ELETIVA_ MANHÃ

Nesta página, vocês encontrarão roteiros de atividades propostas para as disciplinas de Eletivas. Localize o nome do projeto do qual você faz parte e desenvolva as atividades que o professor responsável por ele, solicitou.

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PROF VANDA ELETIVAS 4° BIMESTRE 

1° ANO A

SEMANA DE RECUPERAÇÃO DE NOTA!!! 

14.12 A 18.12  

Link para realização da atividade de recuperação: https://forms.gle/9hrzVVPNi58Qkzwb6

ATENÇÃO!!

REALIZAR A ATIVIDADE ATÉ O DIA 18.12

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PROF VANDA 

ELETIVAS 

 4° BIMESTRE 

1° ANO A  07.11 a 11.11  

Atividade Avaliativa 4° Bimestre 

Avaliação realizada na plataforma Google Formulário

Realizar até o dia 11.11 

AVALIAÇÃO:  https://forms.gle/KZPJ7KSbxRsEWgDF7


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Prof Vanda ELETIVAS

4° BIMESTRE 1° ANO A 

30.11.2020 a 04.12.2020 

O desastre ambiental que marcou o Brasil.

O desastre ambiental que marcou o Brasil

Brumadinho 

Atividade: https://forms.gle/GhMwuWcYJsv7DUe6A 

    

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Prof Vanda ELETIVAS 1° ANO A 

4° BIMESTRE 

23.11.2020 a 27.11.2020 

Os tipos de desastres naturais são:

  • Tempestades: são tempestades de chuvas, neve, granizo, areia, raios e podem ser altamente destrutivas, dependendo da quantidade precipitada (chuvas torrenciais) e da força que apresentam. Podem levar a situações catastróficas, como: o deslizamento de terras, de gelo, caída de árvores ou torres de energia, dentre outros.

  • Terremotos (Sismos) e Maremotos (Tsunamis): também chamados de abalos sísmicos, representam fenômenos de vibração brusca e passageira da superfície da Terra que ocorrem por meio da movimentação das placas rochosas, bem como da atividade vulcânica e dos deslocamentos de gases no interior da Terra. Os maremotos ou tsunamis são os terremotos que acontecem dentro dos mares, provocando imensas deslocações de água.

  • Furacões, Ciclones e Tufão: fenômenos intensificados pelas massas de ar e dependendo da força que atingem podem arrasar cidades inteiras.

  • Seca: intensificada nos últimos anos com o aquecimento global, a seca tornou-se um problema enfrentado por muitos grupos pelo mundo. Dessa forma, as alterações climáticas demonstram que diversas foram as consequências das ações humanas durante séculos no planeta, gerando problemas como a seca e consequentemente a expansão do processo de desertificação.

  • Erupções Vulcânicas: as erupções vulcânicas são perigosas na medida em que a lava expelida pelos vulcões é tão quente que pode destruir comunidades, vegetais e animais, dependendo do local que atuam.

  • Inundações: as inundações ou enchentes são fenômenos da natureza, intensificados pela ação humana e que vem aumentando de maneira significativa nas últimas décadas. Um exemplo é o excesso de lixo, os quais entopem os bueiros, impedindo a passagem de água. As enchentes e inundações, causadas pelo aumento de quantidade das chuvas e impedimento da evacuação, provocam desabamentos que podem levar a morte de milhares de pessoas, além de grande destruição.

Atividade: https://forms.gle/bhpVkVG3rmxUGHS16

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PROF VANDA ELETIVAS 
1° ANO A 
4° BIMESTRE 💕

16.11.2020 a 20.11.2020 

Desastres Naturais

Segundo o Inpe, os desastres são conceituados como o resultado de eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade, sendo distinguidos principalmente em função de sua origem, isto é, da natureza do fenômeno que o desencadeia. A Defesa Civil no Brasil, obedecendo as normativas da Política Nacional de Defesa Civil, classifica os desastres como naturais, humanos e mistos. Basicamente, a diferença nessa conceituação está na participação direta ou não do homem. Simplificando a análise, os desastres podem ser distinguidos como humanos e naturais.


Como fenômenos naturais comuns que podem resultar em desastres naturais, pode-se citar: ciclones, dilúvios, deslizamentos de terra, endemias, epidemias, pandemias, erosão, erupção vulcânica, ciclone tropical (furacão, tufão), incêndio florestal, inundação, queda de meteoro, tempestades (gelo, granizo, raios), tornado, tsunami, terremoto.


Atividade: https://forms.gle/DJkR3vgzfWXfeW7F8 




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Professora Amanda - ENTRANDO EM CENA - 4° Bimestre

Semana 26/10 a 30/10 Assistir as aulas no CMSP Escolha uma aula do movimento Inova - Disponível no Youtube na sua série ( 22/10 e 23/10). E escreva com suas palavras o tema da aula, sobre o que ela fala. Enviar no e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br Data de entrega:30/10


PROF VANDA 4° Bimestre 26.10 á 30.10 
ELETIVAS 1°ANO A 

Tipos de Solo

O solo é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica oriunda da decomposição de animais e plantas.

Esse elemento natural é de fundamental importância para a vida de várias espécies. O solo serve de fonte de nutrientes para as plantas, e a sua composição interfere diretamente na produção agrícola.

 

Entre os fatores que contribuem para a caracterização do solo estão o clima, a incidência solar, a rocha que originou o solo, matéria orgânica, cobertura vegetal, etc. O solo pode ser classificado em arenoso, argiloso, humoso e calcário.

 

Solo arenoso: possui grande quantidade de areia. Esse tipo de solo é muito permeável, pois a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia. Normalmente ele é pobre em nutrientes.

 

 

Solo argiloso: é formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável e apresentando grande quantidade de nutrientes, característica essencial para a prática da atividade agrícola.

 

 

Solo humoso: chamado em alguns lugares de terra preta, esse tipo de solo é bastante fértil, pois contém grande concentração de material orgânico em decomposição. O solo humoso é muito adequado para a realização da atividade agrícola.

 

 

Solo calcário: com pouco nutriente e grande quantidade de partículas rochosas em sua composição, o solo calcário é inadequado para o cultivo de plantas. Ele é típico de regiões desérticas.

 

 

 

Atividade: https://forms.gle/RuXSMALP4M544LREA



Semana 05/10 a 09/10 Assistir as aulas no CMSP Faça um desenho com o tema da nossa peça teatral “Vidas Secas’, escolha uma cena que você estudou e reproduza a imagem. Entregar no meu e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br Entregar até: 09/10 *Entrar no CMSP no horário das aulas, colocar nome, série e matéria para chamada.

Prof Vanda Eletivas 1° ano A 
05.10 a 09.10 

Reduzir, reutilizar e reciclar  

Na busca pela minimização dos danos causados ao meio ambiente pelo excesso de lixo produzido e pela exploração exagerada dos recursos naturais, surgiram algumas alternativas importantes de ação preventiva, como a redução, a reutilização e a reciclagem. Estas ações, chamadas de “a política dos 3 Rs”, visam reduzir a geração de resíduos e transformar alguns resíduos em um novo produto. Os 3 Rs fazem parte de um processo educativo que tem o objetivo de modificar os hábitos da sociedade no que diz respeito ao consumo exagerado e ao desperdício.

Os 3 Rs da sustentabilidade devem ser entendidos por ordem de importância. Assim, o primeiro passo é tentar reduzir ao máximo. Em seguida, a reutilização de um produto deve ser aplicada sempre que possível. Por último, quando um material precisar ser realmente descartado, podemos aplicar a reciclagem

Atividade: https://forms.gle/jAZFxgo1tBcwPvoL8 

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Prof Vanda Eletivas 1° ano A 
28.09 a 02.10 

Coleta Seletiva (continuação)  

As formas mais comuns de coleta seletiva hoje existentes no Brasil são a coleta porta-a-porta e a coleta por Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). A coleta porta-a-porta pode ser realizada tanto pelo prestador do serviço público de limpeza e manejo dos resíduos sólidos (público ou privado) quanto por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. É o tipo de coleta em que um caminhão ou outro veículo passa em frente às residências e comércios recolhendo os resíduos que foram separados pela população.

 

Já os pontos de entrega voluntária consistem em locais situados estrategicamente próximos de um conjunto de residências ou instituições para entrega dos resíduos segregados e posterior coleta pelo poder público.

 

Coleta Seletiva e Logística Reversa 

 

A logística reversa é a obrigação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de determinados tipos de produtos (como pneus, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes...) de estruturar sistemas que retornem estes produtos ao setor empresarial, para que sejam reinseridos no ciclo produtivo ou para outra destinação ambientalmente adequada.

 

Enquanto a coleta seletiva é uma obrigação dos titulares dos serviços de manejo de resíduos sólidos (poder público), a logística reversa é uma obrigação principalmente do setor empresarial pois, em geral, tratam-se de resíduos perigosos.

 

Em novembro de 2015, o Governo Federal assinou com representantes do setor empresarial e dos catadores de materiais recicláveis o acordo setorial para a logística reversa de embalagens em geral. Este é um acordo no qual o setor empresarial responsável pela produção, distribuição e comercialização de embalagens de papel e papelão, plástico, alumínio, aço, vidro, ou ainda pela combinação destes materiais assumiu o compromisso nacional de cumprir metas anuais progressivas de reciclagem destas embalagens.

 

Em sua fase inicial de implantação (24 meses) esse sistema priorizará o apoio a cooperativas de catadores de materiais recicláveis e a instalação de pontos de entrega voluntária de embalagens em grandes lojas do comércio. O sistema também traz a possibilidade de integração com a coleta seletiva municipal, nesses casos devem ser feitos acordos específicos entre o setor empresarial e os serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos dentro da área de abrangência do acordo setorial e os operadores do sistema de logística reversa.

 

Atividade:  https://forms.gle/ahge14ZBS1nrfb9AA 


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Eletivas 
28 a 02 de  outubro
 Professora: Amanda 


Assistir as aulas no CMSP  

Realizar as atividades anteriores, colocar as atividades em ordem.  

Visto que, nosso bimestre está finalizando, vocês devem colocar as atividades em ordem.  


Lembrem-se que agora vocês devem acompanhar o aplicativo CMSP, pois estou colocando presença para os alunos que assistirem as aulas de Eletivas. Colocar nome, série e matéria que está assistindo no bate-papo


Realizar as atividades pendentes. 
Enviar em meu e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br 

Prof Vanda Eletivas 1° ano A 
21.09 a 25.09 

Coleta Seletiva 

Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.

 

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.

 

Por que separar os resíduos sólidos urbanos?

 

Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.

Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva nos municípios brasileiros deve permitir, no mínimo, a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza.

 

Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem. Por este motivo, alguns estabelecimentos e municípios tem adotado a separação dos resíduos em três frações: recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos.

Quando esta coleta mínima existe, os resíduos recicláveis secos coletados são geralmente transportados para centrais ou galpões de triagem de resíduos, onde os resíduos são separados de acordo com sua composição e posteriormente vendidos para a indústria de reciclagem. Os resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico e os rejeitos são enviados para aterros sanitários.

 

Atividade:  https://forms.gle/wT75kqmetKMpifyw5 




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Eletivas 
21 a 25 de setembro
 Professora: Amanda 

Vamos conhecer outras eletivas? 

Assistir as aulas no CMSP do dia 18/09. 

Responder: 

O que é empreendedorismo social?  

Faça uma pesquisa sobre o tema, apontando os principais tópicos.  


Realizar as atividades pendentes. 
Enviar em meu e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br  
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Eletivas 
14 a 18 de setembro
 Professora: Amanda 

Realizar as atividades pendentes. 
Enviar em meu e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br       

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Prof Vanda 
Eletivas 6° ANO C 
3° Bimestre 14.09 a 18.09 

Para onde vai o lixo

Hoje ainda não há uma forma ideal de se desfazer do lixo que não é reciclado. Na natureza, alumínio demora cerca de 200 anos para se decompor, enquanto plásticos demoram 450 anos e vidros ainda não é possível determinar, mas a previsão é de 1 milhão de anos.

No entanto, em uma situação de acúmulo, como é o caso de lixões e aterros, o material não entra em contato com o oxigênio, o que acaba por aumentar esse tempo. Uma garrafa pet, por exemplo, pode demorar mil anos para se decompor em um reservatório de lixo. Além disso, a queima de material libera até 27 tipos diferentes de metais pesados e gases tóxicos, que contribuem para a formação de chuva ácida e doenças como câncer e múltiplas intoxicações.
Apesar das consequências, as melhores soluções encontradas hoje para o lixo são queima e armazenamento a vácuo. Leia abaixo um pouco mais sobre cada tipo de tratamento.

Lixões: acúmulo de lixo a céu aberto. Libera gases, como o metano, sem nenhum tipo de controle, enquanto o chorume, líquido tóxico gerado pela decomposição de detritos, contamina o solo e pode chegar ao lençol freático. Atrai também animais e insetos, aumentando a transmissão de doenças e prejudicando a fauna.
Aterros Controlados: depósito cumulativo de lixo envolto em cobertura impermeável. Captam parcialmente o chorume e parte do gás gerado na decomposição é queimado. Camadas de
grama e argila cobrem o lixo e controlam a concentração de animais e insetos.

Aterros Sanitários: possuem base totalmente impermeabilizada que impede o vazamento de chorume, que vai para tratamento, enquanto os gases são eliminados por queima ou armazenados. O lixo é compactado e armazenado no solo em camadas.

Incineradores: grandes fornos onde o lixo sofre uma queima controlada com filtros para evitar que gases poluam a atmosfera. Reduzem o volume de lixo em até 85%, mas produz uma sobra
de cinzas e dejetos que deve obrigatoriamente ser tratada em aterros sanitários. Possuem altos custos de implantação, manutenção e operação, pois pequenas falhas podem gerar a
liberação de gases altamente tóxicos. Muitos países fecharam suas incineradoras pelos problemas ambientais causados.

Atividade:  https://forms.gle/FWyzVBGT3V9byzrN7

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Prof Vanda 
Eletivas 1° ANO A 
3° Bimestre 31.8 




Semana 08/09 a 11/09
Matéria: Eletivas
Professora: Amanda 

--- Assistir as aulas no CMSP de Eletivas do dia 04/09 
O que você achou da eletiva sobre empreendedorismo?  
Quais as partes da aula que mais chamou sua atenção?  

Fazer no caderno 
Enviar no meu e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br
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Reciclar e reutilizar. 

Reciclar: reprocessamento e produção de novos materiais
Quando falamos em reciclar um resíduo, a ideia central é transformá-lo em algo novo. Assim, a meta aqui é “re-ciclar”, ou seja, inserir o material em um novo ciclo de produção. Isso subentende o reprocessamento de um item com o intuito de produzir um outro produto útil. Nesse sentido, pneus antigos podem se tornar composto para asfalto e garrafas PET podem se transformar em fibra de poliéster (o chamado “tecido pet”), por exemplo.

É importante acrescentar que a compostagem, ou o processamento de resíduos degradáveis como bagaços, cascas de frutas e legumes provenientes do processamento de alimentos, lodos de ETE biológicas (inclusive sanitários), materiais filtrantes agroindustriais como terra diatomácea, podas de árvores brutas ou trituradas, produtos alimentícios vencidos ou fora de especificação, restos de alimentos provenientes de restaurantes, supermercados, ceasas, entre outros, também se enquadram no conceito de reciclagem.

Dentre os resíduos recicláveis por outros processos estão também vários tipos de papel, metal, vidro, tecido, plástico e mesmo componentes eletrônicos. Todo o processo de conversão desses materiais elimina o desperdício, contribuindo para a redução do consumo de matérias-primas e energia e a poluição dos recursos naturais, além da emissão de gases de efeito estufa. O processo, assim, é muito mais sustentável — e econômico — do que começar um novo ciclo de produção.

Reutilizar: produto usado não é lixo
A reutilização de um material, por outro lado, dispensa o reprocessamento: aqui, o item não é transformado em um novo produto, mas pode ser reaproveitado em diversas outras possibilidades de uso. Ao reutilizar um produto, você pode aplicá-lo novamente na mesma função ou não, combatendo o desperdício. Desse modo, papéis usados podem se transformar em blocos de rascunho, móveis podem ganhar novas funções, garrafas podem se tornar objetos de decoração, etc.

Apesar de não contribuir diretamente para a questão dos resíduos, como a reciclagem, a reutilização colabora enormemente para a gestão do lixo, reaproveitando uma matéria-prima que seria simplesmente descartada em lixões, aterros ou queimada. O processo contribui, ainda, para reduzir a exploração de recursos naturais empreendida para a produção de novos materiais.



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Professora Amanda
Eletivas: Entrando em Cena: Vidas Secas.
Semana: 31/08 a 04/09
Data de entrega: 04/09
Retomando a atividade:
Assistir a aula no aplicativo CMSP.  
Assistir a última aula no youtube CMSP da matéria Eletiva.  
Sobre o que foi o tema da aula? O que você achou da eletiva que você conheceu? 
Enviar em meu E-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br
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PROF JULIANA
DIREITO
Enviar pelo Classroom ou email nerimunhoz@hotmail.com até 11 de setembro.
Ler o texto presente no site: 1. Quais os direitos que não foram respeitados? 2. Você defenderia ou acusaria? Explique.

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Prof Vanda 
Eletivas 1° ANO A 
3° Bimestre
17.08 a 21.08 

Reduzir o lixo 


Uma das questões mais fundamentais e urgentes em termos de sustentabilidade diz respeito a encontrar formas de reduzir o lixo que é descartado no meio ambiente. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), os brasileiros geram 230.000 toneladas de lixo por dia, um número que representa aproximadamente um quilo por cada habitante ao dia.
Como podemos reduzir essa quantidade de lixo? 
Atividade: https://forms.gle/oofF1dRWZfstdcp48

Semana 10/08 a 14/08

Eletivas: Entrando em Cena: Vidas Secas
Professora Amanda 
Assistir a aula no youtube CMSP do dia 31/07  
Sobre o que foi o tema da aula? O que você achou da eletiva que você conheceu?

 Data de entrega: 10/08
Onde entregar:
 E-MAIL: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook
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Eletiva: Sustentabilidade 9ºB

Fazer uma pesquisa de como podemos adotar  hábitos sustentáveis no âmbito escolar.
Enviar até 10/06, através do e mail castroeliane651@gmail.com


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                                                     SEGUNDO BIMESTRE

PROF JULIANA
ELETIVA DE DIREITO
SEMANA DE 6 A 10 DE JULHO

Fazer a leitura dos mesmos sites da semana anterior e elaborar os comentários;
Terminar as atividades da semana passada!
Enviar para nerimunhoz@hotmail.com ou 992711019 até dia 10 de julho

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Professora: AMANDA
Eletiva: Entrando em cena: Vidas Secas.

Semana 06/07 a 10/07

Vocês deverão gravar um vídeo encenando alguma cena do livro Vidas Secas, podem pesquisar ou criar a cena. Será a nossa culminância para finalização da nossa eletiva. 
Enviar o vídeo.

Data de entrega: 06/07
Onde entregar:
 E-MAIL: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook

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Professora: AMANDA
Eletiva: Entrando em cena: Vidas Secas.

Semana 29/06 a 03/07

Pense em um cenário para nossa peça teatral: Vidas Secas e faça um desenho do cenário. Você pode das dicas e criar o cenário do seu modo. 
Fazer no caderno
Fiquem ligados em nossa Culminância!Vou colocar a data correta aqui no blog.  

Data de entrega: 26/06Onde entregar: E-MAIL: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook 
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DIREITO
PROFESSORA JULIANA
SEMANA DE 29 DE JUNHO A 3 DE JULHO


Vamos organizar o nosso momento de culminância que será a simulação de um julgamento. A situação que deve ser lida está nos links abaixo:
Acessar  o link: 
https://www.folhadonoroeste.com.br/colunas/a-dignidade-da-pessoa-humana-arremesso-de-anao/
http://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/44363/o-quot-arremesso-de-anoes-quot-a-luz-do-direito-brasileiro


RESUMIR, ANOTAR E TRAZER IDEIAS POR AQUI OU NO 992711019 até dia 6 de julho.




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Professora: AMANDA
Eletiva: Entrando em cena: Vidas Secas.

Semana 22/06 a 26/06


Responder a questões: 
O que a disciplina de Eletivas trouxe de aprendizado para você? Quais dicas você daria para acrescentarmos ainda mais conhecimento nas nossas aulas? Como foi para você a respeito da matéria Eletivas estudar em casa?   

Fiquem ligados em nossa Culminância!Vou colocar a data correta aqui no blog.  

Data de entrega: 26/06Onde entregar: E-MAIL: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook 


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OI,MEUS ANJOS-PROF-MARIA AP-CIDINHA-ARTE
ROTEIROS DE ESTUDOS EM CASA/QUARENTENA
2ºBIMESTRE
TURMAS-SÍMBOLOS DAS PROFISSÕES/ELETIVA-6ºE 7ºANOS

DATA:- 22/06 A 26/06/2020

TEMA:- CONTINUAÇÃO--ELETIVA

*PESQUISAR: SIMBOLO DA MEDICINA E ENFERMAGEM

*DESENHAR:- MENSAGEM

**PESQUISAR-SOBRE JOIAS DE SÍMBOLOS DE PROFISSÕES

*CENTRO MÍDIAS:- 26/06/2020-ASSISTIR

-DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

* FAZER A PESQUISA:- DA IMAGEM DO SIMBOLO ENFERMAGEM E MEDICINA, E DESENHAR NO CADERNO DE DESENHO,

*DESENHAR:- SOBRE OS ENFERMEIROS, OU OS MÉDICOS/E CRIAR UMA MENSAGEM,


*PESQUISAR-SOBRE JOIAS DE PROFISSÕES DIFERENTES/ORGANIZAR AS IMAGENS NO CELULAR, FEITA A PESQUISA, IMAGINAR QUAL TIPO DE MATERIAL, SIMPLES PARA CRIAR A JOIA,

* DESENHAR- NO CADERNO DE DESENHO, FAZENDO SEMPRE A MARGEM.

RECURSOS:
*CELULAR CADERNO DE DESENHO, CADERNO DE ESCRITA, INTERNET, PAG DO BLOG, CLASSROOM.

**ATIVIDADES:- DEIXAR REGISTRADO NO CADERNO E ATIVIDADE REGISTRADO NA APOSTILA.

**ENTREGAR:- NÃO
NESTA SEMANA DE -22/06 A 26/06/2020- APENAS REGISTRAR NO CADERNO E APOSTILA PARA CONTINUAÇÃO DO  DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO.
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ELETIVA: DIREITO
Prof Juliana 
SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO

Acesse o site e leia os artigos da nossa Constituição: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
- Criar um vídeo ou Power point mostrando notícias, imagens referentes a um dos artigos com uma breve reflexão sobre os direitos que devem ser garantidos até dia 30 de junho. Usaremos o grupo de whatszapp para divulgação e partilha dos trabalhos na próxima semana. 
Email: nerimunhoz@hotmail.com

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Professora: AMANDA
Eletiva: Entrando em cena: Vidas Secas.

Semana 15/06 a 19/06


Assistir a aula do aplicativo CMSP. 
No teatro devemos sempre trabalhar em grupo, ou seja, para que uma peça teatral dê certo, todos os integrantes devem estar dispostos a ajudar.  

Escreva um breve texto (8 linhas) sobre maneiras de trabalho em grupo. Por que o trabalho em grupo é tão importante no teatro?  

Onde entregar: E-MAIL: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook 

JULIANA- DIREITO
Semana de 15 a 19 de junho
email: nerimunhoz@hotmail.com 
(enviar até 22 de junho)

No artigo 5º da Constituição encontramos direito a liberdade religiosa: Art. 5º VI -  é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

Sobre esse tema, escolha 3 notícias em jornais ou revistas que mostre que este direito a liberdade religiosa foi violado e o que você considera importante se fazer para melhorar a situação. Pode usar a criatividade e desenhar, montar vídeos e criar músicas.


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JULIANA- DIREITO
Semana de 8 a 12 de junho


Escolher 3 artigos do ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente;
-  Identificar os tipos de direitos a serem garantidos nestes artigos;
-Escolher uma situação em que a criança precise da aplicação desses direitos e explicar por que. (busque fotos, reportagens )


Enviar por e-mail: nerimunhoz@hotmail.com até dia 12 de junho


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PRIMEIRO BIMESTRE
SEMANA DE 18 À 22 DE MAIO

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Juliana- DIREITO
Semana de Estudos Intensivos
25 a 29 de maio


Associar o vídeo abaixo as notícias presentes nos links de sites de notícias:

              Notícias: https://veja.abril.com.br/noticias-sobre/direitos-humanos/

Comentar no blog ou enviar pelo e-mail nerimunhoz@hotmail.com até dia 1 de junho


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Prof Vanda 
ELETIVAS- HORTAS VERTICAIS SUSPENSAS 
1° ANO B 
18 à 22 de Maio 

Conteúdo: Estômatos e ostíolo


Os tecidos vegetais formam o corpo das plantas . Cada tipo de tecido está organizado dentro de um grupo de sistemas, os quais são contínuos por toda a planta, porém com especificidades a depender do órgão analisado. Nesta aula vamos conhecer cada um dos tecidos vegetais e entender de qual sistema eles fazem parte.


Estômatos:

Os estômatos são estruturas celulares, presentes na parte inferior das folhas, que têm a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. ... É por essa abertura que se estabelece a comunicação entre o ambiente interno da folha e o ambiente externo, favorecendo a transpiração e a troca de gases.




Função do estômato 

Tem a função de realizar trocas gasosas entre a planta e o meio ambiente. São constituídos por duas células estomáticas, apresentando uma abertura entre elas, denominada ostíolo.

Ostíolo:refere-se a uma pequena fenda ou abertura num tecido


ATIVIDADE:

Desenhar no caderno, a célula de uma folha e indicar o estômato e o ostíolo, descrevendo suas principais funções.

 E-mail: vandasoares@prof.educacao.sp.gov.br



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Eletiva- Direito
Prof Juliana
De 18 a 22 de maio

Acesse o site e leia os artigos da nossa Constituição, os dados presentes na tabela e escreva um pequeno
texto, com no mínimo 10 linhas sobre “A intolerância religiosa no Brasil”
https://www.stoodi.com.br/correcao-de-redacao/temas/enem-2016-caminhos-para-combater-a-intolerancia-

religiosa-no-brasil/

Comente no blog ou envie no email: nerimunhoz@hotmail.com até dia 22 de maio.


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Eletiva- Direito
Prof Juliana
de 11 a 15 de maio

Acesse o site: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/10-acontecimentos-da-historia-do-brasil-que-voce-precisa-entender e escolha um destes momentos históricos para comentar sobre os direitos existentes nesse período.

Comente aqui no blog ou no email nerimunhoz@hotmail.com até dia 15 de maio.=====================================================================

Eletivas: Entrando em cena: Vidas Secas
Professora: Amanda
Roteiro de estudo
Data: 04/05 a 08/05

Olá pessoal! Para nossa atividade da semana, vocês irão pesquisar sobre o espaço em que acontece a obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos.Onde a história foi ambientada? Quais as características desse ambiente? Faça a pesquisa no caderno e envie a foto.

Lembrando que nossa peça teatral é sobre a obra "Vidas Secas" de Gracilicano Ramos.

Data de entrega: 08/05
Como? Por e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook (Amanda Zeferino)

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Prof.ª Jacqueline

ELETIVA – ENTRE O GLOBAL E O LOCAL
Caros alunos do 9° Ano, segue link das Atividades da minha matéria de Eletiva “Entre o Global e o Local”.
https://drive.google.com/drive/folders/1S94lZlk5xhtYEuyKCZEx_Ew3Mh62eaKW
As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
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Prof.ª Jacqueline


ELETIVA – ENTRE O GLOBAL E O LOCAL - SEMANA 11/05 À 15/05
Caros alunos do 9° Ano, segue link das Atividades da minha matéria de Eletiva “Entre o Global e o Local”.
As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive na respectiva semana.
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EE LAÉRCIO SURIM
ANO LETIVO 2020 – 1º BIMESTRE


MODELO DE ATIVIDADES À DISTÂNCIA
  1. PROFESSOR
VANDA DE OLIVEIRA SOARES
TURMA
 1° ANO B 
DISCIPLINA: 
              ELETIVAS-HORTAS VERTICAIS SUSPENSAS
CONTEÚDOS:

PLANTAS CARNIVORAS 

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS GERAIS:
As plantas carnívoras apresentam capacidade de atrair animais, capturá-los e digeri-los de forma a retirar os nutrientes necessários para a sua sobrevivência.  

DESENVOLVIMENTO E ESTRATÉGIAS:

Conteúdo teórico: 
As plantas carnívoras vivem em locais onde o solo apresenta poucos nutrientes, principalmente fosfato e nitratos. Em virtude dessa deficiência, as plantas que ali vivem apresentam importantes mecanismos que auxiliam na complementação nutricional. As plantas carnívoras, portanto, “capturam” pequenos seres vivos para complementar os nutrientes de que elas necessitam.
Quando falamos que as plantas carnívoras capturam seres vivos, é fundamental destacar que elas não fazem uma captura ativa. Na realidade, elas possuem mecanismos que prendem o organismo, como se preparassem verdadeiras armadilhas. Essas plantas atraem, prendem e digerem suas presas para retirar delas os nutrientes.
Entre os diversos mecanismos existentes, podemos citar as adaptações presentes nas plantas do gênero Nepenthes, que possuem grandes urnas com uma pequena “tampa” que impede que a estrutura se encha de água. No interior dessa urna, há uma grande quantidade de líquido digestivo, que ajuda a digerir a presa.A Drosera apresenta várias gotículas de mucilagem (substância pegajosa) em suas folhas para prender a presa na sua estrutura. A Dionaea, por sua vez, apresenta folhas modificadas que possuem pequenos gatilhos em seu interior. Esses gatilhos, quando acionados, promovem o fechamento da folha, prendendo a presa. As folhas modificadas da Dionaea apresentam margens denteadas que tornam essa estrutura semelhante a uma pequena boca. 

Atividade: 
1- As plantas carnívoras, também chamadas de plantas insectívoras, caracterizam-se por sua capacidade de capturar seres vivos. Por causa dessa propriedade, podemos dizer que essas plantas são:
a) heterotróficas, pois se alimentam exclusivamente de outros seres vivos.
b) heterotróficas, pois são incapazes de produzir seu próprio alimento.
c) autotróficas, pois essas plantas não utilizam nenhum nutriente dos seres capturados.
d) autotróficas, pois realizam fotossíntese e os seres capturados complementam os nutrientes.
e) autotróficas, pois não produzem seu próprio alimento.
2-As plantas carnívoras provocam o imaginário popular por causa de sua capacidade de capturar insetos e outros organismos. Para que os nutrientes sejam retirados desses seres, a planta carnívora conta com estruturas produtoras de enzimas conhecidas como:
a) tricomas tectores.
b) hidatódios.
c) glândulas de sal.
d) nectários.
e) glândulas digestivas.
3- Onde são encontradas as plantas carnívoras? 

RECURSOS:

Literários.

AVALIAÇÃO/SISTEMATIZAÇÃO

O material teórico será encaminhado para que o aluno copie no caderno. A atividade respondida será enviada via WhatsApp ou e-mail, a correção será feita com os alunos através do grupo no WhatsApp.

Nº DE AULAS PREVISTAS
           4 aulas 
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
11/05//2020 a 15/05//2020
PROFESSOR
Vanda de Oliveira Soares
VALIDADO EM 



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Eletivas: Entrando em cena: Vidas Secas
Professora: Amanda
Roteiro de estudo
Data: 18/05 a 22/05

Pesquisar sobre o enredo da obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos. Vocês devem realizar a pesquisa da obra que iremos encenar. 

Data de entrega: 22/05
Como? Por e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook (Amanda Zeferino)

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Prof.ª Jacqueline

ELETIVA – ENTRE O GLOBAL E O LOCAL - SEMANA 26/05 À 29/05


Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria de Eletiva “Entre o Global e o Local”.

https://drive.google.com/drive/folders/1S94lZlk5xhtYEuyKCZEx_Ew3Mh62eaKW

As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive na respectiva semana.

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Prof. Vanda 
ELETIVAS- HORTAS VERTICAIS SUSPENSAS 

Plantas aquáticas 
Existem muitas espécies vegetais adaptadas para viver no ambiente aquático, tanto dulcícola quanto marinho. Essas plantas aquáticas, ou hidrófitas, podem ocorrer submersas ou na superfície da água e apresentam uma série de modificações morfológicas em relação às plantas terrestres. Macroalgas, por não serem vascularizadas, não são consideradas hidrófitas As plantas aquáticas podem ser classificadas como: 
● Plantas submersas – são aquelas em que toda a planta fica debaixo d’água. Elas ficam fixas ao fundo através das raízes e todo o caule e folhas ficam submersos. As estruturas reprodutivas são a única parte da planta que aparece acima da superfície da água.  
● Plantas parcialmente submersas (ou helófitas) – são aquelas em que a raiz se fixa no fundo, porém parte do caule e as folhas ficam rigidamente expostos acima da linha d’água.  
● Plantas flutuantes – são aquelas que não possuem fixação e se movem juntamente com o fluxo da água. Sua porção submersa é pequena, e suas folhas e caules possuem uma grande quantidade de aerênquima, permitindo a flutuação. As hidrófitas são um componente importante dos ecossistemas aquáticos, servindo como recurso alimentar e também como habitat para muitos componentes da fauna e da flora (plantas epífitas podem utiliza-las como suporte). Apesar de possuírem uma baixa relevância econômica, elas são utilizadas para fins paisagísticos e também como alimento em algumas culturas.  
Atividade: 
1-) A partir do texto teórico, escolha um tipo de planta aquática e comente sobre ela no caderno. Para que serve? Qual sua importância no meio ambiente em que vive?  

Ler o texto e copiar apenas a atividade no caderno 

ENTREGAR ATÉ DIA 15.06 
EMAIL: vandasoares@prof.educacao.sp.gov.br



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2º BIMESTRE

Prof.ª Jacqueline

Eletiva “Entre o Global e o Local”  – Semana 15/06 a 19/06


Caros alunos, segue link do google drive onde estão as Atividades da minha matéria de Eletiva Entre o Global e o Local.


https://drive.google.com/drive/folders/1S94lZlk5xhtYEuyKCZEx_Ew3Mh62eaKW?usp=sharing
As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.

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Prof Vanda 
1° ANO A - Reutilização dos produtos recicláveis 

Plantas aquáticas: Algas


(copiar o texto no caderno)
Algas


As algas são seres protistas, eucariontes e autotróficos fotossintetizantes.

Elas são fundamentais para a manutenção da vida na Terra porque liberam grande quantidade de oxigênio para a atmosfera.

Além disso, são consideradas como os principais seres produtores dos ambientes aquáticos.

Características


Elas podem viver em ambientes terrestres úmidos e aquáticos de água doce ou salgada.

Apesar de algumas delas se parecerem com plantas, as algas não apresentam folhas, caules ou raízes. Assim, elas são organismos bem mais simples do que as plantas.

Tipos de algas


As algas dividem-se em grupos, de acordo com o pigmento que possuem. Os principais filos das algas são:

Filo Chrysophyta


O filo Chrysophyta compreende as algas douradas ou crisofíceas e as diatomáceas, as quais habitam ambientes de água doce ou salgada.

O grupo abrange aproximadamente 500 espécies que podem ser unicelulares ou multicelulares, algumas podem formar colônias.

Filo Dinophyta



O filo Dinophyta abrange os dinoflagelados, algas unicelulares dotadas de dois flagelos.
A maior parte dessas algas são de ambiente marinho e apenas poucas espécies vivem em água doce.
As algas dinoflageladas são responsáveis pela maré vermelha, um fenômeno natural que ocorre nos mares e ambientes de água doce.

Filo Euglenophyta

O filo Euglenophyta é composto por algas unicelulares, autotróficas ou heterotróficas e que apresentam dois flagelos. Nesse grupo existem cerca de 900 espécies.

As euglenófitas ocorrem em ambiente de água doce e rico em matéria orgânica. Poucas espécies habitam o ambiente marinho.

Filo Chlorophyta


O filo Chlorophyta abrange as algas verdes ou clorofíceas, encontradas em ambiente terrestre úmido ou aquático.
Esse é o grupo de algas mais diversificado, com cerca de 17000 espécies, predominantemente de água doce.
Filo Phaeophyta
O filo Phaeophyta compreende as algas pardas ou feofíceas, abundantes no Brasil.
Elas ocorrem em maior parte no ambiente marinho e todas são multicelulares. As algas pardas podem atingir até 60 cm de comprimento e são chamadas de kelp.

Filo Rhodophyta

O filo Rhodophyta abrange as algas vermelhas ou rodofíceas. Elas são predominantemente marinhas e multicelulares.
A principal diferença desse grupo com as demais algas multicelulares é que as algas vermelhas não apresentam células flageladas.
Atividade:
1-) Entre os tipos de algas citadas, escolha uma e pesquise mais sobre ela, anote suas descobertas no caderno.
ENTREGAR ATÉ O DIA 19.06
Email: vandasoares@prof.educacao.sp.gov.br

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Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCAL – SEMANA 22/06 A 29/06

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.




As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.


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Prof. Vanda Ciências 

ELETIVAS- Hortas Verticais Suspensas 

Entregar até o dia 26.06 Não esqueçam de colocar o nome, numero e escola.







Plantas aquáticas: Algas e sua utilização ( continuação)
Certas algas fazem parte do cardápio humano, como a kombu e a nori, esta última utilizada na preparação de sushis. Por serem ricas em iodo, sais minerais e vitaminas do complexo B, são uma excelente escolha para este fim, e previnem doenças, como o hipertireoidismo. Diante de todas as informações a respeito das algas e suas múltiplas utilidades, pesquise um setor onde sua utilização é fundamental e faça um pequeno relatório.

(copiar a atividade no caderno)

vandasoares@prof.educacao.sp.gov.br


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Prof. Vanda Ciências 
ELETIVAS- Hortas Verticais Suspensas 
Entregar até o dia 03.07 Não esqueçam de colocar o nome, numero e escola.

Algas Marinhas 


As algas marinhas são organismos fotossintetizantes, vivem predominantemente em ambiente aquático (oceanos) e contribuem significativamente para a produção de oxigênio disponível. As algas também servem como abrigo para inúmeros animais marinhos, tendo assim um grande papel nos ecossistema. 
Foram um dos primeiros seres a habitar o planeta e hoje as algas são usadas para diversos fins.Elas são a base da vida marinha, e tanto as macroalgas como as microalgas são essenciais para a manutenção dos serviços ecossistêmicos. As algas marinhas também tem grande importância econômica.
São famosas por serem parte de um dos mais reconhecidos ícones da culinária japonesa, o sushi. Mas as algas têm um valor inestimável para a humanidade. Ao contrário do que diz o senso comum, as florestas não são os pulmões do mundo, mas sim as algas, que produzem cerca de 55% de todo o oxigênio do planeta. Mas os benefícios das algas marinhas não param por aí.
As algas marinhas também ajudam na prevenção do câncer e nos tratamentos de doenças de pele e capilar. Elas são algas ricas em nutrientes, como iodo, cálcio, fósforo, magnésio e ferro; além das algas marinhas também conterem vitamina K, que é anti-hemorrágica e melhora a saúde do sistema gastrointestinal.
Duas substâncias encontradas em várias espécies de algas marinhas têm características antioxidantes e fotoprotetoras. São os carotenoides (pigmentos orgânicos) e as micosporinas (um tipo de aminoácido). Dessa forma, seria possível até produzir filtros solares e antioxidantes naturais (que servem para combater radicais livres que podem causar diversos problemas à saúde) com essas substâncias provenientes das algas.

Atividade 
1-) Elabore no caderno um resumo sobre a importância das algas marinhas para o meio ambiente e para os seres vivos. 
vandasoares@prof.educacao.sp.gov.br

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Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCAL – SEMANA 29/06 A 03/07

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.




As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
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Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCAL – SEMANA 06/07 A 10/07

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.



As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
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Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCAL – SEMANA
10/08 A 14/07

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.



As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.

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3º Bimestre

Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCAL – SEMANA
17/08 A 21/07

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.



As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.

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3º Bimestre

Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCAL – SEMANA
08/09 A 11/09

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As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.


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3º Bimestre

Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCAL – SEMANA
14/09 A 18/09

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.



As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.


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3º Bimestre

Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCAL – SEMANA
21/09 A 25/09

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.



As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.


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3º Bimestre

Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCAL – SEMANA
28/09 A 02/10

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.



As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.


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3º Bimestre

Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCA – SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS 05/10 A 09/10

 REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.




As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
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3º Bimestre

Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCA – SEMANA 13/10 A 16/10

 REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.




As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
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4º Bimestre

Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCA – SEMANA 19/10 A 23/10

 REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.




As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
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4º Bimestre

Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCA – SEMANA 26/10 A 30/10

 REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.




As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
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4º Bimestre

Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCA – SEMANA 03/11 A 06/11

 REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.




As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
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4º Bimestre

Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCA – SEMANA 09/11 A 13/11

 REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.




As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
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4º Bimestre

Prof.ª Jacqueline

ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCA – SEMANA 30/11 A 04/12

 REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.

Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.




As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
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3 comentários:

  1. ELETIVAS- DIREITO
    Prof Juliana
    Semana dia 4 a 8 de maio

    Escolha um momento histórico no Brasil e identifique a falta de direitos presente nesse momento.
    Pode fazer em formato de texto colocando FATO HISTÓRICO (PERÍODO E LOCALIZAÇÃO) e a FALTA DE DIREITOS presentes nesse momento.

    Comente e envie no email: nerimunhoz@hotmail.com até dia 12 de maio.

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  2. ELETIVAS HORTA VERTICAL SUSPENSA
    Prof Vanda
    Semana dia 04.05 a 08.05
    1° ano

    Segue anexo para estudo: file:///C:/Users/esthe/Downloads/eletivas%201%C2%B0%20b%20(1)-convertido.pdf

    Semana do dia 11 a 15

    Segue anexo:file:///C:/Users/esthe/Downloads/SURIM%20ELETIVAS%201%20ANO%2015-convertido.pdf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alunos
      Para ter acesso ao anexo para estudo, o link deve ser copiado e colado na barra de pesquisa do google.

      Att: prof. Vanda

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