes; 19/06 - 6º ano EF – Eletivas -Bora criar.
- Separe os matérias que serão necessários para criação do seu projeto;
- Pense na seguinte pergunta: Que notícias você gostaria que fossem realidade no futuro?
- Escreva, em seu caderno, algumas manchetes que gostaria de ler daqui dez anos nos meios de comunicação;
- Crie uma capa de revista com as manchetes anotadas;
- Recorte algumas imagens, letras ou palavras de revistas, jornais...;
- Utilize esses recortes para montar suas manchetes na capa.
ENTREGA – No Classroom até 19/06/2020.Pode chamar no whatsApp 947808682, para tirar dúvidas.
- Escreva a data e a pauta
em seu caderno;
·
Separe
os matérias que serão necessários para criação do seu projeto;
· Vamos participar!
· Aproveite esse momento e divulgue o Classroom aos seus colegas.
·
Escreva mensagens, imagens e peça
para que eles participem das atividades solicitadas nas plataformas.
·
*Pode ser postada no status do facebook, whatsApp, Instagran e outros.
·
*Pode ser feito na folha sulfite ou no caderno, nesse caso, tire foto e
encaminhe para a professora.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- Escreva a data e a pauta em seu caderno;
· Separe os matérias que serão necessários para criação do seu projeto;
· Vamos participar!
· Aproveite esse momento e divulgue o Classroom aos seus colegas.
· Escreva mensagens, imagens e peça para que eles participem das atividades solicitadas nas plataformas.
· *Pode ser postada no status do facebook, whatsApp, Instagran e outros.
· *Pode ser feito na folha sulfite ou no caderno, nesse caso, tire foto e encaminhe para a professora.
====================================================================
- Babosa
- Camomila
- Guaco
- Quebra-pedra
- Boldo
- Gengibre
- Hortelã
- Erva-Doce
- Canela
Email:vandasoares@edicacao.sp.gov.br
- Escreva a data e a pauta
em seu caderno;
- Organize suas
atividades;
- Todas as disciplinas - Veja se anexou as imagens solicitadas, se respondeu os questionários (formulários Google) e se clicou em “concluir”, nas atividades finalizadas no Classroom;
- Caso ainda não tenha acesso ao Classroom, solicite ajuda;
- Adubação
- Adubação Verde
- Tipos de Solo
- Solo Arenoso
Objetivos:
Anotar; Organizar os materiais; Pensar em
como montará seu móbile; Criar.
Instruções:
· Escrever a pauta e a data em seu caderno;
· Assista as aulas do Centro de Mídias: - ELETIVAS: *cada quinze dias* sexta-feira (9h);
· Anote em seu caderno tudo o que entendeu e as dúvidas;
·
Assista novamente a aula do Centro de Mídias: 17/07 - 6º ano EF - Eletivas - Bora
criar!
- Preste atenção nas
dicas, comece a separar e reservar os materiais para que possa fazer a
finalização do seu projeto.
- Aguarde as próximas
instruções.
=====================================================================
Objetivos: Anotar; Organizar os materiais; Pensar em como montará seu móbile; criar.
Instruções:
- Escrever a pauta e a data em seu caderno;
- Assista a aula do Centro de Mídias: - ELETIVAS: 31/07/20 sexta-feira (9h);
- Após separar alguns materiais
para montagem do seu projeto, comece seu móbile;
- Utilize tudo o que achar
interessante, como fotos, bilhetes, cartas, desenhos, imagens e muito
mais;
- Lembre-se que no final do
projeto, seu trabalho será exposto, por isso coloque somente o que pode
ser lido e observado por outras pessoas;
- Tire foto do que já conseguiu fazer e mande no classroom.
Avaliação: Anotações no caderno e foto do esboço (móbile).
Entrega: No classroom ou na escola.
Prof.ª Jacqueline
Tire foto do que já
conseguiu fazer e mande no Classroom, se possível.
Prof.ª Jacqueline
===================================================================
Prof.ª Jacqueline
===================================================================
Prof.ª Jacqueline
Prof.ª Jacqueline
Prof.ª Jacqueline
Prof.ª Jacqueline
Prof.ª Jacqueline
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.
Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.
Prof.ª Jacqueline
Prof.ª Jacqueline
Prof.ª Jacqueline
Prof.ª Jacqueline
Prof.ª Jacqueline
Prof.ª Jacqueline
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessora Vanda, a senhora está recebendo minhas lições???
ResponderExcluir