PROF VANDA ELETIVAS 4° BIMESTRE
1° ANO A
SEMANA DE RECUPERAÇÃO DE NOTA!!!
14.12 A 18.12
Link para realização da atividade de recuperação: https://forms.gle/9hrzVVPNi58Qkzwb6
ATENÇÃO!!
REALIZAR A ATIVIDADE ATÉ O DIA 18.12
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PROF VANDA
ELETIVAS
4° BIMESTRE
1° ANO A 07.11 a 11.11
Atividade Avaliativa 4° Bimestre
Avaliação realizada na plataforma Google Formulário
Realizar até o dia 11.11
AVALIAÇÃO: https://forms.gle/KZPJ7KSbxRsEWgDF7
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Prof Vanda ELETIVAS
4° BIMESTRE 1° ANO A
30.11.2020 a 04.12.2020
O desastre ambiental que marcou o Brasil.
O desastre ambiental que marcou o Brasil
Brumadinho
Atividade: https://forms.gle/GhMwuWcYJsv7DUe6A
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Prof Vanda ELETIVAS 1° ANO A
4° BIMESTRE
23.11.2020 a 27.11.2020
Os tipos de desastres naturais são:
Tempestades: são tempestades de chuvas, neve, granizo, areia, raios e podem ser altamente destrutivas, dependendo da quantidade precipitada (chuvas torrenciais) e da força que apresentam. Podem levar a situações catastróficas, como: o deslizamento de terras, de gelo, caída de árvores ou torres de energia, dentre outros.
Terremotos (Sismos) e Maremotos (Tsunamis): também chamados de abalos sísmicos, representam fenômenos de vibração brusca e passageira da superfície da Terra que ocorrem por meio da movimentação das placas rochosas, bem como da atividade vulcânica e dos deslocamentos de gases no interior da Terra. Os maremotos ou tsunamis são os terremotos que acontecem dentro dos mares, provocando imensas deslocações de água.
Furacões, Ciclones e Tufão: fenômenos intensificados pelas massas de ar e dependendo da força que atingem podem arrasar cidades inteiras.
Seca: intensificada nos últimos anos com o aquecimento global, a seca tornou-se um problema enfrentado por muitos grupos pelo mundo. Dessa forma, as alterações climáticas demonstram que diversas foram as consequências das ações humanas durante séculos no planeta, gerando problemas como a seca e consequentemente a expansão do processo de desertificação.
Erupções Vulcânicas: as erupções vulcânicas são perigosas na medida em que a lava expelida pelos vulcões é tão quente que pode destruir comunidades, vegetais e animais, dependendo do local que atuam.
Inundações: as inundações ou enchentes são fenômenos da natureza, intensificados pela ação humana e que vem aumentando de maneira significativa nas últimas décadas. Um exemplo é o excesso de lixo, os quais entopem os bueiros, impedindo a passagem de água. As enchentes e inundações, causadas pelo aumento de quantidade das chuvas e impedimento da evacuação, provocam desabamentos que podem levar a morte de milhares de pessoas, além de grande destruição.
Atividade: https://forms.gle/bhpVkVG3rmxUGHS16
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Desastres Naturais
Segundo o Inpe, os desastres são conceituados como o resultado de eventos adversos que causam grandes impactos na sociedade, sendo distinguidos principalmente em função de sua origem, isto é, da natureza do fenômeno que o desencadeia. A Defesa Civil no Brasil, obedecendo as normativas da Política Nacional de Defesa Civil, classifica os desastres como naturais, humanos e mistos. Basicamente, a diferença nessa conceituação está na participação direta ou não do homem. Simplificando a análise, os desastres podem ser distinguidos como humanos e naturais.
Como fenômenos naturais comuns que podem resultar em desastres naturais, pode-se citar: ciclones, dilúvios, deslizamentos de terra, endemias, epidemias, pandemias, erosão, erupção vulcânica, ciclone tropical (furacão, tufão), incêndio florestal, inundação, queda de meteoro, tempestades (gelo, granizo, raios), tornado, tsunami, terremoto.
Atividade: https://forms.gle/DJkR3vgzfWXfeW7F8
Professora Amanda - ENTRANDO EM CENA - 4° Bimestre
Semana 26/10 a 30/10 Assistir as aulas no CMSP Escolha uma aula do movimento Inova - Disponível no Youtube na sua série ( 22/10 e 23/10). E escreva com suas palavras o tema da aula, sobre o que ela fala. Enviar no e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br Data de entrega:30/10
O solo é a camada superficial da crosta terrestre, sendo formado basicamente por aglomerados minerais e matéria orgânica oriunda da decomposição de animais e plantas.
Esse elemento natural é de fundamental importância para a vida de várias espécies. O solo serve de fonte de nutrientes para as plantas, e a sua composição interfere diretamente na produção agrícola.
Entre os fatores que contribuem para a caracterização do solo estão o clima, a incidência solar, a rocha que originou o solo, matéria orgânica, cobertura vegetal, etc. O solo pode ser classificado em arenoso, argiloso, humoso e calcário.
Solo arenoso: possui grande quantidade de areia. Esse tipo de solo é muito permeável, pois a água infiltra facilmente pelos espaços formados entre os grãos de areia. Normalmente ele é pobre em nutrientes.
Solo argiloso: é formado por grãos pequenos e compactos, sendo impermeável e apresentando grande quantidade de nutrientes, característica essencial para a prática da atividade agrícola.
Solo humoso: chamado em alguns lugares de terra preta, esse tipo de solo é bastante fértil, pois contém grande concentração de material orgânico em decomposição. O solo humoso é muito adequado para a realização da atividade agrícola.
Solo calcário: com pouco nutriente e grande quantidade de partículas rochosas em sua composição, o solo calcário é inadequado para o cultivo de plantas. Ele é típico de regiões desérticas.
Atividade: https://forms.gle/RuXSMALP4M544LREA
Na busca pela minimização dos danos causados ao meio ambiente pelo excesso de lixo produzido e pela exploração exagerada dos recursos naturais, surgiram algumas alternativas importantes de ação preventiva, como a redução, a reutilização e a reciclagem. Estas ações, chamadas de “a política dos 3 Rs”, visam reduzir a geração de resíduos e transformar alguns resíduos em um novo produto. Os 3 Rs fazem parte de um processo educativo que tem o objetivo de modificar os hábitos da sociedade no que diz respeito ao consumo exagerado e ao desperdício.
Os 3 Rs da sustentabilidade devem ser entendidos por ordem de importância. Assim, o primeiro passo é tentar reduzir ao máximo. Em seguida, a reutilização de um produto deve ser aplicada sempre que possível. Por último, quando um material precisar ser realmente descartado, podemos aplicar a reciclagem.
Atividade: https://forms.gle/jAZFxgo1tBcwPvoL8
Coleta Seletiva (continuação)
As formas mais comuns de coleta seletiva hoje existentes no Brasil são a coleta porta-a-porta e a coleta por Pontos de Entrega Voluntária (PEVs). A coleta porta-a-porta pode ser realizada tanto pelo prestador do serviço público de limpeza e manejo dos resíduos sólidos (público ou privado) quanto por associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. É o tipo de coleta em que um caminhão ou outro veículo passa em frente às residências e comércios recolhendo os resíduos que foram separados pela população.
Já os pontos de entrega voluntária consistem em locais situados estrategicamente próximos de um conjunto de residências ou instituições para entrega dos resíduos segregados e posterior coleta pelo poder público.
Coleta Seletiva e Logística Reversa
A logística reversa é a obrigação dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de determinados tipos de produtos (como pneus, pilhas e baterias, lâmpadas fluorescentes...) de estruturar sistemas que retornem estes produtos ao setor empresarial, para que sejam reinseridos no ciclo produtivo ou para outra destinação ambientalmente adequada.
Enquanto a coleta seletiva é uma obrigação dos titulares dos serviços de manejo de resíduos sólidos (poder público), a logística reversa é uma obrigação principalmente do setor empresarial pois, em geral, tratam-se de resíduos perigosos.
Em novembro de 2015, o Governo Federal assinou com representantes do setor empresarial e dos catadores de materiais recicláveis o acordo setorial para a logística reversa de embalagens em geral. Este é um acordo no qual o setor empresarial responsável pela produção, distribuição e comercialização de embalagens de papel e papelão, plástico, alumínio, aço, vidro, ou ainda pela combinação destes materiais assumiu o compromisso nacional de cumprir metas anuais progressivas de reciclagem destas embalagens.
Em sua fase inicial de implantação (24 meses) esse sistema priorizará o apoio a cooperativas de catadores de materiais recicláveis e a instalação de pontos de entrega voluntária de embalagens em grandes lojas do comércio. O sistema também traz a possibilidade de integração com a coleta seletiva municipal, nesses casos devem ser feitos acordos específicos entre o setor empresarial e os serviços públicos de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos dentro da área de abrangência do acordo setorial e os operadores do sistema de logística reversa.
Atividade: https://forms.gle/ahge14ZBS1nrfb9AA
Assistir as aulas no CMSP
Realizar as atividades anteriores, colocar as atividades em ordem.
Visto que, nosso bimestre está finalizando, vocês devem colocar as atividades em ordem.
Lembrem-se que agora vocês devem acompanhar o aplicativo CMSP, pois estou colocando presença para os alunos que assistirem as aulas de Eletivas. Colocar nome, série e matéria que está assistindo no bate-papo
Coleta seletiva é a coleta diferenciada de resíduos que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição. Ou seja, resíduos com características similares são selecionados pelo gerador (que pode ser o cidadão, uma empresa ou outra instituição) e disponibilizados para a coleta separadamente.
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios e metas referentes à coleta seletiva fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão integrada de resíduos sólidos dos municípios.
Por que separar os resíduos sólidos urbanos?
Cada tipo de resíduo tem um processo próprio de reciclagem. Na medida em que vários tipos de resíduos sólidos são misturados, sua reciclagem se torna mais cara ou mesmo inviável, pela dificuldade de separá-los de acordo com sua constituição ou composição. O processo industrial de reciclagem de uma lata de alumínio, por exemplo, é diferente da reciclagem de uma caixa de papelão.
Por este motivo, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabeleceu que a coleta seletiva nos municípios brasileiros deve permitir, no mínimo, a segregação entre resíduos recicláveis secos e rejeitos. Os resíduos recicláveis secos são compostos, principalmente, por metais (como aço e alumínio), papel, papelão, tetrapak, diferentes tipos de plásticos e vidro. Já os rejeitos, que são os resíduos não recicláveis, são compostos principalmente por resíduos de banheiros (fraldas, absorventes, cotonetes...) e outros resíduos de limpeza.
Há, no entanto, uma outra parte importante dos resíduos que são os resíduos orgânicos, que consistem em restos de alimentos e resíduos de jardim (folhas secas, podas...). É importante que os resíduos orgânicos não sejam misturados com outros tipos de resíduos, para que não prejudiquem a reciclagem dos resíduos secos e para que os resíduos orgânicos possam ser reciclados e transformados em adubo de forma segura em processos simples como a compostagem. Por este motivo, alguns estabelecimentos e municípios tem adotado a separação dos resíduos em três frações: recicláveis secos, resíduos orgânicos e rejeitos.
Quando esta coleta mínima existe, os resíduos recicláveis secos coletados são geralmente transportados para centrais ou galpões de triagem de resíduos, onde os resíduos são separados de acordo com sua composição e posteriormente vendidos para a indústria de reciclagem. Os resíduos orgânicos são tratados para geração de adubo orgânico e os rejeitos são enviados para aterros sanitários.
Atividade: https://forms.gle/wT75kqmetKMpifyw5
Assistir as aulas no CMSP do dia 18/09.
Responder:
O que é empreendedorismo social?
Faça uma pesquisa sobre o tema, apontando os principais tópicos.
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17.08 a 21.08
Semana 10/08 a 14/08
E-MAIL: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook.
Eletiva: Sustentabilidade 9ºB
Fazer uma pesquisa de como podemos adotar hábitos sustentáveis no âmbito escolar.
Enviar até 10/06, através do e mail castroeliane651@gmail.com
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SEGUNDO BIMESTRE
PROF JULIANA
ELETIVA DE DIREITO
SEMANA DE 6 A 10 DE JULHO
Fazer a leitura dos mesmos sites da semana anterior e elaborar os comentários;
Terminar as atividades da semana passada!
Enviar para nerimunhoz@hotmail.com ou 992711019 até dia 10 de julho
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Professora: AMANDA
Eletiva: Entrando em cena: Vidas Secas.
Semana 06/07 a 10/07
Enviar o vídeo.
Onde entregar:
E-MAIL: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook.
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Professora: AMANDA
Eletiva: Entrando em cena: Vidas Secas.
Semana 29/06 a 03/07
PROFESSORA JULIANA
SEMANA DE 29 DE JUNHO A 3 DE JULHO
Vamos organizar o nosso momento de culminância que será a simulação de um julgamento. A situação que deve ser lida está nos links abaixo:
Acessar o link:
https://www.folhadonoroeste.com.br/colunas/a-dignidade-da-pessoa-humana-arremesso-de-anao/
http://conteudojuridico.com.br/consulta/Artigos/44363/o-quot-arremesso-de-anoes-quot-a-luz-do-direito-brasileiro
RESUMIR, ANOTAR E TRAZER IDEIAS POR AQUI OU NO 992711019 até dia 6 de julho.
Professora: AMANDA
Eletiva: Entrando em cena: Vidas Secas.
Semana 22/06 a 26/06
Data de entrega: 26/06Onde entregar: E-MAIL: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook.
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OI,MEUS ANJOS-PROF-MARIA AP-CIDINHA-ARTE
ROTEIROS DE ESTUDOS EM CASA/QUARENTENA
Prof Juliana
SEMANA DE 22 A 26 DE JUNHO
Acesse o site e leia os artigos da nossa Constituição: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
- Criar um vídeo ou Power point mostrando notícias, imagens referentes a um dos artigos com uma breve reflexão sobre os direitos que devem ser garantidos até dia 30 de junho. Usaremos o grupo de whatszapp para divulgação e partilha dos trabalhos na próxima semana.
Professora: AMANDA
Eletiva: Entrando em cena: Vidas Secas.
Semana 15/06 a 19/06
Onde entregar: E-MAIL: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook.
JULIANA- DIREITO
Semana de 15 a 19 de junho
email: nerimunhoz@hotmail.com
(enviar até 22 de junho)
No artigo 5º da Constituição encontramos direito a liberdade religiosa: Art. 5º VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;
Sobre esse tema, escolha 3 notícias em jornais ou revistas que mostre que este direito a liberdade religiosa foi violado e o que você considera importante se fazer para melhorar a situação. Pode usar a criatividade e desenhar, montar vídeos e criar músicas.
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JULIANA- DIREITO
Semana de 8 a 12 de junho
PRIMEIRO BIMESTRE
SEMANA DE 18 À 22 DE MAIO
Semana de Estudos Intensivos
25 a 29 de maio
Comentar no blog ou enviar pelo e-mail nerimunhoz@hotmail.com até dia 1 de junho
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Prof Juliana
De 18 a 22 de maio
Acesse o site e leia os artigos da nossa Constituição, os dados presentes na tabela e escreva um pequeno
texto, com no mínimo 10 linhas sobre “A intolerância religiosa no Brasil”
https://www.stoodi.com.br/correcao-de-redacao/temas/enem-2016-caminhos-para-combater-a-intolerancia-
religiosa-no-brasil/
Comente no blog ou envie no email: nerimunhoz@hotmail.com até dia 22 de maio.
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Eletiva- Direito
Prof Juliana
de 11 a 15 de maio
Acesse o site: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/historia/10-acontecimentos-da-historia-do-brasil-que-voce-precisa-entender e escolha um destes momentos históricos para comentar sobre os direitos existentes nesse período.
Eletivas: Entrando em cena: Vidas Secas
Professora: Amanda
Roteiro de estudo
Data: 04/05 a 08/05
Olá pessoal! Para nossa atividade da semana, vocês irão pesquisar sobre o espaço em que acontece a obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos.Onde a história foi ambientada? Quais as características desse ambiente? Faça a pesquisa no caderno e envie a foto.
Lembrando que nossa peça teatral é sobre a obra "Vidas Secas" de Gracilicano Ramos.
Data de entrega: 08/05
Como? Por e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook (Amanda Zeferino)
Prof.ª Jacqueline
ELETIVA – ENTRE O GLOBAL E O LOCAL
Caros alunos do 9° Ano, segue link das Atividades da minha matéria de Eletiva “Entre o Global e o Local”.
https://drive.google.com/drive/folders/1S94lZlk5xhtYEuyKCZEx_Ew3Mh62eaKW
As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
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Professora: Amanda
Roteiro de estudo
Data: 18/05 a 22/05
Como? Por e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook (Amanda Zeferino)
Prof.ª Jacqueline
ELETIVA – ENTRE O GLOBAL E O LOCAL - SEMANA 26/05 À 29/05
Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria de Eletiva “Entre o Global e o Local”.
https://drive.google.com/drive/folders/1S94lZlk5xhtYEuyKCZEx_Ew3Mh62eaKW
As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive na respectiva semana.
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Eletiva “Entre o Global e o Local” – Semana 15/06 a 19/06
Caros alunos, segue link do google drive onde estão as Atividades da minha matéria de Eletiva Entre o Global e o Local.
https://drive.google.com/drive/folders/1S94lZlk5xhtYEuyKCZEx_Ew3Mh62eaKW?usp=sharing
As atividades deverão ser anexadas com o nome do Aluno (a) na pasta Devolutiva da sala dentro do google drive.
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Características
Tipos de algas
Filo Dinophyta
Filo Euglenophyta
Filo Chlorophyta
Filo Rhodophyta
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10/08 A 14/07
Prof.ª Jacqueline
17/08 A 21/07
Prof.ª Jacqueline
08/09 A 11/09
Prof.ª Jacqueline
14/09 A 18/09
Prof.ª Jacqueline
21/09 A 25/09
Prof.ª Jacqueline
28/09 A 02/10
Prof.ª Jacqueline
ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCA – SEI - SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS 05/10 A 09/10
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.
Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.
Prof.ª Jacqueline
ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCA – SEMANA 13/10 A 16/10
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.
Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.
Prof.ª Jacqueline
ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCA – SEMANA 19/10 A 23/10
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.
Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.
Prof.ª Jacqueline
ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCA – SEMANA 26/10 A 30/10
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.
Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.
Prof.ª Jacqueline
ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCA – SEMANA 03/11 A 06/11
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.
Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.
Prof.ª Jacqueline
ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCA – SEMANA 09/11 A 13/11
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.
Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.
Prof.ª Jacqueline
ELETIVA ENTRE O GLOBAL E O LOCA – SEMANA 30/11 A 04/12
REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES EM ATRASO DO BIMESTRE.
Caros alunos (as), segue link das Atividades da minha matéria Eletiva Entre o Global e o Local.
ELETIVAS- DIREITO
ResponderExcluirProf Juliana
Semana dia 4 a 8 de maio
Escolha um momento histórico no Brasil e identifique a falta de direitos presente nesse momento.
Pode fazer em formato de texto colocando FATO HISTÓRICO (PERÍODO E LOCALIZAÇÃO) e a FALTA DE DIREITOS presentes nesse momento.
Comente e envie no email: nerimunhoz@hotmail.com até dia 12 de maio.
ELETIVAS HORTA VERTICAL SUSPENSA
ResponderExcluirProf Vanda
Semana dia 04.05 a 08.05
1° ano
Segue anexo para estudo: file:///C:/Users/esthe/Downloads/eletivas%201%C2%B0%20b%20(1)-convertido.pdf
Semana do dia 11 a 15
Segue anexo:file:///C:/Users/esthe/Downloads/SURIM%20ELETIVAS%201%20ANO%2015-convertido.pdf
Caro Alunos
ExcluirPara ter acesso ao anexo para estudo, o link deve ser copiado e colado na barra de pesquisa do google.
Att: prof. Vanda