Os professores poderão mandar orientações e tarefas para vocês.
Estejam atentos!!!
=========================================================================
========================================================================
SEGUNDO BIMESTRE
PROFESSOR JHONATAS
CÓDIGOS DAS TURMAS HISTÓRIA E FILOSOFIA
2º A - HISTÓRIA - ronkm2i
2º A - FILOSOFIA - 22gxqgq
2º B - HISTÓRIA - eu6ayts
2º B FILOSOFIA - zya3nt6
3º A - HISTÓRIA - cjj3nkb
3º A - FILOSOFIA - dmab2lz
3º B - HISTÓRIA - ujruxan
3º B - FILOSOFIA - ozhh36a
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Prof. Jhonatas 04/04/20
- Justifique o argumento do "meme". (Lembre-se de nossa audio-aula "É possível ser Feliz?")
> Clique na imagem para ampliar<
*Responda no cometário abaixo em "Responda Aqui 👀" Schopenhauer
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prof. Jhonatas PodCast: Povo de Troia
Volta às aulas! https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/
SEGUNDO BIMESTRE
PROFESSORA MÔNICA
CÓDIGOS DAS TURMAS DE FILOSOFIA
1º A - ilxqa4i
1º B - yh4iaz6
Olá pessoal!
Roteiros de estudo
Fiquem em casa
Atividades da semana 08/06/2020 à 12/06/2020.
Desenvolvimento
Enviar um tópico que mas lhe chamou a atenção ou uma dúvida da aula do CMPS exibida no dia 28/05/2020, com o Professor Marcone Cabral, tema " Possibilidades de olhar e se expressar".
Ler as páginas 81 a 85 do caderno do aluno do 2º Bimestre e responder as questões da página 85.
Atividades da semana 15/06/2020 à 19/06/2020.
Desenvolvimento
Pesquisem em dicionários, ou em sites da internet, podendo utilizar o caderno do aluno 2º bimestre página 81, qual o significado dos termos " NATUREZA " e " CULTURA ", RESPONDA.
De que forma natureza e cultura se relacionam?
Caso haja interesse anexar uma imagem que tenha haver com o assunto abordado.
Enviar para:
* EMAIL ou CLASSROOM: monicaaniceto@ prof.educacao.sp.gov.br
========================================================================
SEGUNDO BIMESTRE
PROFESSOR JHONATAS
CÓDIGOS DAS TURMAS HISTÓRIA E FILOSOFIA
2º A - HISTÓRIA - ronkm2i
2º A - FILOSOFIA - 22gxqgq
2º B - HISTÓRIA - eu6ayts
2º B FILOSOFIA - zya3nt6
3º A - HISTÓRIA - cjj3nkb
3º A - FILOSOFIA - dmab2lz
3º B - HISTÓRIA - ujruxan
3º B - FILOSOFIA - ozhh36a
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
PRIMEIRO BIMESTRE
Prof. Jhonatas.
Olá Povo de Troia! Alunos, os senhores e as senhoras precisam acessar o Classroom (ou Google Sala de Aula). Já temos avaliações de desempenho e atividades lançadas! Para os que não sabem o CMSP tem internet gratuita e o Classroom pode ser acessado por ele! Você precisa do e-mail institucional que só vai conseguir na SED. Fique atento!!! Sua presença será considerada de acordo com as atividades entregues!Facilitem suas vidas, e a minha, acessando o Classroom!
Prof. Jhonatas 04/04/20
- Justifique o argumento do "meme". (Lembre-se de nossa audio-aula "É possível ser Feliz?")
> Clique na imagem para ampliar<
*Responda no cometário abaixo em "Responda Aqui 👀" Schopenhauer
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Prof. Jhonatas PodCast: Povo de Troia
Volta às aulas! https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/
Oi sou Klaus Cabral de Santana Série:6° B N°:18
ResponderExcluirÉ muito legal saber como a Grécia Antiga era muito poderosa e exercia influência para muitas culturas, saber que suas cidades tinham governos rígidos e poderosos como o de Esparta é muito bom
Oi sou aluna: Rafaela Oliveira da Silva 2°B
ResponderExcluirO audio qui mais gostei chamou muito minha atenção foi
(E possivel ser feliz 1)eu amei ouvir o audio muito obrigado professor
Por nos proporcionar uma boa aula para todos , adorei saber
Os pensamentos dos filósofos em relação a isso😊
Oi bom dia sou o Victor do 6°ano b numero:33 queria compartilhar algumas coisas sobre a Mesopotâmia que foi citada nós nós podcasts eu achei muito interessante estudar sobre essa antiga cidade e muito interessante como foi se densenvolvendo a escrita manualmente em papiro com símbolos! O que foi muito criativo da parte dos egípcios e também sobre os deuses dos egípcios que tinha cabeça de animal e corpo de homen como o deus Osíris também foram deles que começou a religião sendo assim construindo templos para cultuar seu deuses o sistema egípcio era bem hierárquico sendo assim o rei era o maior poder ser considerado um deus vivo eles possuíam uma ferramenta religiosa chamada "ank" que representava a junção dos dois sexos, os egípcios acreditavam que se o rei ou um nobre fosse mumificado "processo de retirar o cérebro e enrolar o corpo num pano"junto com ouro prata e todo tipo de jóia ele levaria para o mundo dos mortos. E isso que eu entendi muito obg professor.end
ExcluirOi sou aluna: Rafaela Oliveira da Silva 2°B
ResponderExcluirO audio qui mais mi chamo atenção a historia foi a
(Reforma protestante:a guerra em nome da fé )
Eu amei a história mi chamo bastante atenção msm cada detalhe
Da história foi maravilhoso obrigado professor pelos audio
Maravilhosos qui vc nos proporciona☺️
NOME:GABRIEL REINA. NÚMERO:18 SÉRIE:3A
ResponderExcluirCOMENTÁRIO DE HISTÓRIA 01#
Meu mestre seu trabalho é Sensacional! Adorei todos os podcasts, porém escolhi apenas um para comentar.
Senta que lá vem história: O século XIX é o mundo pós revolução industrial (1760-1840), neste momento a máquina agora faz parte da vida do homem, permitindo o deslocamento de pessoas e suas culturas pelo mundo.
Nas fábricas as máquinas trabalhavam e os homens choravam, pois com o avanço tecnológico também veio o grande número de desemprego.
Uma máquina agora conseguia fazer em minutos, o trabalho que homens levavam horas para concluir.
Este é um século pré guerra, onde a tecnologia foi usada não só apenas para construir máquinas que tinham o objetivo de melhorar a vida, mas também armas que seriam o tema da grande guerra...
NOME:Gabriel Reina. NÚMERO:18 SÉRIE:3A
ResponderExcluirComentário de história #02:
Durante o século XX os EUA se tornou a principal potência capitalista do planeta, foi um tempo de revoluções: sociais, políticas e econômicas.
Ideologias como: O liberalismo, nacionalismo
, socialismo, comunismo e até o anarquismo, circulavam no vocabulário político de todos os continentes.
Com o avanço tecnológico houve também uma multiplicação do poder destrutivo, o que consequentemente expandiu a economia, com a venda de armas (que é a única maneira de lucrar em uma guerra) e outros equipamentos militares.
Esta expansão econômica gerou uma disputa no mercado pelas potências industriais, ação esta que derivou em um perigoso efeito acumulativo de poder destrutivo, a consequência disto foram as cicatrizes deixadas pela segunda guerra mundial (1939-1945).
2°B N°: 21 MARINNA DOS SANTOS BRITO
ResponderExcluirOlá professor, os podcasts estão sendo fundamentais para todos nesse período tão delicado, pois sabemos que não teria outro modo para chegar perto das suas aulas presenciais, "dinâmicas".
O assunto que mais chamou minha atenção em História, foi a Reforma Protestante. Uma luta extensa, que durou longos anos! Essa parte da história é interessante, para sabermos que realmente tudo girava em torno a Igreja católica, que não somente terras, propriedades estavam na mão da igreja, mas também, conhecimentos e opiniões não poderiam haver outros, sem ser o da própria igreja. E é essencial como Lutero surge em meio a essa história, e faz essa mudança com tanta luta. Vendo essa história vemos, que até então, viver na época, ter conhecimentos só voltados a igreja, sem a liberdade de obter conhecimentos era muito difícil.
2°B N°: 21 MARINNA DOS SANTOS BRITO
ResponderExcluirOi professor, venho fazer o comentário de Filosofia agora. Sempre a filosofia nos pegando de cheio, e nos fazendo refletir sobre assuntos que se encaixam tanto em tudo!
Eu gostei muito do assunto que foi discutido, sobre "É possível ser feliz?", é um assunto que sempre estamos nos questionando em muitos momentos da vida, em meio a altos e baixos dela. As músicas que foram colocadas foram bem legais para ajudar nas reflexões, e acho que realmente temos uma responsabilidade pessoal conosco. Ser feliz é se dedicar em tudo oque você faz na vida, mesmo no POUCO, pois como foi discutido, quanto mais coisas você tem, mais dor de cabeça terá.
2°B N°:15 Larissa de Fátima Farias Ferreira
ResponderExcluirEm história, A Reforma Protestante é um assunto muito interessante, pois vemos como as práticas da igreja eram abusivas e autoritárias e como a luta de Lutero foi muito importante; há muita crítica e debate acerca dos métodos da igreja também, onde ele também propõem novos caminhos para o cristianismo, sem que tudo girasse ao redor da igreja.
2°B N°:15 Larissa de Fátima Farias Ferreira
ResponderExcluirSobre filosofia, o assunto "É possível ser feliz?" foi o que mais me chamou atenção. é algo que nos leva a refletir sobre cada pequena coisa em nossa vida, e se somos realmente felizes com tudo o que temos, acho que quantidade não é um sinônimo para felicidade, mas sim, aproveitar os momentos e as pequenas coisas que nos deixam felizes, pois se sempre corrermos atrás da felicidade, não iremos encontra-lá.
Aluno= Enzo dos Santos Pereira 6°b
ResponderExcluirN°8
Eu gostei muito dos áudios do proffesor nele você aprende muita coisa
O áudio que eu mais gostei foi da Grécia antiga né fala os poderes da Grécia antiga
Obrigado professor pelos seu áudios
Aluno= Enzo dos Santos Pereira 6°b
ResponderExcluirN°8
Eu gostei muito dos áudios do proffesor nele você pode aprender muitas coisas
O áudio que eu mais gostei foi da Grécia antigantiga nele fala sobre o poderes da Grécia antiga
ObrigObrigado professor pelos seu áudios.
Nome: Stephany Lorrane Silva , Série :2°A
ResponderExcluirSobre o áudio de HISTÓRIA ,Do tema *feudalismo e idade média ibérica*.Foi o que mais me chamou atenção , além de ser o assunto que mais gosto de trabalhar(feudalismo) ...Com os áudios consegui relembrar algumas coisas referente ao tema ,como a economia,e a política , e também aprender o que não sabia ,como a divisão dos senhores em três partes ... enfim ,um assunto q pra mim é interessante!
Obrigada pela explicação!
Nome: Stephany lorrane Silva
ResponderExcluirSérie:2°A
Referente a FILOSOFIA ,do tema "é possível ser feliz ?"
Boom ,gostei bastante do assunto , possivelmente é algo q mexe com a maioria das pessoas e nós leva a pensar sobre a felicidade !
Enfim ,um tema q gostei bastante de aprender e interessante também!
Obrigada pela explicação!
Responda Aqui 👀 - Schopenhauer
ResponderExcluirNome:jonas Matheus Alves da Silva
ExcluirSérie:6°B
N°14
Gostei muito dos áudios e o que mais me chamou atenção foi que no Egito antigo ouvir mulheres faraós e sacerdotisas funcionárias do governo uma que se destacou foi a bela Cleópatra que governou no ano 51 antes da era comum
Olá professor, sou a aluna: Julia Torres Santos do 2ºA.
ResponderExcluirVou falar sobre o áudio que mais me interessou em História, que foi “Feudalismo e Idade Ibérica #1”. Eu já tinha visto um pouco sobre esse assunto no último bimestre do 1º ano e adorei estudá-lo, e eu gostei bastante de ter retomado nele e conseguido me aprofundado mais no assunto.
Olá professor, sou a aluna: Julia Torres Santos do 2ºA
ResponderExcluirE hoje eu vou falar sobre um assunto de filosofia que eu acho de extrema importância e que de todos do podcast foi o meu favorito. Que foi o “É possível ser feliz?”, porquê é um assunto que sempre me faz refletir, eu realmente sou feliz? eu conheço quem eu sou? o que realmente é a felicidade?
3°B número:24 Letícia Teodoro Bessa pereira
ResponderExcluir*REVOLUÇÃO, IMPERIALISMO E GUERRAS
O barco a vapor, é um meio de transporte fluvial e marítimo que, também foi inventado na segunda metade do século XIX.
Era um barco que foi aplicada uma máquina a vapor, e que servia também para transportar mercadorias e pessoas.
Era feito de madeira, ferro e cobre.
Quando o barco a vapor não existia, as viagens, feitas à vela, podiam demorar semanas ou meses, mas com a aplicação do motor ao barco, as viagens podem demorar apenas horas ou alguns dias.
Nome: Xaiane jesus da mata n: 42 série: 3° A
ResponderExcluirComentário de história 01
Nos áudios de história eu gostei no qual fala da tecnologia e das máquinas, praticamente as fábricas trocou os trabalhadores pelas máquinas por motivos de terminar mais rápido.
Os trabalhadores foi demitido como que eles conseguiram sustentar suas famílias ? Porque na época eu não tinha nada de carteira assinada e outras coisas
Jheniffer Ferreira Santana, 3°A
ExcluirProfessor, como já havia dito o seu empenho no nosso aprendizado não existe comparação. A performance dos áudios, as músicas, dá até para imaginar você andando e gesticulando em uma sala! Se o intuito era nos deixar mais perto tenho certeza que conseguiu.
Sem dúvidas o meu áudio preferido foi o "É possível ser feliz?" Me trouxe muitos pensamentos e cheguei até mesmo me questionar. Tem uma parte da música que o cantor diz "depois da chegada vem sempre a partida" isso fez muito sentido para mim, até mesmo com uma conexão sobre a verdade absoluta, o que está escrito.
Se nascemos por um motivo, vivemos o que temos que viver por que iríamos tentar mudar? Outra coisa que me chamou atenção foi sobre a saúde do corpo e alma, e é verdade. Talvez conhecer a si mesmo tenha a ver com isso, com a saúde com a alma. Se é possível ser feliz, com certeza é depois de se conhecer!
Jheniffer Ferreira Santana, 3°A
ResponderExcluirComentário áudio de história:
Revoluções, imperialismo e guerras.
O que mais me chamou atenção foi a parte que fala das mudanças, do quanto somos substituíveis.
A partir disso, temos mais certeza ainda que um dia deixaremos de ser úteis e a tecnologia tomará conta do nosso lugar.
3°B Andressa Eduarda Rizzo Silva N° 03
ResponderExcluirPré - Revolução russa
A revolução russa foi um dos acontecimentos mais importantes do seculo xx, eles buscavam mudar a sociedade, fazer com que ela fosse uma sociedade mais igualitaria e justa, a russia era governada pelo czares, mas 80% da população eram camponeses e a economia da russia era muito pouco industrializada e dependente da agricultura, so que os camponeses que trabalhavam para eles viviam em um estado de miseria, e revoltados por trabalharem tanto e nao serem pagos,eles se revoltaram.
Denise ferreira, 3B
ResponderExcluirComentário sobre o áudio de história:
Em primeiro lugar quero elogiar o seu desempenho como professor em poder proporcionar um modo de aula muito produtivo, áudios concretos com som sonoros que se encaixaram muito bem, se o intuito foi com que tivéssemos uma "sensação" de estar em sala de aula pode ter certeza que esse objetivo foi alcançado.
COMENTÁRIO:(REVOLUÇÃO,IMPERIALISMO E GUERRAS) a parte que mais chamou a minha atenção é quando é abordado o assunto revolução indústrial onde acontece uma profunda transformação econômica e social.
Denise ferreira, 3B
ResponderExcluirComentário de filósofia:
(É possível ser feliz)
Uns dos áudios que mais me tocou e fez refletir em ambas situações, não teria uma parte que eu falaria que chamou mais a minha atenção pois gostei de tudo. O áudio é repleto de assuntos reflexivos para pensarmos. Assim como dito (se você fosse obrigado a viver todas as suas emoções novamente e se sua resposta fosse "não nunca viveria tudo de novo".Porque? Porque vc não viveria todas as suas emoções novamente? Vc é feliz da forma que vive hj?
Áudio bem elaborado e cheio de reflexão para persamos em nossa vida.
Oiiie professor ,tudo bem?
ResponderExcluirSou o Daniel Augusto C.de Jesus da série 2°A
Referente as áudios...(HISTÓRIA)
O que mais me chamou a atenção foi a Reforma protestante:a guerra em nome da fé #2
Gostei bastante deste assunto , principalmente em relação a igreja e as regras de antigamente ,a forma do papa ,do Lutero ,enfim ...A disputa deles em relação a fé!
foi o áudio q mais me chamou a atenção e que mais me interessei ... Agradeço pela aula !
Oii professor Jhonatan,tudo bem?
ResponderExcluirSou o Daniel Augusto C.de Jesus da série 2°A
Referente aos áudios de filosofia ...
O áudio "é possível ser feliz",foi o que mais gostei ,o áudio que realmente me fez refletir ,um áudio que nós faz se perguntar ,e mexe com nossa memória ... enfim ,gostei bastante ,na minha opinião o melhor áudio ... Agradeço por está aula ,muito bom mesmo !
N°12 Ellen cordeiro de lima 3°A
ResponderExcluirReferente a História-revoluçao russa
Qual era a situacao economico da russia apos entrar na grande gurra?
N°12 Ellen cordeiro de lima 3°A
ResponderExcluirReferente a filosofia-se é possível ser feliz
Adorei o áudio faz refletir bastante
Mas será que no fundo somos infelizes?
N°03 Andressa Eduarda Rizzo Silva 3B
ResponderExcluirÁudio de filosofia:
Muito legal seus áudios professor, amei o jeito que fez e gravou, você faz a gente viver aquilo que fala, o áudio que gostei foi o do é possível ser feliz?
Faz a gente refletir muito sobre tudo, e pararmos para pensar se realmente somos felizes? Um áudio que mexe bastante com a gente! Parabéns professor, seu trabalho é incrível.
3°A Mileny Crispim Lopes
ResponderExcluirsobre É possível ser feliz 1#
A constante busca por felicidade pode acabar sendo o maior motivo da infelicidade.
Acredito que felicidade é apenas um sentimento, algo momentâneo.
é possível ser feliz?
é possível ter momentos felizes, pois a partir do momento que você ficou triste, decepcionado com angústia etc... Você já não é feliz, teve apenas momentos felizes,
precisaria nunca ter ficado triste pra ser feliz.
3A, N28, Marcchello Borges Sapatini Silva
ResponderExcluirSobre o podcast É possível ser feliz 1#
Em dado momento do podcast, o senhor diz que o sofrimento é opcional. Sendo assim, ele deve ser diferente de dor (já que podemos sentir dor independente da nossa vontade, como quando nos ferimos, ou quando pessoas queridas morrem, considerando a dor psicológica). Então, qual a diferença entre dor e sofrimento? Sofrimento seria simplesmente a dor que se "escolhe"?
Comentário sobre o "meme" de filosofia :
ResponderExcluirPlatão diz que a felicidade consiste em praticar o bem baseado na ética (valores morais), ou seja, na utilização de princípios que causassem ações de efeitos positivos na sociedade; Aristóteles vai argumentar que, a felicidade está na prática e na admiração das faculdades clássicas, tais como: sabedoria, moderação, coragem e justiça; Descartes se expressa dizendo que a felicidade, é um estado de bem estar mental e interior (ataraxia), conseguido através da prática da virtude; Nietzsche por sua vez vai contra-argumentar os 3 primeiros filósofos, afirmando que a mera busca da felicidade, aqui definida como aquilo que dá prazer, como um desperdício sem graça da vida humana; E por ultimo e não menos importante, Schopenhauer define a felicidade como a "satisfação sucessiva de todo o nosso querer", e afirma que a tendência a ela "coincide completamente com nossa existência", cuja essência é revelada pelo conhecimento como nosso maior erro e ilusão.
O Macaulay Culkin criança representa a forma ética que Platão enxerga a respeito de felicidade; já ele adolescente representa a visão contemplativa das virtudes como base para o ser feliz, em que Aristóteles acreditava; ele adulto ilustra a maneira como Descartes via a felicidade, uma tranquilidade mental e interior (ataraxia), adquirida através da prática das virtudes; ele um pouco mais velho representa a visão de Nietzsche sobre o assunto, onde para o filósofo a felicidade era uma perca de tempo; e o Gollum expressa a visão de Schopenhauer, onde a felicidade é depositada em objetos externos, assim como a relação do Gollum e o um anel na obra de Tolkien.