ELETIVA_ TARDE

Nesta página você vai encontrar orientações para continuar a desenvolver o projeto que você escolheu. Localize o nome do projeto e desenvolva as atividades solicitadas pelo professor responsável.
-----------

PROF VANDA ELETIVAS 4° BIMESTRE 

6° ano C 

SEMANA DE RECUPERAÇÃO DE NOTA!!! 

14.12 A 18.12  

Link para realização da atividade de recuperação:  https://forms.gle/CdA7DHXxjcyoR4gL6

ATENÇÃO!!

REALIZAR A ATIVIDADE ATÉ O DIA 18.12


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Profº Rodrigo

Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

 RETA FINAL - ELETIVA BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA.

Chegamos à etapa final do nosso projeto.

Embora tenha sido um ano de grandes mudanças e dificuldades para muitos, espero que tenham aprendido sobre o conceito de ter uma boa saúde e qualidade de vida, associadas ao respeito mútuo e ao meio ambiente, e que levem esta aprendizagem para a vida de vocês!

REPESCAGEM - 4º BIMESTRE:

Este é o momento de colocar em ordem as atividades pertinentes ao 4ºbimestre, que iniciou na semana de 13 a 16 de outubro. Faça as atividades em uma folha separada, indicando a semana, e entregue preferencialmente via Classroom ATÉ 14/12 (SEGUNDA-FEIRA)! Código da turma: nkn2ugw

CULMINÂNCIA - APRESENTAÇÃO DO PROJETO

No dia 18/12 (SEXTA-FEIRA) ocorrerá à apresentação dos projetos do INOVA de forma digital e estão todos convidados! Valendo também como nota para o 4º bimestre e como recuperação de notas nos bimestres anteriores, serão utilizados os VÍDEOS e IMAGENS das atividades que os alunos realizaram em cada projeto e também será dada a oportunidade para quem quiser compartilhar a sua experiência na apresentação (neste caso avisar com antecedência para se programarmos).

No nosso projeto, eu pensei em utilizar a proposta do 1º semestre feita pela professora anterior. O qual era:

- Fotos ou vídeos de vocês praticando esporte, comendo alimentos saudáveis como verduras e frutas, cuidando da higiene pessoal tipo escovando os dentes, junto com os animais de estimação, fazendo lição OU fazer em um cartaz na cartolina ou até mesmo no caderno de desenho, usando a criatividade e desenhar tudo que é qualidade de vida para vocês.

E também sobre o tema que trabalhamos no mês dos dias das crianças / 2º semestre:

- Fazer um brinquedo feito a partir de objetos que iriam para o lixo, ou que você não usa mais.

Entregar até 14/12 (SEGUNDA-FEIRA)

 

Em caso de dúvidas, me chamem no pv. Espero vocês!

Em caso de dúvidas, só me chamar no privado, no chat do CMSP, WhatsApp +5511972803744 ou e-mail rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br.

Profº Rodrigo

Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

_________________________________________________________________________________


💙💚💙💚💖💖💖💜💛💜💜💟💕📌

PROF VANDA 

ELETIVAS 

 4° BIMESTRE 

6° ANO C   07.11 a 11.11  

Atividade Avaliativa 4° Bimestre 

Avaliação realizada na plataforma Google Formulário

Realizar até o dia 11.11 

AVALIAÇÃO: https://forms.gle/BX9UKfGVysmCmfVa9


 ____________________________________________________________

________________________________________________________

Prof Vanda ELETIVAS

4° BIMESTRE 6° ANO C  

30.11.2020 a 04.12.2020 

O que torna a água imprópria para o consumo humano.

A água potável pode ser definida como a água própria para consumo, ou seja, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto, ou cheiro. Para que uma água seja considerada potável, devemos, portanto, analisar suas características físicas, químicas, biológicas e até mesmo radioativas.

Muitas pessoas pensam que a água cristalina é potável e que, portanto, não necessita de tratamento. Entretanto, apenas cor e odor não são suficientes para garantir que a água seja própria para o consumo, haja vista que organismos patogênicos microscópicos podem estar presentes e causar sérios danos à saúde. Sendo assim, a água potável não pode ser avaliada apenas visualmente, sendo fundamentais os testes de potabilidade.

Normalmente águas de rios e lagos não são próprias para consumo humano, sendo fundamental que passem por processos específicos em estações de tratamento de água. Após o tratamento, é importante que sejam realizados testes para confirmar se a água tratada corresponde ao padrão de potabilidade exigido pelo Ministério da Saúde. Caso esteja de acordo, a água poderá ser enviada para a população.

Dentre os padrões exigidos pelo Ministério da Saúde, destacam-se a análise dos coliformes fecais, monitoramento de Escherichia coli, análise da turbidez e das substâncias químicas presentes, incluindo-se as cianotoxinas e verificação de ph, gosto, odor e radioatividade.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 748 milhões de pessoas não possuam acesso de forma sustentada à água potável no mundo e aproximadamente 1,8 bilhão de pessoas utilizem água contaminada. Isso significa que uma grande parcela da população está sujeita a contrair doenças que podem, inclusive, levá-las à morte

Atividade: https://forms.gle/25Toe4rUtAzwKATFA



Profº Rodrigo

Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

 

Atividade quinzenal – Semanas de 23/11 a 07/12

 Nesta quinzena, faremos a parte 2 das atividades sobre o tema "Qualidade de vida das populações humanas". 

Você deverá registrar suas respostas pessoais no formulário. Utilize o e-mail do aluno para entrar.

Em caso de dúvidas, só me chamar no privado, no chat do CMSP, WhatsApp ou e-mail rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br.Nesta semana, iremos resgatar os conhecimentos prévios sobre o tema "Qualidade de vida das populações humanas".

Responder até 08/12

Grupo da turma no whatsapp: Clique aqui

Grupo da turma no classroom: Clique aqui

 

Profº Rodrigo

Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

_________________________________________________________________________________

PROF VANDA ELETIVAS 
6° ANO C 
4° BIMESTRE 💕

23.11.2020 a 27.11.2020 

O tratamento de esgoto 

O tratamento de esgotos consiste na remoção de poluentes e o método a ser utilizado depende das características físicas, químicas e biológicas.

Na Região Metropolitana de São Paulo, o método utilizado nas grandes estações de tratamento é por lodos ativados, onde há uma fase líquida e outra sólida.

O método, desenvolvido na Inglaterra em 1914, é amplamente utilizado para tratamento de esgotos domésticos e industriais. O trabalho consiste num sistema no qual uma massa biológica cresce, forma flocos e é continuamente recirculada e colocada em contato com a matéria orgânica sempre com a presença de oxigênio (aeróbio).

O processo é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto e o lodo ativado são misturados, agitados e aerados em unidades conhecidas como tanques de aeração. Após este procedimento, o lodo é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida é separada do esgoto tratado. O lodo sedimentado retorna ao tanque de aeração ou é retirado para tratamento específico.

No Interior, além das estações convencionais a Sabesp dispõe de lagoas de tratamento. Já no Litoral, as instalações adotam o método de lodos ativados e em algumas cidades há emissários submarino para lançar os esgotos tratados no mar. 

https://forms.gle/ZkvTZ1stKzN6Vyzy7 







PROF VANDA ELETIVAS 
6° ANO C
4° BIMESTRE 💕

16.11.2020 a 20.11.2020 

Conheça as etapas do tratamento de água

1° Etapa – Captação

A água sem tratamento e imprópria ao consumo humano é retirada de mananciais, reservatórios hídricos utilizados para o abastecimento de água.

Nessa etapa a água passa por um gradeamento (sistema de grades) que impede a entrada de elementos sólidos contidos na água, como folhas, galhos e troncos, por exemplo, na ETA.

Daí a água segue para a desarenação, onde ocorre a remoção de areia por sedimentação, melhorando o processo de pré-tratamento da água, e por fim, ela é bombeada para a estação de tratamento.

2º Etapa – Adução

Transporte de água do manancial ao tratamento ou da água tratada ao sistema de distribuição, normalmente por meio de bombas que levam a água captada até a ETA.

3° Etapa -Coagulação

Nessas águas que serão tratadas existem impurezas cujas partículas são pequenas, elas não se sedimentam (não se depositam no fundo do recipiente) sob a ação da gravidade.

Por isso, é necessário acrescentar à água coagulantes químicos. Geralmente, aqui no Brasil, o coagulante utilizado é o sulfato de alumínio (Al2(SO4)3). 

Esse produto favorece a união das partículas e impurezas da água, facilitando a remoção na decantação. Esses coagulantes são insolúveis na água e geram íons positivos (cátions) que atraem as impurezas carregadas negativamente nas águas.

4° Etapa – Floculação

A água é agitada fortemente por cerca de 30 segundos por um agitador mecânico, com a finalidade de aumentar a dispersão do coagulante. Depois o sistema é agitado lentamente, permitindo o contato entre as partículas. 

Etapa na qual a água é submetida à agitação mecânica, para que as impurezas formem flocos maiores e mais pesados.

5° Etapa – Decantação

Decantação é basicamente o ato de separar, por meio da gravidade, os sólidos sedimentáveis que estão contidos em uma solução líquida. Os sólidos sedimentam no fundo do decantador de onde acabam sendo removidos como lodo, enquanto o efluente, livre dos sólidos, decanta pelo vertedouro.

6° etapa – Filtragem

A água decantada é encaminhada às unidades filtrantes onde é efetuado o processo de filtração. Consiste em passar a água através de Filtros formados por camadas de areia grossa, areia fina, cascalho, pedregulho e carvão, capazes de reter os flocos que passam sem decantar-se, ou outras impurezas.

7° Etapa – Desinfecção

É feita uma última adição de cloro no líquido antes de sua saída da Estação de Tratamento. Ela garante que a água fornecida chegue isenta de bactérias e vírus até a casa do consumidor. Água recebe adição de cloro, flúor e controle do PH.

8° Etapa – Reservação

A água é armazenada em reservatórios, com duas finalidades: Manter a regularidade do abastecimento e atender às demandas excessivas, como as que ocorrem nos períodos de calor intenso ou quando, durante o dia, usa-se muita água ao mesmo tempo.

Quanto à sua posição em relação ao solo, os reservatórios são classificados em subterrâneos (enterrados), apoiados e elevados.

Atividade: https://forms.gle/qfzf5a7heV77wHPA9


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Profº Rodrigo

Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

 

Atividade quinzenal – 10/11 a 24/11

 Nesta semana, iremos resgatar os conhecimentos prévios sobre o tema "Qualidade de vida das populações humanas".

Você deverá registrar suas respostas pessoais neste formulário. Utilize o e-mail do aluno para entrar.

Em caso de dúvidas, só me chamar no privado, no chat do CMSP, WhatsApp ou e-mail rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br.

Responder até 24/11

Grupo da turma no whatsapp: Clique aqui

Grupo da turma no classroom: Clique aqui


Profº Rodrigo

Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

_________________________________________________________________________________


PROF VANDA ELETIVAS 6° ANO C 4° BIMESTRE 💕
09.11.2020 a 13.11.2020 

A importância da água 


Água é fonte da vida. É o único recurso natural que tem envolvido com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos na sociedade. É um recurso essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies de seres vivos, como elemento representativo de valores sociais, culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo.


Uma mesma fonte de água ou manancial pode ser destinada a multiusos, podendo gerar conflitos quando um determinado uso inviabiliza ou dificulta outras possibilidades de utilização de água. Por exemplo, o uso da água, como fonte de abastecimento humano ou doméstico, apresenta diluição de esgotos, uma vez que isso pode causar dificuldades para o tratamento desta água. A meta deve ser a utilização das fontes de água, garantindo principalmente o abastecimento da população, a dessedentação animal (bebedouros para animais) e o máximo possível de usos diversificados.


Atividade: https://forms.gle/tZsS82mWqWFRxbVBA






Profº Rodrigo

Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

 

Semana de 26/10 a 30/10

  Nos dias 22 e 23 de outubro (quinta e sexta-feira passada), tivemos via CMSP "O Movimento Inova", com programações diversas.

  Sendo assim, para quem não acompanhou, assista a reprise do tema de sua preferência e em uma folha separada, faça anotações sobre a aula. Obrigatório informar nesta folha o NOME COMPLETO, TURMA E O TEMA DA AULA.

  Se você assistiu e já fez o registro, envie a foto.

Enviem uma foto nítida e aproximada! Em caso de dúvidas, me chamem no privado do Classroom, do Chat do CMSP, do WhatsApp ou e-mail rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br.

IMPORTANTE: Entregar até 29/10, pois valerá como nota ainda do 3°Bimestre! Após este período não será mais possível alterar a nota no sistema!!!!

Segue o link dos vídeos Aulas para reprisarem que estão no Youtube.

Profº Rodrigo

Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

_________________________________________________________________________________

PROF VANDA 4° Bimestre 26.10 á 30.10 
ELETIVAS 6° ANO C 

Bacias Hidrográficas

Bacia Hidrográfica é a área ou região de drenagem de um rio principal e seus afluentes. É a porção do espaço em que as águas das chuvas, das montanhas, subterrâneas ou de outros rios escoam em direção a um determinado curso d’água, abastecendo-o.

É importante, portanto, ter consciência de que, ao andarmos pelas ruas ou em uma mata, por exemplo, estamos andando necessariamente sobre a área de uma bacia hidrográfica, pois as águas que eventualmente escoam nesses locais tendem a se direcionar para um rio.

 

O que separa uma bacia hidrográfica de outra são os divisores de água. Eles são como uma espécie de fronteira em que, de um lado, escoa a água em direção a um rio e, de outro, escoa a água em direção a outro rio.

Em razão da força da gravidade, as águas correm sempre do ponto mais alto da superfície em direção aos pontos com menores altitudes. Assim, podemos dizer que as localidades mais elevadas são os divisores de água e os pontos menos elevados costumam abrigar o leito dos rios.

 

Mapa Mental: O que é bacia hidrográfica?

 

As bacias hidrográficas podem ser classificadas conforme a sua grandeza. Isso porque todo o rio possui a sua bacia, mas alguns deles desaguam em outros rios, formando uma bacia hidrográfica maior, ou seja, as bacias de maior grandeza englobam as áreas de outras bacias menores. 

 

Como a bacia hidrográfica costuma coletar toda água superficial ou subterrânea de suas águas em direção ao leito de um curso d’água, não é difícil imaginar que o índice de poluição de sua área inevitavelmente irá afetar o rio em questão. Sendo assim, podemos perceber que o bom uso e a conservação dos nossos recursos hídricos estão diretamente relacionados à conservação dos solos e das áreas subterrâneas.

 

Atividade:  https://forms.gle/kcX2h4QFPLPRRLed8 



Profº Rodrigo

Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

  

Semana de 13/10 a 16/10- Atividades quinzenais

 


Reaproveitar materiais para fazer brinquedos reciclados é tudo de bom!

Pensando no dia das crianças que foi ontem (12/10) e o tema Sustentabilidade, por que não unirmos estes dois temas? :)

Nesta semana, a atividade proposta será de mão na massa...prepare um brinquedo feito a partir de objetos que iriam para o lixo, ou que você não usa mais, e assim também fazer um bem danado ao meio ambiente.

Veja alguns exemplos de brinquedos que podem ser feitos:

- Carrinho de pregador reciclado;

- Bonecos de rolo de papel higiênico;

- Joaninha de tampinha de garrafa;

- Sapo de prato de papel;

- Bichinhos de caixa de ovo;

- Animais com embalagens de amaciante ou casinhas de bonecas;

- Barquinho de papelão e garrafa pet;

 

E muito mais...

 

Use a criatividade com o que você tiver disponível. No final da criação, envie uma foto do brinquedo ou um vídeo (processo de construção ou brincando com a sua criação). 

 

Entregar até 27/out

Código da nossa turma no Classroom: nkn2ugw

 

WhatsApp (+55 11 97280-3744) Quem quiser entrar no grupo, só chamar

E-mail: rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br

 

Profº Rodrigo

Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prof Vanda ELETIVAS 6° ANO C 

05.10 a 09.10  

A história do petróleo no Brasil

No Brasil, a existência do petróleo já era computada durante os tempos do regime imperial. Nessa época, o Marquês de Olinda cedeu o direito a José Barros de Pimentel de realizar a extração de betume nas margens do rio Marau, na Bahia. Até as primeiras décadas do século XX, alguns estudiosos e exploradores anônimos tentaram perfurar alguns poços de petróleo sem obter êxito. Contudo, em 1930, o engenheiro agrônomo Manoel Inácio de Basto mudou essa situação.

Com base no relato de populares, ele teve a informação de que os moradores de Lobato, bairro suburbano de Salvador, utilizavam uma “lama preta” como combustível de suas lamparinas. Instigado por tal notícia, realizou testes e experimentos que atestavam a existência de petróleo nessa localidade. Contudo, não possuía contatos influentes que poderiam investir em sua descoberta. Persistente, em 1932, conseguiu entregar ao presidente Getúlio Vargas um laudo técnico que atestava o seu achado.

Nessa mesma década, a descoberta de importante riqueza foi cercada por uma série de medidas institucionais do governo brasileiro. Em 1938, a discussão sobre o uso e a exploração dos recursos do subsolo brasileiro viabilizou a criação do CNP - Conselho Nacional do Petróleo. Em suas primeiras ações, o conselho determinou várias diretrizes com respeito ao petróleo e determinou que as jazidas pertencessem à União. No ano seguinte, o primeiro poço de petróleo foi encontrado no bairro de Lobato.

Com o passar do tempo, o Brasil tornou-se uma das únicas nações a dominar a tecnologia de exploração petrolífera em águas profundas e ultraprofundas. Em 1997, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, uma lei aprovou a extinção do monopólio estatal sobre a exploração petrolífera e permitiu que empresas do setor privado também pudessem competir na atividade. Tal medida visava ampliar as possibilidades de uso dessa riqueza.

Em 2003, a descoberta de outras bacias estabeleceu um novo período da atividade petrolífera no Brasil. A capacidade de produção de petróleo passou a suprir mais de 90% da demanda por essa fonte de energia e seus derivados no país. Em 2006, esse volume de produção atingiu patamares ainda mais elevados e conseguiu superar, pela primeira vez, o valor da demanda total da nossa economia. A conquista da autossuficiência permitiu o desenvolvimento da economia e o aumento das vagas de emprego.

Atividade: https://forms.gle/zx2YWpEUpQjS2Lpd9 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



Profº Rodrigo

Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

  

Semana de 28/09 a 02/10- Atividades quinzenais

 


Clicando aqui, vocês verão um enigma sobre SUSTENTABILIDADE a ser desvendado. Quem puder, pode imprimir ou fazer no caderno.

 

Quando terminar, tire uma foto ou prepara o documento para enviar por aqui, ou WhatsApp ou por e-mail.

 

Se precisar de ajuda, pode me chamar por um destes meios, que irei responder no período da tarde.

 

Entrega até: 13 de outubro (terça-feira)

 

Boa sorte!

 

Código da nossa turma no Classroom: nkn2ugw

 

WhatsApp (+55 11 97280-3744) Quem quiser entrar no grupo, só chamar

E-mail: rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br

 

Profº Rodrigo

Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Prof Vanda Eletivas 6° ano  
28.09 a 02.10 

Produção de Petróleo no Brasil  

A produção de petróleo no Brasil é marcada pelo aumento acelerado do desempenho nos últimos anos. Há cerca de 20 anos o petróleo brasileiro era, em sua maioria, oriundo de importações. Atualmente, o país já detém a autossuficiência do produto, ou seja, já produz o suficiente para atender ao mercado interno.

Segundo dados da Petrobras, a produção brasileira atual é de mais de 2 milhões de barris por dia. Tal desempenho coloca o país na segunda posição na América Latina (atrás apenas da Venezuela) e em 17º no ranking mundial. Estima-se que nos próximos anos, apenas o Iraque apresentará um crescimento da produção de petróleo superior à produção brasileira.

Entretanto, o Brasil ainda importa uma pequena parte do petróleo que produz. Isso acontece por razões econômicas e técnicas. Por um lado, enquanto o petróleo importado é pago em forma de prestações e a prazo, as exportações são pagas à vista, o que proporciona um faturamento positivo na balança comercial brasileira. Por outro lado, o petróleo do tipo light é o mais apropriado para as refinarias brasileiras, tipo esse que é mais encontrado nas jazidas de outros países.

Em 2005, foram descobertas novas jazidas de petróleo na camada do Pré-Sal, localizada abaixo do mar da Bacia de Santos, há cerca de 800 km do litoral santista. Sua exploração iniciou-se a partir de 2012 e é realizada majoritariamente por empresas privadas, a partir de leilões realizados durante um período de tempo determinado em edital.

A produção de Petróleo no Brasil é realizada em nove bacias petrolíferas, das quais quatro merecem destaque: as bacias de Campos, de Santos, do Espírito Santo e do Recôncavo Baiano.

 

Atividade:  https://forms.gle/2NUWfYsEXygPai7SA 



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prof Vanda Eletivas 6° ano C 
21.09 a 25.09  

Petróleo 

Petróleo é um combustível fóssil que corresponde a uma substância oleosa cuja densidade é inferior à da água e é inflamável. É considerado um dos principais recursos naturais utilizados como fonte de energia da atualidade.

O petróleo, apesar de já ser conhecido anteriormente, passou a ser explorado em meados do século XIX e utilizado em larga escala a partir da criação dos motores movidos a gasolina ou a óleo diesel. Na década de 70, o petróleo representava o carro chefe da economia, correspondendo a quase 50% do consumo mundial de energia e mesmo que atualmente seu uso esteja dando lugar a fontes alternativas de energia, ainda é uma das fontes de energia mais utilizadas no mundo.

Origem

O petróleo é originado a partir da decomposição de matéria orgânica, especialmente, dos plânctons. As bactérias em ambientes com baixo teor de oxigênio realizam a atividade de decomposição que acaba por se acumular em camadas do subsolo que se encontram em bacias sedimentares, no assoalho oceânico, no fundo dos mares ou de lagos e sob condições específicas de pressão. Ao longo dos anos, esses depósitos sofrem diversas modificações até se transformarem no que corresponde à substância oleosa, o petróleo.

Mapa Mental: Petróleo

O Petróleo, fonte de energia essencial para manutenção da sociedade, é utilizado também como matéria-prima, segundo a DNPM, para a fabricação de plásticos, borrachas sintéticas, tintas, solventes, produtos cosméticos, entre outros

 

Atividade:  https://forms.gle/upVtVh414sZagY7MA


Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩
  
Semana de 14/09 a 18/09- Atividades quinzenais


Clicando aqui, vocês verão os 3 exercícios sobre SUSTENTABILIDADE solicitado nesta quinzena.

Responda no seu caderno ou digite as respostas no word.

Quando terminar, tire uma foto ou prepara o documento para enviar via Classroom, via WhatsApp ou por e-mail.

 Se precisar de ajuda, pode me chamar por um destes meios, que irei responder no período da tarde.

Entrega até: 28 de setembro (segunda-feira)

Código da nossa turma no Classroom: nkn2ugw

WhatsApp (+55 11 97280-3744)
E-mail: rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br

Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prof Vanda 
Eletivas 6° ANO C 
3° Bimestre 14.09 a 18.09 


Exploração do Pau Brasil 

A exploração do pau-brasil pelos portugueses era acompanhada pelas feitorias construídas pelos portugueses em locais litorâneos da América Portuguesa. As principais feitorias construídas pelos portugueses, nesse primeiro momento de sua presença na América, foram as feitorias localizadas no Cabo Frio, Porto Seguro e Igarassu (Pernambuco).
As feitorias portuguesas eram basicamente locais nos quais os portugueses armazenavam toda a madeira extraída. As feitorias eram cercadas por uma paliçada de madeira que os resguardava de possíveis ataques de povos indígenas hostis e de estrangeiros que, nesse caso, eram os franceses os grandes concorrentes dos portugueses na exploração do pau-brasil.
O funcionamento das feitorias, em grande parte, foi resultado do registro feito durante a chegada da embarcação Bretoa, que esteve na América Portuguesa, em 1511, como citamos anteriormente. Nessas feitorias, os portugueses contratavam o trabalho dos indígenas para que eles realizassem o trabalho de derrubada das árvores.
Isso porque as árvores de pau-brasil não ficavam amontoadas umas próximas às outras, mas eram espalhadas pela floresta e, assim, o conhecimento do território pelos indígenas os possibilitava localizar as árvores com mais facilidade. A relação de trabalho era pelo escambo. Os índios extraíam e levavam as toras para as feitorias, e os portugueses retribuíam pagando-lhes com facas, canivetes, espelhos e outros objetos do tipo.
A necessidade de construção das feitorias foi explicada pelo historiador Jorge Couto que afirmou que as feitorias foram construídas, porque na expedição de Gonçalo Coelho pela costa brasileira, em 1501-1502, os portugueses perceberam que o trabalho de extração da madeira enquanto as naus estavam ancoradas no litoral brasileiro era muito caro e, por isso, foi proposta a construção de feitorias que armazenariam a madeira extraída para que, de tempos em tempos, uma nau viesse recolher as toras.
As boas relações com os indígenas eram uma condição essencial para o sucesso da feitoria, uma vez que era por meio do trabalho deles que a extração da madeira era realizada. A fortificação da feitoria ou sua construção próxima a um forte era também essencial, pois garantia a segurança dessa feitoria.
Isso porque, além dos povos indígenas hostis, os portugueses lidavam com os franceses que, nos primeiros anos do século XVI, invadiram as terras portuguesas (segundo o Tratado de Tordesilhas) para negociar com os indígenas e contrabandear pau-brasil para a Europa. Um exemplo foi a expedição de Paulmier de Gonneville que veio para cá em 1503 para tentar explorar o pau-brasil.
A crescente presença francesa na costa brasileira forçou Portugal a investir no desenvolvimento de expedições que tinham como função monitorar a costa brasileira. Essas expedições, caso avistassem embarcações francesas, tinham autorização para abrir fogo. Os franceses, inclusive, tentaram estabelecer-se no Brasil, primeiro no Rio de Janeiro e depois no Maranhão.



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩
  
Semana de 31 de agosto a 04 de setembro - Atividades quinzenais


Nesta semana daremos continuidade aos exercícios da semana de "17 a 21 de agosto" sobre o mesmo texto.  Responda no seu caderno ou digite as respondas no word. Clique aqui

Código da nossa turma no Classroom: nkn2ugw

Entregar até 14/09 por um destes meios:
Classroom, WhatsApp (+55 11 97280-3744) ou pelo e-mail: rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br

Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Clube das Boas Notícias
Profª Juliana
Enviar pelo Classroom ou pelo email nerimunhoz@hotmail.com até 11 de setembro:
Ouvir a música, analisar a letra e montar um Power point com imagens e frases significativas.
________________________________________________



Prof Vanda 
Eletivas 6° ANO C 
3° Bimestre 31.8 

Pau Brasil 


O pau-brasil é uma árvore típica da Mata Atlântica (Paubrasilia echinata) e que no século XVI era conhecida pelos índios tupis de ibirapitanga. É uma árvore que pode alcançar até 15 metros e possui galhos com espinhos.
A árvore ganhou importância para os portugueses por conta da sua madeira, que poderia ser utilizada na construção de inúmeros objetos (como móveis e caixas), mas, principalmente, porque a resina da madeira era utilizada para produzir corante utilizado para tingir tecidos.
Os historiadores apontam que na Europa medieval já se conhecia uma árvore semelhante ao pau-brasil. Essa, porém, era originária da Ásia, e é conhecida como Biancaea sappan. Os registros apontam que a madeira e o corante dessa árvore eram conhecidos por nomes como “brecilis” e “brezil”. Esse corante era utilizado para tingir tecidos na Europa, e esse nome circulava em diversas partes do continente, já nos séculos XII e XIII.
O nome do pau-brasil é alvo de muita especulação e de debate entre os historiadores. O consenso atualmente é que o termo “brasil” fazia referência à resina encontrada na madeira que possui tom avermelhado. As historiadoras Lilia Schwarcz e Heloísa Starling sugerem que o termo “brasil” e todas as suas variações são oriundas do termo latino “brasilia”, que significava “cor de brasa” ou “vermelho”|3|.
Com o tempo, o nome utilizado para se referir à madeira e ao corante foi sendo utilizado para nomear a nova terra. Isso aconteceu a partir de 1512, quando a mercadoria chegou ao mercado europeu. A nomenclatura da América Portuguesa foi algo que variou bastante durante os primeiros anos da presença portuguesa.
A América Portuguesa foi chamada de diversos nomes como Ilha de Vera Cruz, Terra dos Papagaios, Terra de Santa Cruz e Brasil, por exemplo. A questão do nome do Brasil gerou certa polêmica, uma vez que alguns portugueses não aceitaram bem a substituição do nome como Pero Magalhães de Gandavo.
Esse cronista publicou, em 1576, um livro chamado “História da Província de Santa Cruz”, no qual relatava diversas coisas referentes à América Portuguesa e em certo trecho de seu relato defendia o retorno do nome “Terra de Santa Cruz” por questões religiosas.
Outra questão importante a respeito da nomenclatura do pau-brasil é que, até mesmo no tupi, o nome utilizado pelos nativos para se referir à árvore fazia menção à cor presente na madeira. O termo “ibirapitanga” significa “árvore vermelha”.
Contexto histórico
A exploração do pau-brasil, durante o século XVI, estava inserida no contexto da chegada dos portugueses na América. A chegada dos portugueses ao Brasil foi em 22 de abril de 1500, quando a expedição de Pedro Álvares Cabral avistou o Monte Pascoal, na atual região de Porto Seguro, no estado da Bahia.
A chegada dos portugueses ao Brasil deu início ao processo de exploração das terras. Esse processo só se tornou um processo colonizatório na década de 1530, quando foi implantado o sistema de capitanias hereditárias. Antes da implantação do sistema de capitanias, a presença dos portugueses era exclusivamente litorânea por meio de feitorias.
Atividade: https://forms.gle/mTKyBibTPDvDBbvr7

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROF VANDA 
ELETIVAS 6° ANO C 
3° Bimestre 
17 de agosto a 21 de agosto. 

As árvores nativas do Brasil 


O que é árvore nativa?
Árvore nativa é quando a espécie é natural de um determinado ecossistema, região ou país. Por exemplo, vamos mostrar no texto algumas espécies que são nativas da Mata Atlântica ou de determinados estados brasileiros.
Existem algumas espécies de árvores nativas que nascem apenas em um determinado bioma ou ecossistema. Ela são chamadas de endêmicas.
Já quando uma árvore é nativa de uma região e é introduzida em outra, ele é considerada uma espécie exótica naquele local.



Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩
  
Semana de 17 a 21 de agosto:

Leia o texto sobre sustentabilidade e em seguida responda o que se pede no seu caderno: Clique aqui.

Código da nossa turma no Classroom: nkn2ugw

Entregar até 07/09 por um destes meios:
Classroom, WhatsApp (+55 11 97280-3744) ou pelo e-mail: rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br

Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prof Vanda 
ELETIVAS 
3° Bimestre 
6° ano C 
10.08 

Não esqueçam de colocar nome, número, série e escola! 
Email: vandasoares@prof.educacao.sp.gov.br


Plantas que crescem em ambientes secos. 

As plantas apresentam diferenças estruturais marcantes entre elas, os tipos de solos, clima local e, inclusive, o tempo de dedicação para os cuidados são características que precisam ser pensadas e levadas em consideração quando na escolha de quais tipos decidir para seu jardim.
Há quem esteja disposto a acertar a qualidade do solo, por exemplo, e recuperar um solo seco e transformar suas características, no intuito de receber uma planta específica. E essas condições exigirão cuidados específicos e constantes.
Mas também há quem não queira se preocupar com os cuidados a mais. Ou não possa fazer isso. Ou queira, ao contrário, aproveitar esse solo em sua forma natural. E sim, existem plantas adequadas e específicas para solo seco. As preocupações com os cuidados são, inclusive, bem menores, já que essas são mais resistentes.
Conheça algumas plantas específicas para solos secos. São plantas que resistem bem ao tempo seco, ao sol extremo, ou à sombra constante e, até mesmo, aos cuidadores inexperientes.
Cactos – duram anos e anos sem cuidados específicos! Ideias para quem não tem muito tempo de dedicação. Ideal para áreas externas e exposições solares direta. Precisam de água uma vez na semana, podendo aguardar por até dez dias. Existem muitas espécies da planta e muitas delas consideradas exóticas por suas características. São plantas que costumam chamar a atenção por sua beleza.
Iúca – trata-se de uma espécie bastante procurada e trabalhada no paisagismo. É ideal para ambientes internos, mas também é bastante utilizada sob a luz direta. As regas precisam ser espaçadas, aguardam tranquilamente uma semana. Um cuidado adicional é em relação às folhas, por juntar muito pó, principalmente em ambiente interno, precisa de limpeza vez ou outra na região.
Dasilírio – convive bem em ambientes diversos. Gosta de sol intenso e pouca rega. Uma característica específica da espécie precisa ser avaliada, suas hastes possuem serrilhas e podem machucar. É uma planta não recomendada para áreas de grande circulação.
Lança de São Jorge – de crescimento bem lento, é uma planta com boa resistência. Vive bem com sol direto e rega semanal. Uma dica importante é que o local do plantio deve ter boa drenagem de água. É uma planta de raízes sensíveis e que com a presença, ou retenção, de muita água, pode apodrecer.
Suculentas – muito apreciadas por haver grande variedade e ter tamanhos distintos, as suculentas tem grande aceitação pela variedade climática, pela presença de sol e por pouca água.
Pata de elefante – sua exigência é por local em que a água seja drenada com facilidade, para que sua raiz não apodreça. A exposição de parte da raiz, que fica para fora, nos remete à lembrança de uma pata de elefante, daí seu nome. Tem facilidade em conviver em qualquer tipo de ambiente, solo direto, meia sombra e luz difusa. Espécie muito apreciada por paisagistas, sobretudo para vasos grandes.
Dama da noite – popularmente conhecida por seu perfume noturno, essa planta pode ser cultivada a meia sombra ou sob o sol. As regas podem ser semanais e necessita poda após a floração principal. É uma planta que facilmente se pode multiplicar através de estaquias dos ramos.


--------------------------------------------------- ------------------------------------------------------------------------
    ROTEIROS DE ESTUDOS EM CASA/QUARENTENA
3ºBIMESTRE
TURMAS-SÍMBOLOS DAS PROFISSÕES/ELETIVA-6ºE7ºANOS
DATA:- 10/08 A14/08/2020
TEMA:-  CONTINUAÇÃO-ELETIVA

**PESQUISAR-SOBRE JOIAS DE SIMBOLOS DE PROFISSÕES 
*CONSTRUÇÃO DAS JOIAS/SUCATAS
*CENTRO MÍDIAS:- ___________________

-DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

*PESQUISAR-SOBRE JOIAS DE PROFISSÕES DIFERENTES/ORGANIZAR AS IMAGENS NO CELULAR, FEITA A PESQUISA, IMAGINAR QUAL TIPO DE MATERIAL, SIMPLES PARA CRIAR A JOIA,

*CONSTRUÇÃO:- FEITA A PESQUISA DA ESCOLHA DA JÓIA E O MATERIAL DE SUCATAS, COMECE A FAZER A CONSTRUÇÃO DA JOIA. AO FAZER A CONSTRUÇÃO DA JOIA, FAÇA O VÍDEO GRAVANDO A EXPLICAÇÃO DE COMO FEZ A JOIA, E TAMBÉM TIRAR FOTO DA JOIA FINALIZADA,

RECURSOS:
*CELULAR CADERNO DE DESENHO, CADERNO DE ESCRITA, INTERNET, PAG DO BLOG, CLASSROOM.

**ENTREGAR ATIVIDADE:- SIM

NESTA SEMANA DE -10/08 A14/08/2020- AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ENTREGAREM PARA:-

E-MAIL: -manascimento@prof.educacao.sp.gov.br

*ENVIAR:- CLASSROOM
                          OU
*ENVIAR PARA: -ESCOLA -LAÉRCIO SURIM
_______________________________________________________________

Prof Vanda 
     ELETIIVAS 
3° BIMESTRE 
     6° ANO C  

Não esqueçam de colocar nome, número, série e escola! 
Email: vandasoares@prof.educacao.sp.gov.br

Plantas: Qualidade do solo

Árvores em nascentes ou áreas alagadas.

Áreas de nascentes ou áreas alagadas, fazem parte da vegetação ribeirinha, que é um tipo de vegetação presente em espaços próximos a corpos d'água, também são conhecidas como áreas de beira de rios, áreas de brejo, manguezal, entre outros. Esse tipo de vegetação faz parte das matas ciliares, que são encontradas nos rios de médio e grande porte na região do Brasil Central e tem como função protegê-los, evitando transformações negativas nos leitos, garantindo o abastecimento dos lençóis freáticos e auxiliando na preservação da vida aquática. Em geral, essa mata é relativamente estreita em ambas as margens, dificilmente ultrapassando 100 metros de largura em cada. 
As matas ciliares são uma das vegetações consideradas Áreas de Preservação Permanente (APP), que são áreas protegidas, cobertas ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, além de proteger o solo. 
Os solos úmidos ou alagados, possuem características delicadas, como baixo nível de oxigênio, devido ao encharcamento, portanto não é qualquer planta que irá sobreviver nessas condições. Na hora de restaurar uma vegetação com estas características, é muito importante que as espécies escolhidas se adaptem bem nesse tipo de ambiente para que consigam se desenvolver e colaborar no reflorestamento da região.
Algumas espécies ocorrem apenas em solos moderadamente úmidos, como terrenos de várzeas, raramente alagadas durante as enchentes. Outras, conseguem vegetar sob condições mais úmidas, com os terrenos de várzeas periodicamente inundadas. Todas essas plantas crescem regularmente em terrenos normais.

Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩
  
Atividade de 03/08 a 21/08:

Querido aluno,
Atividade e orientações inseridas nas turmas do Classroom.  
Código da turma: nkn2ugw

Contato via Classroom, via WhatsApp (+55 11 97280-3744) ou pelo e-mail no período da tarde: rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br

Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida 🧩

======================================================================

ELETIVAS CLUBE DAS BOAS NOTÍCIAS
PROF JULIANA 
3 a 7 de agosto

Use desenhos, imagens e comente:

Quais são suas perspectivas e sonhos? Que expectativas você tem sobre seu futuro?

Se você tivesse que elaborar um diário que te ajudaria no futuro, como ele seria?Faça um esboço!



Enviar para nerimunhoz@hotmail.com até 21 de agosto
___________________________________________________________________________________

Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida

SEI - Semana de 27/07 a 31/07:

Rever as atividades anteriores que estão com pendência no Classroom e entregar!

Código da turma: nkn2ugw

O que você aprendeu até aqui? O que mais gostou? O que mudaria?
Enviem para mim a resposta destas perguntas no meu e-mail rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br, ou no Classroom ou via WhatsApp (+55 11 9 7280-3744).

Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida
======================================================================

PROF JULIANA
CLUBE DAS BOAS NOTÍCIAS
27 DE JULHO A 31 DE AGOSTO

RETOMAR AS ATIVIDADES ANTERIORES E ENTREGAR!
O QUE APRENDEU NESSE SEMESTRE? O QUE MAIS GOSTOU? O QUE MUDARIA?

Enviar no email nerimunhoz@hotmail.com até 31 de julho.

__________________________________________________________________________________



Profº Rodrigo

Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida



Semana de 20/07 a 26/07



Queridos alunos,

Criei uma turma no Classroom para melhorar a nossa interação, considerando que o acesso via Centro de Mídias é com dados Patrocinados.

No Classroom, foi postado as atividades desde o inicio do mês de junho até 10/07 que a Professora havia passado, só que via novo formulário para que eu poça obter acesso a resposta de vocês. Portanto quem não respondeu, ainda da tempo!

Código da turma: nkn2ugw



Esta chegando o dia do provão da escola das demais matérias no dia 24/07 e os professores estão analisando tudo o que tiveram de devolutiva para o fechamento do bimestre. Em Eletiva iremos avaliar da mesma forma a participação de vocês. Então nesta semana:
- Verifiquem as atividades anteriores que não foram respondidas e respondem;
- Se preparem para o provão, observando o que cada professor pediu para estudarem;
- Nesta semana (20 a 26 de julho) temos o "Dia do Amigo". Atividade no Classroom. 
Dúvidas ou interesse em participar do grupo de whatsapp criado, mandem mensagem pelo app no +5511972803744, via mural coletivo ou individual do Classroom ou pelo e-mail rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br.

Boa semana!

Profº Rodrigo
Eletiva (6ºs e 7ºs) - Bem estar e qualidade de vida
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROF JULIANA
CLUBE DAS BOAS NOTÍCIAS
20 A 24 DE JULHO

Finalização do trabalho semestral:


- Escolher músicas e imagens que estejam relacionadas às boas notícias que já foram apresentadas;
-Terminar os vídeos acrescentando suas mensagens positivas!

Devem ser enviados por email : nerimunhoz@hotmail.com ou pelo grupo do whatszapp até dia 27 de julho

_________________________________________________________________________________PROF JULIANA 
CLUBE DAS BOAS NOTÍCIAS
13 DE JULHO A 17 DE JULHO

Continuação e preparação para apresentação dos vídeos das boas notícias nesse período de quarentena. Com imagens, fotos, mensagens.


Enviar para o email: nerimunhoz@hotmail.com ou pelo 992711019 até dia 20 de julho.


________________________________________________________________________


Profº Rodrigo

Eletiva - Bem estar e qualidade de vida



Semana de 13/07 a 17/07

Queridos alunos,

Criei uma turma no Classroom para melhorar a nossa interação, considerando que o acesso via Centro de Mídias é com dados Patrocinados.

No Classroom, foi postado as atividades desde o inicio do mês de junho até a semana passada (10/07) que a Professora havia passado, só que via novo formulário para que eu poça obter acesso a resposta de vocês.

Portanto esta semana, será para que quem não fez as atividades, possa acessar via Classroom e responder até sexta-feira (17/07).

Para entrar no Classroom, é necessário usar o e-mail institucional do aluno.

Código da turma: nkn2ugw



Dúvidas ou interesse em participar do grupo de whatsapp criado, mandem mensagem pelo app no +5511972803744, via mural coletivo ou individual do Classroom ou pelo e-mail rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br.




Profº Rodrigo

Eletiva - Bem estar e qualidade de vida
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Profº Rodrigo
Eletiva - Bem estar e qualidade de vida

Queridos alunos,
Eu sou o novo professor de vocês e abaixo vocês verão o link da atividade da semana e orientação.
 Dúvidas ou interesse em participar do grupo de whatsapp criado, mandem mensagem pelo app no +5511972803744 ou pelo e-mail rodrigobenazzi@prof.educacao.sp.gov.br.

Atividade da semana de 06/07 a 10/07):
 (Abrir com e-mail institucional do aluno)

 
Clique para visualizar: Atividade e Orientação

Profº Rodrigo
Eletiva - Bem estar e qualidade de vida
 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------


PROF JULIANA 
CLUBE DAS BOAS NOTÍCIAS
6 DE JULHO A 10 DE JULHO

Continuação e preparação para apresentação dos vídeos das boas notícias nesse período de quarentena.

Enviar para o email: nerimunhoz@hotmail.com ou pelo 992711019 até dia 10 de julho.

___________________________________________________________________________
PROF:_MARIA AP-(CIDINHA)-ELETIVA
ROTEIROS DE ESTUDOS EM CASA/QUARENTENA
2ºBIMESTRE
TURMAS-SÍMBOLOS DAS PROFISSÕES/ELETIVA-6ºE7ºANOS

DATA:- 13/07 A 17/07/2020

TEMA:- ELETIVA

**PESQUISAR-SOBRE JOIAS DE SÍMBOLOS DE PROFISSÕES

*CONSTRUÇÃO DAS JOIAS/SUCATAS

CENTRO MÍDIAS:- 19/07/2020

-DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

*PESQUISAR-SOBRE JOIAS DE PROFISSÕES DIFERENTES/ORGANIZAR AS IMAGENS NO CELULAR, FEITA A PESQUISA, IMAGINAR QUAL TIPO DE MATERIAL, SIMPLES PARA CRIAR A JOIA,

*CONSTRUÇÃO:- FEITA A PESQUISA DA ESCOLHA DA JOIA E O MATERIAL DE SUCATAS, COMECE A FAZER A CONSTRUÇÃO DA JOIA. AO FAZER A CONSTRUÇÃO DA JOIA, FAÇA O VÍDEO GRAVANDO A EXPLICAÇÃO DE COMO FEZ A JOIA, E TAMBÉM TIRAR FOTO DA JOIA FINALIZADA,

RECURSOS:
*CELULAR CADERNO DE DESENHO, CADERNO DE ESCRITA, INTERNET, PAG DO BLOG, CLASSROOM.

**ENTREGAR ATIVIDADE:- SIM

NESTA SEMANA DE -13/07 A 17/07/2020- AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ENTREGAREM PARA:-

E-MAIL: -manascimento@prof.educacao.sp.gov.br

*ENVIAR:- CLASSROOM
                           OU
*ENVIAR PARA: -ESCOLA -LAÉRCIO SURIM
 ________________________________________________________________________________________________________________________
PROF:_MARIA AP-(CIDINHA)-ELETIVA
ROTEIROS DE ESTUDOS EM CASA/QUARENTENA
2ºBIMESTRE
TURMAS-SÍMBOLOS DAS PROFISSÕES/ELETIVA-6ºE7ºANOS

DATA:- 06/07 A 10/07/2020

TEMA:- ÚLTIMA SEMANA- CONTINUAÇÃO-ELETIVA

*PESQUISAR: SIMBOLO DA MEDICINA E ENFERMAGEM

*DESENHAR:- MENSAGEM

**PESQUISAR-SOBRE JOIAS DE SIMBOLOS DE PROFISSÕES

*CENTRO MÍDIAS:- ___________________

***ÚLTIMA SEMANA=FINALIZAÇÃO- ATIVIDADE-PESQUISA E DESENHOS

-DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

* FAZER A PESQUISA:- DA IMAGEM DO SIMBOLO ENFERMAGEM E MEDICINA, E DESENHAR NO CADARNO DE DESENHO,

*DESENHAR:- SOBRE OS ENFERMEIROS, OU OS MEDICOS/E CRIAR UMA MENSAGEM,


*PESQUISAR-SOBRE JOIAS DE PROFISSÕES DIFERENTES/ORGANIZAR AS IMAGENS NO CELULAR, FEITA A PESQUISA, IMAGINAR QUAL TIPO DE MATERIAL, SIMPLES PARA CRIAR A JOIA,

* DESENHAR- NO CADERNO DE DESENHO, FAZENDO SEMPRE A MARGEM.

***PARA QUEM AINDA:- NÃO FEZ A PESQUISA E O DESENHO -, POR GENTILEZA TERMINAR ESSA SEMANA,

*****ESSA É A ÚLTIMA SEMANA PARA FINALIZAR AS ATIVIDADES- 1 E 2 E A PESQUISA, APROVEITE A CHANCE.

RECURSOS:
*CELULAR CADERNO DE DESENHO, CADERNO DE ESCRITA, INTERNET, PAG DO BLOG, CLASSROOM.

**ATIVIDADES:- DEIXAR REGISTRADO NO CADERNO E ATIVIDADE REGISTRADO NA APOSTILA.

**ENTREGAR ATIVIDADE:- NÃO
NESTA SEMANA DE -06/07 A 10/07/2020- APENAS REGISTRAR NO CADERNO E APOSTILA PARA CONTINUAÇÃO DO  DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO.
 ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------



4. Atividade 2º Bimestre Período da Tarde. Referente a semana 29-03/07.

ELETIVA: BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA.
PROFESSORA: VANESSA OLIVEIRA
WHATSAPP: 1199579-6196









&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


CLUBE DAS BOAS NOTÍCIAS
PROF JULIANA
SEMANA DE 29 DE JUNHO A 3 DE JULHO

Preparação de vídeos ou power point para o momento de culminância da disciplina sobre as boas notícias que encontramos nesse período de quarentena.
Escolham cinco notícias que chamaram a atenção, imagens, fotos, músicas que possam incorporar o trabalho.
Os trabalhos devem ser enviados pelo zap: 992711019 com nome, número e série até o dia 6 de julho.

________________________________________________________________________________



3. Atividade 2º Bimestre Período da Tarde. Referente a semana 22-26/06.

ELETIVA: BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA.
PROFESSORA: VANESSA OLIVEIRA
WHATSAPP: 1199579-6196







-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                           Olá turma!
Atividade Eletiva segundo bimestre.
Professora Eliane
Eletiva: Sustentabilidade.

Atividade: Semana de 22/06 a 26/06.
Responda:
O que é sustentabilidade?
Dê exemplos de pequenas atitudes do seu dia a dia em sua residência que podem se tornar hábitos sustentáveis.     
Data de entrega: 30/06, através do e-mail castroeliane651@gmail.com.  
______________________________________________________________&&_______________________________________&__________&________________Final.                                       

Atenção!

Galerinha da Eletiva Bem estar e Qualidade de vida.
Estou muito feliz que de ontem pra hoje a procura está sendo maior!
Estou aguardando os demais no nosso grupo do whatsapp.
1199579-6196
Prof. Vanessa Oliveira.


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

2.ATIVIDADE DO SEGUNDO BIMESTRE. Referente a Semana: 15/06 a 19/06   
ELETIVA : BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA.
PROFESSORA; VANESSA OLIVEIRA
Celular: 99579-6196 Whatsapp


Segue o link da Atividade:


======================================================================
SEGUNDO BIMESTRE


ELETIVA CLUBE DAS BOAS NOTÍCIAS
PROF JULIANA
SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO
Email: nerimunhoz@hotmail.com
Entregar até dia 29 de junho

1. Lembrando das últimas atividades: Cuidar da saúde emocional também é importante durante este período de isolamento social. Portanto, tome cuidado com a quantidade de notícias que você anda consumido. Muitas delas podem te deixar ainda mais ansioso(a). Então, que tal adicionar boas e esperançosas notícias no seu dia a dia? Vamos “Viralizar o bem”! Mensagens de boas notícias devem ser divulgadas!
  1. Como nos tornarmos melhores neste tempo de pandemia?
Essas perguntas deverão ser respondidas em formato de vídeo, música, power point, fotos.

Devem ser enviados por email : nerimunhoz@hotmail.com ou pelo grupo do whatszapp até dia 30 de junho.

_____________________________________________________________________________

ELETIVA CLUBE DAS BOAS NOTÍCIAS
PROF JULIANA
Semana dia 15 a 19 de junho
Email: nerimunhoz@hotmail.com
Entregar até dia 22 de junho

Busque responder, fazer entrevista com 5 pessoas sobre o tema “ A influência da mídia na sociedade atual” e realizar uma conclusão no final:

- Que meio de comunicação você utiliza para ficar informado? Em qual você confia mais?
- Qual a sua emissora de TV favorita?
- Quando um assunto te interessa você busca mais de um meio de comunicação para saber mais sobre o tema? Explique.
- Que notícias mais te impactaram?




ELETIVA BEM ESTAR E QUALIDADE DE VIDA.
Semana de 8 a 12 de junho

Meus amores vou passar a mesma atividade que  se encontra no Classro0m!





Assistirem o Vídeo: https://youtu.be/lXqemxb7NEA

10 passos para uma alimentação saudável.

Depois que assistirem responder a questão abaixo:

  1. Identificar os principais tipos de nutrientes presentes nos alimentos: Citar pelo menos cinco Alimentos.


Fiz  um grupo no WhatsApp,me chamem vou ajudar a todos terem acesso ao Classroom.
Prof. Vanessa Oliveira  cel. 99579-6196







SEGUNDO BIMESTRE

Clube das Boas notícias
Prof Juliana
Semana de 8 a 12 de junho



Escrever um pequeno texto e acrescentar imagens sobre “A solidariedade através da Internet.”
(Quais as formas de solidariedade que encontramos nestes tempos de pandemia pela Internet?)

Pode enviar por email: nerimunhoz@hotmail.com ou pelo Google classroom até dia 12 de junho!


++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

PRIMEIRO BIMESTRE

Boa tarde meus queridos Alunos!

Eletiva: Bem estar e Qualidade de vida.

Professora: Vanessa Oliveira
WhatsApp: 1199579-6196 

Nosso novo ponto de encontro vai ser no Google Classroom que está no App Centro de Mídias.

1. Passo

Encontrar o E-mail institucional via Google, assista o vídeo abaixo e veja como encontrar seu E-mail.
https://youtu.be/3YLv2Xwod44


2. Passo

Assim que abrir seu E-mail vai ver um convite para acessar a aula no Google Classroom, caso peça um código de acesso, digitar esse abaixo:


QUEM ESTIVER COM DIFICULDADES PODEM ME CHAMAR NO WHTSAPP TEREI PRAZER EM AJUDÁ-LOS.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prof Juliana
CLUBE DAS BOAS NOTÍCIAS
25 a 29 de maio


  1. Lembrar atividade anterior: Cuidar da saúde emocional também é importante durante este período de isolamento social. Portanto, tome cuidado com a quantidade de notícias que você anda consumido. Muitas delas podem te deixar ainda mais ansioso(a). Então, que tal adicionar boas e esperançosas notícias no seu dia a dia? Vamos “Viralizar o bem”! Escreva várias mensagens de esperança e otimismo e entregue ou envie a alguém. Comente e tire foto com uma frase inspiradora!
  2. Encontre dois exemplos de ONG´s ou grupos que vem fazendo a diferença neste tempo de pandemia: no que contribuiu e qual sua importância?
  3. Como nos tornarmos melhores neste tempo de pandemia?

Mande sua atividade por e-mail nerimunhoz@hotmail.com até dia 29 de maio! 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROF:_MARIA AP-(CIDINHA)-ARTE-
APENAS 3 ALUNAS FIZERAM AS ATIVIDADES,AINDA A TEMPO,QUEM NÂO FEZ.
OI,MEUS ANJOS-PROF-MARIA AP-(CIDINHA)-ARTE
ROTEIROS DE ESTUDOS EM CASA/QUARENTENA

TURMAS-SÍMBOLOS DAS PROFISSÕES/ELETIVA-6ºE7ºANOS

DATA:-26/05 A 29/05/2020

TEMA:- CONTINUAÇÃO/PROJETO/ELETIVA

*PESQUISA/ PROFISSÕES DOS PAIS

*CENTRO MIDIAS-ELETIVA/ASSISTIR

-DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

*CONVERSAR COM SEUS PAIS, OU ALGUÉM DA FAMÍLIA SOBRE A SUA PROFISSÃO, DEPOIS DE CONVERSAR COM SEUS PAIS, FAÇA UM RELATÓRIO DA CONVERSA;

*REALIZE A PESQUISA NO SITE DA INTERNET SOBRE O SÍMBOLO DA PROFISSÃO, DA CONVERSA REALIZADA COM OS PAIS OU ALGUÉM DA FAMÍLIA;

*FEITA A PESQUISA, DESENHAR NO CADERNO DE DESENHO OS SÍMBOLOS DAS PROFISSÕES DOS PAIS; OU DE ALGUÉM DA FAMÍLIA, QUE VOCÊ, CONVERSOU, E MARCAR O NOME DA PESSOA NO CADERNO;
.
***ASSISTIR AS AULAS - CENTRO MÍDIAS EDUCAÇÃO, FAZER UM RELATÓRIO DO QUE ENTENDEU E REGISTRAR AS ATIVIDADES NO CADERNO DE DESENHO.

RECURSOS:

*CENTRO MÍDIAS, CADERNO DE DESENHO, LÁPIS DE COR, RÉGUA, CELULAR, SITE NA INTERNET;

* DESENHAR NO CADERNO DE DESENHO, FAZENDO SEMPRE A MARGEM.


ENTREGAR:- 29/05/2020

PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL E REGISTRO.

ENVIAR PARA:-

*CEL: -WHATSAPP- (11)974420199


* -ESCOLA -LAÉRCIO SURIM

 _____________________________________________________
Prof Vanda 
ELETIVAS- HORTAS VERTICAIS SUSPENSAS 
6° ANO 
Dia 18 a 22 de maio 
Conteúdo: Fibras alimentares 


Fibras alimentares, o que são?
As fibras alimentares compreendem as partes comestíveis dos vegetais presentes nas frutas, legumes, verduras e hortaliças e do amido resistente encontrado em leguminosas e grãos (cereais integrais) que resistem ao processo de digestão, ou seja, elas passam quase intactas pelo sistema digestivo chegando ao intestino grosso inalteradas. Também não têm valor nutritivo, nem energético (não têm calorias). Então, para que servem?
Na verdade, elas são imprescindíveis à dieta. Pesquisas revelam que uma dieta rica em fibras pode melhorar a saúde em vários aspectos. Como não são digeridas, elas chegam ao intestino inalteradas e funcionam da seguinte forma:
1) Atuam como “vassouras”, que carregam os resíduos alimentares e a gordura na alimentação pelo intestino, baixando o nível de colesterol;
2) Promovem regulação do tempo de trânsito intestinal, atrasando o esvaziamento gástrico, tornando mais lento a digestão e absorção, proporcionando sensação de saciedade, ajudando na perda de peso;


ATIVIDADE: 

1- Faça uma lista com alimentos que contêm fibras



E-mail: vandasoares@prof.educacao.sp.gov.br



---------------------------------------------------------------------------------------------------------------


Eletiva: Clube das Boas Notícias
Prof Juliana
18 A 22 de maio


Cuidar da saúde emocional também é importante durante este período de isolamento social. Portanto, tome cuidado com a quantidade de notícias que você anda consumido. Muitas delas podem te deixar ainda mais ansioso(a). Então, que tal adicionar boas e esperançosas notícias no seu dia a dia?

Vamos  “Viralizar o bem”! Escreva várias mensagens de esperança e otimismo e entregue ou envie a alguém. Comente e tire foto dessa experiência!

Pode postar aqui no blog ou enviar email: nerimunhoz@hotmail.com até 22 de maio
__________________________________________________________________

ROTEIROS DE ESTUDOS EM CASA/QUARENTENA

TURMAS-SÍMBOLOS DAS PROFISSÕES/ELETIVA-6ºE7ºANOS

DATA:-18/05 A 22/05/2020

TEMA:- CONTINUAÇÃO/PROJETO/ELETIVA

*PESQUISA/ PROFISSÕES DOS PAIS

*CENTRO MIDIAS-ELETIVA/ASSISTIR

-DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

*CONVERSAR COM SEUS PAIS, OU ALGUÉM DA FAMÍLIA SOBRE A SUA PROFISSÃO, DEPOIS DE CONVERSAR COM SEUS PAIS, FAÇA UM RELATÓRIO DA CONVERSA;

*REALIZE A PESQUISA NO SITE DA INTERNET SOBRE O SÍMBOLO DA PROFISSÃO, DA CONVERSA REALIZADA COM OS PAIS OU ALGUÉM DA FAMÍLIA;

*FEITA A PESQUISA, DESENHAR NO CADERNO DE DESENHO OS SÍMBOLOS DAS PROFISSÕES DOS PAIS; OU DE ALGUÉM DA FAMÍLIA, QUE VOCÊ, CONVERSOU, E MARCAR O NOME DA PESSOA NO CADERNO;
.
***ASSISTIR AS AULAS - CENTRO MÍDIAS EDUCAÇÃO, FAZER UM RELATÓRIO DO QUE ENTENDEU E REGISTRAR AS ATIVIDADES NO CADERNO DE DESENHO.

RECURSOS:

*CENTRO MÍDIAS, CADERNO DE DESENHO, LÁPIS DE COR, RÉGUA, CELULAR, SITE NA INTERNET;

* DESENHAR NO CADERNO DE DESENHO, FAZENDO SEMPRE A MARGEM.


ENTREGAR:- 22/05/2020

PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL E REGISTRO.

ENVIAR PARA:-

*CEL: -WHATSAPP- (11)974420199


* -ESCOLA -LAÉRCIO SURIM

 ALUNOS(AS) DA ELETIVA,FIQUEM ATENTOS APENAS DUAS ALUNAS ENTREGARAM ATIVIDADES,FALTAM OS DEMAIS ALUNOS.
___________________________________________________________________________________________________________ 
SEMANA DE 18 À 22 DE MAIO
_________________________________________________________________________

Eletiva: Qualidade de Vida

Professora: Vanessa Oliveira 

Dúvidas chamar no Whatsapp 1199579-6196

Entregar fotos das Atividades prontas no E-mail:

  vanessaaoliveira@professor.educacao.sp.gov.br

Principais tópicos:

O que é Qualidade de Vida?
 Como alcançar o bem estar e a qualidade de vida?
Observando a imagem abaixo:
O que ela Representa pra você?



+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Disciplina: Eletiva 
tema: Qualidade de Vida
Série:7°A

Agora, podemos nos apresentar? Sou a Professora Vanessa Oliveira, Sugiro que, no texto de apresentação, tragam o seu nome,o que fazem nas horas vagas nessa Pandemia, já teve conhecimento pela Ferramenta Classroom que está no Centro de Mídias Acredito que tais respostas serão essenciais no desenrolar desta disciplina. 
Primeiro vamos conversar e espero um Retorno de todos,Atividades Avaliativas somente na próxima semana.
Contato WhatsApp : 1199579-6196
Email: vanessaaoliveira@professor.educacao.sp.gov.br
  Alunos, contem comigo sempre no que precisarem, ok? 
Um forte abraço!
_______________________________________________________________________________________
Eletivas- Clube das Boas Notícias
11 a 15 de maio
prof Juliana


Leiam as noticias e comentem aqui no blog sobre as atitudes das pessoas e como elas fazem a diferença neste momento:

https://www.msn.com/pt-br/noticias/boas-noticias/quando-a-fome-%c3%a9-muito-grande-mas-a-procura-para-ajudar-tamb%c3%a9m/ar-BB13y4Qc

Aguardo comentários aqui ou por e-mail: nerimunhoz@hotmail.com até dia 18 de maio.
________________________________________________________________________________

OI,MEUS ANJOS:-PROF_MARIA AP-(CIDINHA)-ARTE

ROTEIROS DE ESTUDOS EM CASA/QUARENTENA

TURMAS-ELETIVA-6ºE7ºANOS

DATA:-11/05 A15/05/2020

TEMA:- PROJETO/ELETIVA

*PESQUISA/ PROFISSÕES DOS PAIS

*CENTRO MÍDIAS-ELETIVA

-DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

*CONVERSAR:- COM SEUS PAIS, OU ALGUÉM DA FAMÍLIA SOBRE A SUA PROFISSÃO, DEPOIS DE CONVERSAR COM SEUS PAIS, FAÇA UM RELATÓRIO DA CONVERSA;

*REALIZE:- A PESQUISA NO SITE DA INTERNET SOBRE O SÍMBOLO DA PROFISSÃO, DA CONVERSA REALIZADA COM OS PAIS OU ALGUÉM DA FAMÍLIA;

*FEITA A PESQUISA, DESENHAR NO CADERNO DE DESENHO OS SÍMBOLOS DAS PROFISSÕES DOS PAIS; OU DE ALGUÉM DA FAMÍLIA, QUE VOCÊ, CONVERSOU, E MARCAR O NOME DA PESSOA NO CADERNO;
.
***ASSISTIR AS :-AULAS - CENTRO MÍDIAS EDUCAÇÃO, FAZER UM RELATÓRIO DO QUE ENTENDEU E REGISTRAR AS ATIVIDADES NO CADERNO DE DESENHO.

RECURSOS:

*CENTRO MÍDIAS, CADERNO DE DESENHO, LÁPIS DE COR, RÉGUA, CELULAR, SITE NA INTERNET;

* DESENHAR NO CADERNO DE DESENHO, FAZENDO SEMPRE A MARGEM.


ENTREGAR:- 19/05/2020

PARA AVALIAÇÃO BIMESTRAL E REGISTRO.

ENVIAR PARA:-

*CEL: -WHATSAPP- (11)974420199


* -ESCOLA -LAÉRCIO SURIM
____________________________________________________________________________________________________________ELETIVAS- 7 B

Prof Juliana- Clube das Boas Notícias

Ver na reportagem as 5 boas notícias e fazer uma charge em folha sulfite que as represente:




Enviar por email: nerimunhoz@hotmail.com até dia 12 de maio de 2020 ou entregar para prof Lucimara no dia 12 de maio.
______________________________________________________________________________


Disciplina: Eletiva       Professora: Alessandra
Roteiro de estudos  27/04/2020 a 30/04/2020.

Pauta: Tirinhas; Linguagem não verbal.

Organize os materiais necessários antes de começar: Caderno; caneta; celular; computador, jornais e revistas.


Observe e depois responda no caderno:


1-  O que o Snoopy queria no primeiro quadrinho?
2-  O que ele fez para conseguir o que queria?
3-  Ele alcançou seu objetivo? Explique:
4-  Que tipo de linguagem é empregado na tirinha?
(   )Verbal       (   )Não verbal         (   )Mista

Observe a tirinha e escreva em seu caderno o que conseguiu entender:








 Criar uma tirinha no caderno utilizando apenas a linguagem não verbal. Observação: Não copie, crie.

Bons estudos!

Avaliação: Registro no caderno. Anotar a pauta(conteúdo) e manter as sequências de atividades sempre em ordem.
Entrega: Para quando retornarmos.
========================================================================

Disciplina: Eletiva       Professora: Alessandra
Roteiro de estudos  04/05/2020 a 08/05/2020.

Pauta: Imagens e Fotografias; Releitura corporal;

Organize os materiais necessários antes de começar: Caderno; caneta; folha almaço ou do caderno, máquina fotográfica ou celular; computador, livro didático, apostilas e jornais.






































  • Anotar a pauta e a data no caderno;





  • Pesquisar no livro didático, internet, apostilas ou em outros meios:


     Uma obra de arte ou cena de um filme para que possa fazer a releitura corporal fotográfica da imagem escolhida. Atentar-se aos detalhes da obra - cenário, gestos, expressões faciais...

    • Responder em folha separada (com nome, número da chamada, data e série) as perguntas abaixo:
          1-      Qual a fonte pesquisada?
    2-      Por que você escolheu essa obra de arte/cena de filme?
    3-      Qual o nome da obra de arte escolhida?
    4-      Qual o nome do autor da obra?
    5-      Se a escolha foi a cena de filme, qual o nome dele?
    6-      Você gostou da atividade proposta?
    7-      Escreva o que sentiu durante a realização da tarefa solicitada.

    • Tirar uma fotografia registrando a sua releitura.

    ·         Observe os exemplos abaixo, lembrando que não aceitarei as mesmas obras que constam aqui.




    AvaliaçãoFotografias (preocupação nos detalhes exigidos) e registros em folha separada.
                     
                      Alguns mecanismos de entrega para o dia 08/05/2020:

                         WHATSAPP - (11)947808682;
                        E-MAIL - alessandraadriana@prof.educacao.sp.gov.br;
                       ENTREGA PROGRAMADA COM A PROFESSORA NA ESCOLA LAÉRCIO SURIM.
    ========================================================================
    EETIVAS- HORTAS VERTICAIS SUSPENSAS
    Prof: Vanda
    "A Importância da verdura e do legume na alimentação"
    Semana dia 06.05 a 09.05
    6° ano C
    Texto Teórico:
    Verduras e legumes são plantas alimentícias que pertencem ao grupo dos vegetais, e que podem ser ingeridas como complemento para garantir uma alimentação saudável e equilibrada.
    A principal diferença entre as verduras e os legumes está na identificação da parte comestível da planta. Por exemplo, nas verduras a parte comestível se restringe as folhas, flores e hastes. Por outro lado, nos legumes a parte comestível são os frutos, raízes e sementes.

    O que são as verduras?

    Alface
    Adicionar legenda
    As verduras são tipos de plantas em forma de folhas e flores que são comestíveis. Normalmente, as partes comestíveis das verduras são as flores, botões, folhas ou hastes. Elas também costumam ser chamadas de hortaliças, pois normalmente são plantas cultivadas em hortas.
    A verduras são reconhecidas por terem um baixo teor de carboidratos e de calorias. E, por possuírem pouca durabilidade, é importante verificar a sua qualidade e cortá-las apenas na hora do consumo.
    Também é aconselhável o consumo de verduras em estado cru para que elas não percam muitas das suas propriedades.
    Atividade: Faça no caderno uma tabela e indique quais verduras costuma comer e quantas vezes por dia, semana. 

    O que são os legumes?

    Os legumes se caracterizam por serem vegetais que podem ter seus frutos desenvolvidos tanto na parte exterior da terra como abaixo da terra.
    Eles são compostos pelas raízes, tubérculos, frutos e caules, que possuem um tempo maior de duração para o consumo.
    As partes comestíveis dos legumes são os frutos, as sementes ou as raízes, sendo que podem ser consumidas de diversas formas: cruas, cozidas, fritas, no vapor, entre outras maneiras.
    Além disso, os legumes possuem categorias que, dependendo da sua classificação, podem chegar até 20% de carboidratos. As categorias são:
    • Frutos: são vegetais, em sua maioria salgados, que contém sementes.
    • Raízes: vegetais onde a parte comestível cresce debaixo da terra.
    • Tubérculos: é uma espécie de raiz que armazena uma determinada quantidade de nutrientes energéticos.
    • Leguminosas: espécie de grãos que se encontram dentro de vagens.
    • Cereais: são compostos por sementes ou grãos.
    • Oleaginosas: sementes com alto teor calórico. 

    Atividade: Copie no caderno o texto Teórico e crie uma tabela com 10 tipos de verduras e 10 tipos de legumes. Na tabela deve ter as informações nutricionais das verduras e dos legumes.
    Exemplo:
    Espécie: alface
    Valor nutricional: mantém a saúde dos ossos
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------Prof. Vanda
    ELETIVAS- HORTAS VERTICAIS SUSPENSAS 
    AGROTÓXICO 
    Agrotóxicos são produtos químicos utilizados em lavouras para garantir a produtividade, evitando doenças e possíveis pragas. São também conhecidos como defensivos agrícolas. Agrotóxicos são produtos químicos utilizados no setor de produção agrícola, garantindo a produtividade das lavouras, pois seu uso preserva as espécies cultivadas. São também conhecidos como pesticidas ou defensivos agrícolas. No entanto, seu uso é comumente associado, por diversos órgãos, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a impactos ambientais negativos, bem como a riscos à saúde.
    Tipos de agrotóxicos: 
    Agrotóxicos: o que são, tipos, vantagens e desvantagens - Escola Kids 

    Já em relação aos danos à saúde humana, os agrotóxicos são classificados segundo a sua toxicidade. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) classifica-os em quatro classes, diferenciadas por cores e pela dose de letalidade de cada um. No Brasil, os agrotóxicos apresentam em seus rótulos a classificação toxicológica, que aponta o potencial de risco à saúde. Confira:
    Tudo sobre os agrotóxicos - Toda Matéria Atividade: 1-) A respeito da classificação toxicológica dos agrotóxicos, segundo a Anvisa, correlacione as cores segundo o potencial de risco: 
    1. Amarelo 
    2. Azul 
    3. Vermelho 
    4. Verde 

    ( ) Extremamente tóxico 
    ( ) Altamente tóxico 
    ( ) Medianamente tóxico
    ( ) Pouco tóxico Assinale a ordem correta:


    2-) Quais as vantagens e desvantagens do uso e consumo de agrotóxicos? 


    ENTREGAR ATÉ 15.06
    email: vandasoares@prof.educacao.sp.gov.br
    ________________________________________________________________________
    Prof.ª Jacqueline

    ELETIVA – MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPA)
    Caros alunos do 7° Ano, segue link das Atividades da minha matéria de Eletiva “Matemática e Brincadeiras (Pipa).
    https://drive.google.com/drive/folders/1Lrm9rVYzRsW7dqEg-78IpR40wZ-NAPeu
    As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.

    ========================================================================
    Prof.ª Jacqueline

    ELETIVA – MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPA) - SEMANA 11/05 À 15/05
    Caros alunos do 7° Ano, segue link das Atividades da minha matéria de Eletiva “Matemática e Brincadeiras (Pipa).
    As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive na respectiva semana.

    ========================================================================

    Disciplina: Eletiva       Professora: Alessandra
    Roteiro de estudos  11/05/2020 a 15/05/2020.

    ·         Pauta: Aprendizagem criativa (Imaginar, criar e compartilhar); Agência de jornalismo – ferramentas de um jornalista: curiosidade, observação e investigação.

    Organize os materiais necessários antes de começar: Caderno ou bloquinho de anotações; caneta; lápis (somente para rascunhar); cola; tesoura; canetinhas; lápis de cor; folha sulfite (branca e colorida), revistas velhas; máquina fotográfica ou celular; computador.

    • Seguindo a aula do app (08/05/20 às 9h – https://youtu.be/ST-I3yMLOi0) – Bora criar.
    • Observe as pessoas e olhe tudo à sua volta;
    • Escolha algo do dia a dia, relevante, que chame mais sua atenção e você queira transformar em conteúdo jornalístico; 
    • Escolha o formato de um Zine - uma revista caseira com desenhos, colagens e impressões e outros.
    • Anotar as ideias no caderno ou bloco de notas – exemplo: união, aprendizagem, observar...
    • Pegue a folha sulfite e dobre seguindo a sequência abaixo.


















    • Assista o vídeo da aula para obter mais informações e detalhes de como criar seu Zine.
    • Fazer as ilustrações conforme as ideias anotadas anteriormente. Seja criativo!
    • Assistir as aulas no app – CMSP e fazer as anotações sobre os assuntos compartilhados. Registrar as atividades propostas durante a transmissão. **Sexta-feira 9h**          

    Bom estudo!

    AvaliaçãoLivrinho pronto (entregar na escola);
     Encaminhar o vídeo mostrando o livro finalizado por e-mail ou WhatsApp.

    Alguns mecanismos de entrega para o dia 15/05/2020:
    WhatsApp: 947808682
    Escola Laércio Surim - Pessoalmente – (ligar antes, de preferência);
    Correio (aos meus cuidados) – endereço da escola.

    ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

    PROF VANDA 
    1° ANO B 
    FOLHAS MODIFICADAS 


    CONTEÚDO:


    PLANTAS CARNÍVORAS 

    DESENVOLVIMENTO:



    Conteúdo teórico: 

    As plantas carnívoras vivem em locais onde o solo apresenta poucos nutrientes, principalmente fosfato e nitratos. Em virtude dessa deficiência, as plantas que ali vivem apresentam importantes mecanismos que auxiliam na complementação nutricional. As plantas carnívoras, portanto, “capturam” pequenos seres vivos para complementar os nutrientes de que elas necessitam.

    Quando falamos que as plantas carnívoras capturam seres vivos, é fundamental destacar que elas não fazem uma captura ativa. Na realidade, elas possuem mecanismos que prendem o organismo, como se preparassem verdadeiras armadilhas. Essas plantas atraem, prendem e digerem suas presas para retirar delas os nutrientes.

    Entre os diversos mecanismos existentes, podemos citar as adaptações presentes nas plantas do gênero Nepenthes, que possuem grandes urnas com uma pequena “tampa” que impede que a estrutura se encha de água. No interior dessa urna, há uma grande quantidade de líquido digestivo, que ajuda a digerir a presa.A Drosera apresenta várias gotículas de mucilagem (substância pegajosa) em suas folhas para prender a presa na sua estrutura. A Dionaea, por sua vez, apresenta folhas modificadas que possuem pequenos gatilhos em seu interior. Esses gatilhos, quando acionados, promovem o fechamento da folha, prendendo a presa. As folhas modificadas da Dionaea apresentam margens denteadas que tornam essa estrutura semelhante a uma pequena boca. 



    Atividade: 

    1- As plantas carnívoras, também chamadas de plantas insectívoras, caracterizam-se por sua capacidade de capturar seres vivos. Por causa dessa propriedade, podemos dizer que essas plantas são:

    a) heterotróficas, pois se alimentam exclusivamente de outros seres vivos.

    b) heterotróficas, pois são incapazes de produzir seu próprio alimento.

    c) autotróficas, pois essas plantas não utilizam nenhum nutriente dos seres capturados.

    d) autotróficas, pois realizam fotossíntese e os seres capturados complementam os nutrientes.

    e) autotróficas, pois não produzem seu próprio alimento.

    2-As plantas carnívoras provocam o imaginário popular por causa de sua capacidade de capturar insetos e outros organismos. Para que os nutrientes sejam retirados desses seres, a planta carnívora conta com estruturas produtoras de enzimas conhecidas como:

    a) tricomas tectores.

    b) hidatódios.

    c) glândulas de sal.

    d) nectários.

    e) glândulas digestivas.


    3- Onde são encontradas as plantas carnívoras? 

    Orientação: 

    O material teórico deverá ser copiado no caderno e as atividades respondidas no mesmo. As respostas podem ser enviadas por email para a prof vandasoares@prof.educacao.gov.sp.br



    Att: Prof Vanda 

    ========================================================================

    Disciplina: Eletivas       Professora: Alessandra
    Roteiro de estudos  18/05/2020 a 22/05/2020.

    ·         Pauta: Aprendizagem criativa; Agência de jornalismo – ferramentas de um jornalista: curiosidade, observação e investigação.

    ObjetivoImaginar, criar e compartilhar.

    Organize os materiais necessários antes de começar: Caderno ou bloquinho de anotações; caneta; lápis (somente para rascunhar); cola; tesoura; canetinhas; lápis de cor; folha sulfite (branca e colorida), revistas velhas; máquina fotográfica ou celular; computador.

    • Assista novamente a aula de eletivas https://youtu.be/ST-I3yMLOi0 – Bora criar.
    • Uma nova chance para que possa criar o seu Zine;
    • Obtenha as informações e detalhes de como proceder;
    • Pode assistir ao vídeo “Como fazer um Zine? - Natxhypy” https://youtu.be/uICW1MXNR1E;
    • Fazer as ilustrações conforme as ideias anotadas anteriormente. Seja criativo!
    • Assistir as aulas no app – CMSP e fazer as anotações sobre os assuntos compartilhados. Registrar as atividades propostas durante a transmissão.

    AvaliaçãoLivrinho pronto (entregar na escola);
     Encaminhar o vídeo mostrando o livro finalizado por e-mail ou WhatsApp.

    Alguns mecanismos de entrega para o dia 22/05/2020:
    WhatsApp: 947808682
    Escola Laércio Surim - Pessoalmente – (ligar antes, de preferência);
    Correio (aos meus cuidados) – endereço da escola.




    Prof.ª Jacqueline


    ELETIVA – MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPA) - SEMANA 26/05 À 29/05
    Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria de Eletiva “Matemática e Brincadeiras (Pipa).

    As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive na respectiva semana.
    ========================================================================

    Disciplina: ELETIVAS        Professora: Alessandra

    Semana: 27/05/2020 a 29/05/2020.

    Queridos alunos, aproveitem essa semana para verificar as atividades que ainda não conseguiram fazer ou entregar. 

    Encaminhar via e-mail: alessandraadriana@prof.educacao.sp.gov.br 
    Por favor, identifique sobre qual semana é cada atividade.
                                                                  
    Comecem a acessar o Google Classroom (código da sala fkatepuno próprio aplicativo do CMSP.
    Para o primeiro acesso, entre com o RA e data de nascimento no site da SED, copie seu e-mail institucional (via google).

    Abra o aplicativo do CMSP, clique no classroom e cole o e-mail copiado.
    ================================================
    Segundo Bimestre

    Disciplina: Eletivas         Professora: Alessandra


    Semana: 08/06/2020 a 12/06/2020.



    Pauta:  Colaboração para o meu objetivo 

    Objetivos: Pensar; Observar; Investigar.


    Organize os materiais necessários antes de começar: 



    • Pense no seu projeto de vida;
    • O que você está fazendo ou já fez para conseguir realizar seu objetivo?;
    • Escreva em seu caderno.
    •      Pode fazer a resposta com desenho ou colagens, se preferir.
    • AVALIAÇÃO: Registros no caderno;
    • ENTREGA – quando a professora solicitar. 
    • Observação: **Atividades no classroom**
    ================================================
    Segundo Bimestre

    Disciplina: Eletivas         Professora: Alessandra

    Semana: 15/06/2020 a 19/06/2020.

    Pauta:  Fotografia; Expressão.

    Objetivos
    Observar; Fotografar expressões fisionômicas. 


    Organize os materiais necessários antes de começar: 
    Caderno; caneta; lápis; celular; computador e Classroom.

      • Anote em seu caderno a pauta da semana;
      • Pense em tudo o que está acontecendo, a situação do distanciamento social;
      • Logo após, tire uma selfie retratando sua expressão nesse momento;
      • Encaminhe para a professora no Classroom, escreva uma legenda que defina o que estava ou está sentindo.
      • Acompanhe a aula do APP CMSP, dia 19/06/2020 às 9h, para a próxima atividade. 



      • AVALIAÇÃO: Registros no caderno;
      • ENTREGA – No Classroom até 19/06/2020.Pode chamar no whatsApp 947808682, para tirar dúvidas.  
      ===============================================================

      2º BIMESTRE

      Prof.ª Jacqueline



      ELETIVA – MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPA) - SEMANA 15/06 À 19/06
      Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria de Eletiva “Matemática e Brincadeiras (Pipa).


      As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive na respectiva semana.

      -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
      Prof Vanda 
      Eletivas- Projeto Hortas Verticais Suspensas 

      2° Bimestre 
      Adubação



      O que é adubação? 
      Chamamos de adubação o processo de cultivo para diferentes tipos de plantas, seja a produção de alimentos ou fins de plantio. Essa etapa tem o objetivo de aumentar a quantidade de determinados nutrientes no solo para que a planta cresça. 
      O processo de adubação, serve para suprir certas substâncias que possam estar em falta no solo, corrigindo a deficiência dos nutrientes necessários para o crescimento da espécie.
      Muitas causas podem contribuir para o esgotamento da terra, como o desgaste natural, o excesso de chuvas e de regas e a erosão. Para amenizar esses impactos, é importante adubar o solo com regularidade. É possível realizar o processo de diferentes formas.



      Como realizar a adubação? 
      O adubo pode ser aplicado diretamente no solo, o que gera uma absorção mais lenta. Mas também pode ser misturado à água da rega ou pulverizado sobre as folhas, ocasionando uma rápida absorção. O tipo de fertilização depende do caso e da espécie.
      Os adubos granulados, juntamente com areia e compostos orgânicos, são indicados para a maioria das plantas. Já as folhagens ornamentais, como a comigo-ninguém-pode, a agave, a samambaia, a babosa e a aglaonema, precisam de formulação NPK 10-10-10.
      → NPK é a sigla dos substratos essenciais para o desenvolvimento das plantas, encontrada na embalagem de adubos químicos. 
      Tipos de adubos: 
      Adubo Orgânico: são adubos obtidos por meio de matéria de origem vegetal ou animal, como esterco, farinhas, bagaços, cascas e restos de vegetais, decompostos ou ainda em estágio de decomposição. Esses materiais sofrem decomposição e podem ser produzidos pelo homem por meio da compostagem.
      Adubo Inorgânico: são adubos obtidos a partir de extração mineral ou refino do petróleo.
      Atividade: 
      1-) Procure em sua casa materiais que poderia ser utilizado como matéria prima para adubação orgânica, e liste no caderno. ex.: casca de ovo… 
      Entregar até o dia 19.06
      Email: vandasoares@prof.educacao.sp.gov.br
      ===============================================================


      Disciplina: Eletivas         Professora: Alessandra


      Semana: 22/06/2020 a 26/06/2020.



      Pauta: Agência de jornalismo – ferramentas de um jornalista: curiosidade, observação e investigação; Notícias do futuro.

      Objetivos
      ·         Criar; Pensar no futuro. 



      Organize os materiais necessários antes de começar: 
      Caderno; caneta; lápis; cola; tesoura; canetinhas; lápis de cor; revistas jornais; celular; computador.


      Instruções:
      • Escreva a data e a pauta em seu caderno;
      • Assistir a aula do dia 19/06/2020 - https://youtu.be/0HF1EXd5Qes; 19/06 - 6º ano EF – Eletivas -Bora criar.
      • Separe os matérias que serão necessários para criação do seu projeto;
      •  Pense na seguinte pergunta: Que notícias você gostaria que fossem realidade no futuro?
      •  Escreva, em seu caderno, algumas manchetes que gostaria de ler daqui dez anos nos meios de comunicação;
      •  Crie uma capa de revista com as manchetes anotadas; 
      • Recorte algumas imagens, letras ou palavras de revistas, jornais...;
      • Utilize esses recortes para montar suas manchetes na capa.



        AVALIAÇÃO: Registros no caderno;

        ENTREGA – No Classroom até 19/06/2020.Pode chamar no whatsApp 947808682, para tirar dúvidas.  
        ================================================================



        Prof.ª Jacqueline



        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – SEMANA 22/06 A 29/06



        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.



        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ________________________________________________________________________



        ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

        Prof. Vanda 
        Ciências 
        ELETIVAS- Hortas Verticais Suspensas 
        Entregar até o dia 26.06
        Não esqueçam de colocar o nome, numero e escola. 


        Adubação Verde (copiar no caderno)

        A adubação verde, como o próprio nome já diz, é a arte de enriquecer (adubar) o solo com algumas plantas que lhe geram benefícios, como: formar e aumentar a quantidade de matéria orgânica e microorganismos do solo; deixar a terra mais úmida e mais fresca; melhorar a infiltração da água; deixar a terra mais porosa para circular mais oxigênio; descompactar (romper e afofar) camadas do solo, quando o mesmo se encontra impenetrável para as raízes das plantas. O uso da água pelos vegetais é muito elevado. A água é disponibilizada através de um ramificado sistema de raízes. Em seguida, ela transporta e dissolve os nutrientes no interior das plantas. A matéria orgânica direta ou indiretamente pode aumentar a capacidade de armazenamento de água no solo. O húmus, por sua quantidade de matéria orgânica, ajuda o solo na retenção de água, bem como aumenta a capacidade de infiltração, melhorando as condições físicas como a granulometria, evitando que apareçam crostas impermeáveis no solo.Com o aumento da capacidade de infiltração de água no solo, pode-se evitar perdas por erosão e por evaporação. Solos argilosos, por exemplo, retêm mais água em sua composição e as raízes das plantas vão mais profundamente a essas camadas mais úmidas do solo formando um vegetal mais vigoroso e melhorando as colheitas.

        Atividade: 
        1-) Pesquise e elabore um texto, citando a importância do nitrogênio no plantio.
        (mínimo 15 linhas) .

        vandasoares@prof.educacao.sp.gov.br
        ====================================================================

        Disciplina: ELETIVAS            Professora: Alessandra

        O conhecimento através da comunicação não verbal

        Roteiro de estudos:     29/06/2020 a 03/07/2020.


        Pauta: Agência de jornalismo – ferramentas de um jornalista: curiosidade, observação e investigação; Notícias do futuro.

        Organize os materiais necessários antes de começar: Google; folha sulfite; Word; caderno; caneta; lápis; cola; tesoura; canetinhas; lápis de cor; revistas jornais; celular; computador.

        Objetivos: Fazer a divulgação das atividades e engajamento dos alunos; Compartilhar.

        Instruções:

        •    Escreva a data e a pauta em seu caderno;

        ·         Separe os matérias que serão necessários para criação do seu projeto;

        ·         Vamos participar!

        ·         Aproveite esse momento e divulgue o Classroom aos seus colegas.

        ·          Escreva mensagens, imagens e peça para que eles participem das atividades solicitadas nas plataformas.

        ·         *Pode ser postada no status do facebook, whatsApp, Instagran e outros.

        ·         *Pode ser feito na folha sulfite ou no caderno, nesse caso, tire foto e encaminhe para a professora.


         


        AVALIAÇÃO: A participação do colega, indicando quem o ajudou a começar a utilização das ferramentas.

        ENTREGA: No Classroom. Pode chamar no whatsApp 947808682, para tirar dúvidas.
        =======================================================================
        --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


        Prof. Vanda 
        Ciências 
        ELETIVAS- Hortas Verticais Suspensas 
        Entregar até o dia 03.07
        Não esqueçam de colocar o nome, numero e escola. 

        Tipos de Solo 


        ( copiar no caderno ) 
        O solo é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica oriunda da decomposição de animais e plantas.
        Esse elemento natural é de fundamental importância para a vida de várias espécies. O solo serve de fonte de nutrientes para as plantas, e a sua composição interfere diretamente na produção agrícola.

        Entre os fatores que contribuem para a caracterização do solo estão o clima, a incidência solar, a rocha que originou o solo, matéria orgânica, cobertura vegetal, etc. O solo pode ser classificado em arenoso, argiloso, humoso e calcário.

        Solo arenoso: possui grande quantidade de areia. Esse tipo de solo é muito permeável, pois a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia. Normalmente ele é pobre em nutrientes.


        Solo argiloso: é formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável e apresentando grande quantidade de nutrientes, característica essencial para a prática da atividade agrícola.


        Solo humoso: chamado em alguns lugares de terra preta, esse tipo de solo é bastante fértil, pois contém grande concentração de material orgânico em decomposição. O solo humoso é muito adequado para a realização da atividade agrícola.


        Solo calcário: com pouco nutriente e grande quantidade de partículas rochosas em sua composição, o solo calcário é inadequado para o cultivo de plantas. Ele é típico de regiões desérticas.



        Atividade: 

        1-) Pesquise e anote no caderno quais plantas crescem em cada tipo de solo. Cite no mínimo 3 plantas. 

        vandasoares@prof.educacao.sp.gov.br
        _________________________________________________________________________

        Prof.ª Jacqueline



        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – SEMANA 29/06 A 03/07

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.


        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ________________________________________________________________________

        Disciplina: ELETIVAS            Professora: Alessandra
        O conhecimento através da comunicação não verbal
        Roteiro de estudos:     06/07/2020 a 10/07/2020.
        Pauta Agência de jornalismo – ferramentas de um jornalista: curiosidade, observação e investigação.
        Organize os materiais necessários antes de começar: Google; folha sulfite; Word; caderno; caneta; lápis; cola; tesoura; canetinhas; lápis de cor; revistas jornais; celular; computador.
        ObjetivosFazer a divulgação das atividades e engajamento dos alunos; Compartilhar.
        Instruções:
        •    Escreva a data e a pauta em seu caderno;

        ·         Separe os matérias que serão necessários para criação do seu projeto;

        ·         Vamos participar!

        ·         Aproveite esse momento e divulgue o Classroom aos seus colegas.

        ·          Escreva mensagens, imagens e peça para que eles participem das atividades solicitadas nas plataformas.

        ·         *Pode ser postada no status do facebook, whatsApp, Instagran e outros.

        ·         *Pode ser feito na folha sulfite ou no caderno, nesse caso, tire foto e encaminhe para a professora.

         
        AVALIAÇÃO: A participação do colega, indicando quem o ajudou a começar a utilização das ferramentas.

        ENTREGA: No Classroom. Pode chamar no whatsApp 947808682, para tirar dúvidas.
        ====================================================================

        ====================================================================

        Prof. Vanda 
        Eletivas- Hortas Verticais Suspensas
        06.07.2020 
        6° ANO C 

        Não esqueçam de colocar nome, numero, série e escola!!!

        Plantas Medicinais (copiar no caderno) 


        As plantas medicinais são usadas há muito tempo por nossos antepassados e são conhecidas por terem um papel importante na cura e tratamento de algumas doenças. Em algumas comunidades, essas plantas simbolizam a única forma de tratamento de determinadas patologias. Estima-se que aproximadamente 80% da população do planeta já tenha feito uso de algum vegetal para aliviar sintomas de alguma doença.


        Dentre as principais substâncias encontradas com ação farmacológica em plantas, podemos destacar os alcaloides, mucilagens, flavonoides, taninos e óleos essenciais. Os alcaloides atuam no sistema nervoso central e podem funcionar como calmantes, anestésicos e analgésicos. As mucilagens possuem poder cicatrizante, laxativo, expectorante, entre outras funções. Já os flavonoides estão relacionados com a função de anti-inflamatório, anti-hepatotóxico, entre outras. Os taninos destacam-se pela sua ação adstringente e antimicrobiana. Os óleos essenciais, por sua vez, têm poder bactericida, cicatrizante, analgésico, relaxante, entre outros.

        As Plantas Medicinais mais utilizados no Brasil são:

        • Babosa 
        • Camomila 
        • Guaco 
        • Quebra-pedra 
        • Boldo 
        • Gengibre 
        • Hortelã 
        • Erva-Doce 
        • Canela 

        Atividade: 

        Escolhe umas das plantas citadas acima e responda às seguintes perguntas de acordo com a plantas que você escolheu: 

        1-) Qual planta você escolheu? 

        2-) Para que fim medicinal ela pode ser utilizada? 

        3-) Onde encontramos essa planta?

        4-) Essa planta, pode ser cultivada em casa? 

        5-) Quais suas características?


        Email:vandasoares@edicacao.sp.gov.br 
        _____________________________________________________________________________


        Prof.ª Jacqueline





        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – SEMANA 06/07 A 10/07



        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.






        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.

        ______________________________________________________________________________



        Disciplina: ELETIVAS            Professora: Alessandra
        O conhecimento através da comunicação não verbal
        Roteiro de estudos:     13/07/2020 a 17/07/2020.

        Pauta: Revisão; Colocar as atividades em ordem.

        Organize os materiais necessários antes de começar: Caderno do Aluno; Centro de Mídia; Classroom; caderno; caneta; lápis; celular; computador.

        Objetivos: Anotar; Engajar; Organizar.

         Instruções:
        • Escreva a data e a pauta em seu caderno;
        • Organize suas atividades;
        • Todas as disciplinas - Veja se anexou as imagens solicitadas, se respondeu os questionários (formulários Google) e se clicou em “concluir”, nas atividades finalizadas no Classroom;
        •   Caso ainda não tenha acesso ao Classroom, solicite ajuda;

        Avaliação Anotações no caderno e atividades do Classroom.

        Entrega: No classroom, somente se não fez as atividades anteriores.

        =====================================================================
        =====================================================================

        Prof Vanda 
        Eletivas
        6° ANO C 


        Não esqueça de colocar seu nome, número, série e escola. 

        Revisão da matéria

        Revisem os conteúdos dados no 2° bimestre até agora se necessário para um resumo no caderno para estudar e entender melhor a matéria. Aproveite para tirar dúvidas. 
        Conteúdos que deve ser revisados: 
        • Adubação 
        • Adubação Verde 
        • Tipos de Solo 
        • Solo Arenoso 

        Não terá atividade para entregar essa semana, apenas estudem e tirem suas dúvidas. O resumo não é obrigatório.

        ----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


        Prof.ª Jacqueline

        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – SEMANA 13/07 A 17/07. Retomada da atividade da semana anterior.


        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.



        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ====================================================================

        Prof.ª Jacqueline

        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – SEMANA 20/07 A 24/07. 


        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.




        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        =================================================================

        Disciplina: ELETIVAS            Professora: Alessandra
        O conhecimento através da comunicação não verbal
        Roteiro de estudos:     20/07/2020 a 24/07/2020.


        Pauta: Dicas para montar o móbile; Separação de materiais.
        Organize os materiais necessários antes de começar: Centro de Mídias; Classroom; caderno; caneta; lápis; tesoura; cola; cabide; celular; computador.

        Objetivos: Anotar; Organizar os materiais; Pensar em como montará seu móbile; Criar.

        Instruções:

        ·         Escrever a pauta e a data em seu caderno;

        ·         Assista as aulas do Centro de Mídias: - ELETIVAS: *cada quinze dias* sexta-feira (9h);

        ·         Anote em seu caderno tudo o que entendeu e as dúvidas;

        ·         Assista novamente a aula do Centro de Mídias: 17/07 - 6º ano EF - Eletivas - Bora criar!


        • Preste atenção nas dicas, comece a separar e reservar os materiais para que possa fazer a finalização do seu projeto.

        • Aguarde as próximas instruções.


        Avaliação: Anotações no caderno e atividades do Classroom.
        Entrega: Não precisa entregar.
         ==================================================================

        ====================================================================

        Prof Vanda 
        Eletivas
        6° ANO C 

        Atividade Avaliativa 

        Esta atividade avaliativa vale nota para o 2° Bimestre. Para os alunos que não realizaram nenhuma atividade até agora, a Atividade Avaliativa servirá como uma Recuperação! 
        Façam com atenção. Todas as questão estão relacionadas as atividades realizadas até agora. 

        Boa Sorte!

        Segue link https://forms.gle/Sj11ePdDU1G49wty6
        =====================================================================
          Disciplina: ELETIVAS            Professora: Alessandra
        O conhecimento através da comunicação não verbal
        Roteiro de estudos:     27/07/2020 a 31/07/2020.

            Pauta: Móbile criativo.

          Organize os materiais necessários antes de começar: Centro de Mídias; Classroom; caderno; caneta; lápis; tesoura; fita adesiva; cola; cabide; celular; computador. 

        ObjetivosAnotar; Organizar os materiais; Pensar em como montará seu móbile; criar.

        Instruções: 


        •           Escrever a pauta e a data em seu caderno;
        • Assista a aula do Centro de Mídias: - ELETIVAS: 31/07/20 sexta-feira (9h);
        • Após separar alguns materiais para montagem do seu projeto, comece seu móbile;
        • Utilize tudo o que achar interessante, como fotos, bilhetes, cartas, desenhos, imagens e muito mais;
        • Lembre-se que no final do projeto, seu trabalho será exposto, por isso coloque somente o que pode ser lido e observado por outras pessoas;
        • Tire foto do que já conseguiu fazer e mande no classroom.

        Avaliação   Anotações no caderno e foto do esboço (móbile).

        Entrega: No classroom ou na escola.

        ====================================================================

        Prof.ª Jacqueline


        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – Semana para realização das atividades atrasadas do 2º Bimestre.



        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.




        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.

        =================================================================
        3º Bimestre
        Prof.ª Jacqueline



        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – Semana 10/08 a 14/08

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.

        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.


        =================================================================
        Disciplina: ELETIVAS     3º BIMESTRE       Professora: Alessandra
        *    O conhecimento através da comunicação não verbal
        Roteiro de estudos:     03/08/2020 a 14/08/2020.   3º BIMESTRE
        Pauta: Projeto – Móbile criativo; Ideias e esboço.
        Organize os materiais necessários antes de começar: Centro de Mídias; Classroom; Youtube; caderno; caneta; lápis; tesoura; fita adesiva; cola; cabide; celular; computador.
         Objetivos: Anotar; fazer o esboço; Criar. 
        Instruções:
        ü  Escreva a pauta e a data em seu caderno: Bora criar! 3º BIMESTRE - 03/08/20 a 14/08/20. Projeto – Móbile criativo.
         ü  Assista a aula do Centro de Mídias: - ELETIVAS: ** sexta-feira 14/08 (9h);
        ü  Anote e faça tudo o que a professora pedir.
        ü  Se você já começou o seu projeto, siga as instruções dela, para que possa ficar cada vez mais completo, criativo e bonito.
        ü  Utilize tudo o que achar interessante, como fotos, diários, convites, bilhetes, cartas, desenhos, imagens (revistas- jornais) e muito mais;
        ü  Para quem não tem acesso, você precisa montar um móbile.
        ü  Utilize as instruções de todas as atividades que foram solicitadas durante as semanas anteriores, você pode colocar em seu móbile, todos os projeto produzidos.
        ü  Use um cabide ou outro suporte que achar melhor, para pendurar as atividades e imagens.
        ü  Lembre-se que no final do projeto, seu trabalho será exposto, por isso coloque somente o que poderá ser lido e observado por outras pessoas;

        Tire foto do que já conseguiu fazer e mande no Classroom, se possível.

        Avaliação: Anotações no caderno e atividades do Classroom.
        Entrega: No classroom ou na escola.

        E-mail: alessandraadriana@prof.educacao.sp.gov.br
        =======================================================================
        3º Bimestre
        Prof.ª Jacqueline



        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – Semana 17/08 a 21/08

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.

        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ===================================================================


        3º Bimestre
        Prof.ª Jacqueline



        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – Semana 31/08 a 04/09

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.


        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ===================================================================
        3º Bimestre
        Prof.ª Jacqueline



        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – Semana 08/09 a 11/09

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.




        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ===================================================================
        3º Bimestre
        Prof.ª Jacqueline


        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – Semana 14/09 a 18/09

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.





        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ===================================================================
        3º Bimestre
        Prof.ª Jacqueline


        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – Semana 21/09 a 25/09

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.



        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ===================================================================
        3º Bimestre
        Prof.ª Jacqueline


        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – Semana 28/09 a 02/10

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.



        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ===================================================================
        3º Bimestre
        Prof.ª Jacqueline


        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS 05/10 A 09/10

        REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.




        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ===================================================================
        3º Bimestre
        Prof.ª Jacqueline


        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – Semana 13/10 a 16/10

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.



        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ===================================================================
        4º Bimestre
        Prof.ª Jacqueline


        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – Semana 19/10 a 23/10

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.


        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ===================================================================
        4º Bimestre
        Prof.ª Jacqueline


        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – Semana 26/10 a 30/10

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.


        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ===================================================================
        4º Bimestre
        Prof.ª Jacqueline


        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – Semana 03/11 a 06/11

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.


        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ===================================================================
        4º Bimestre
        Prof.ª Jacqueline


        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – Semana 09/11 a 13/11

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.


        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ===================================================================
        4º Bimestre
        Prof.ª Jacqueline


        ELETIVA MATEMÁTICA E BRINCADEIRAS (PIPAS) – Semana 30/11 a 04/12

        Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Matemática e Brincadeiras.


        As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
        ===================================================================




        3 comentários:

        COLOQUE SEMPRE SEU NOME E SÉRIE