sábado, 2 de maio de 2020

Orientação de uso do Blog


Caros alunos, pais ou responsáveis,
Precisamos estabelecer alguns combinados pedagógicos para o melhor aproveitamento das aprendizagens, enquanto este período de distanciamento perdurar.
A escola e seus professores estão procurando se reinventar para que os alunos continuem tendo a oportunidade de estudar. Sabemos que as condições para isso não são as mais favoráveis ou desejáveis e, embora independa da nossa vontade, é o que temos para oferecer neste momento e estamos abertos a sugestões e parcerias para melhorar.
Para as primeiras semanas de distanciamento, entre os dias 23 de março e 03 de abril, criamos uma página no facebook e os professores colocaram nelas, propostas de atividades para concluir o que estava sendo desenvolvido em sala. Muitos tiveram dificuldade de acesso, quer seja por não possuir a citada rede social, quer seja porque numa página de rede social é preciso rolar a página, buscando a informação desejada, entre outras tantas. Naquele momento de urgência, foi o mecanismo de que nos dispusemos. Agora, não estamos mais em recesso escolar. As aulas voltaram, a partir do dia 27 de abril e, até que possamos voltar ao presencial, precisamos de um mecanismo mais efetivo e prático, para a escola, alunos e pais\responsáveis, que neste período, estão com a incumbência de gerenciar o desenvolvimento das tarefas e as entregas necessárias destas, para a continuidade dos estudos. Para essa função, foi disponibilizado um Blog: Aprendizagem em rede na Escola Estadual Laércio Surim, cujo acesso se dá por meio do endereço eletrônico https://aprendernosurim.blogspot.com/ .
A cada semana, os professores publicarão roteiros de estudo com orientações de tarefas, informação de a quantas aulas a tarefa equivale, para fins de presença do aluno, e critérios de avaliação. Nem todas as tarefas exigirão entrega de atividades: os roteiros equivalem à programação de sala de aula, por semana. Quando tiver entrega, o professor vai sinalizar pro aluno a data da entrega e o meio da entrega: por e-mail, whats app, a página do professor numa rede social. Se a entrega for física, onde e como entregar. Estejam atentos aos comunicados, no Blog.
Imaginem que o Blog é o espaço físico da escola: a entrada da escola é a  página inicial. Você precisa ir à Secretaria, para pegar as informações que a escola repassou. É neste espaço que a gestão da escola colocará as informações que você precisa ter.  Você quer ver a programação da semana, as aulas estão previstas no aplicativo CMSP_ página Centro de Mídias. Lá você encontrará o link que te levarádireto para a página do APP, com toda a programação, além do link para a página do facebook, com as notícias e vídeos que foram exibidos. Feito isso, vá para sua sala de aula: as páginas por série. Clique na página da sua série. Veja seus roteiros de estudo da semana.
Há algumas disciplinas com páginas separadas: Matemática , Filosofia e os projetos das eletivas. Por isso, ao ir à sua sala, não esqueça de também passar por estas páginas. Há um motivo para estarem separadas:
Matemática:  a professora está usando uma dinâmica diferente, obrigando o aluno a desenvolver competências em multimídia e multigêneros. Filosofia: curso único: muitos conceitos interligados, independente da série. Os professores de Filosofia ( professora Mônica, dos 1ºs anos e professor Jhonatas, dos 2ºs e 3ºs, dividirão este espaço. Deste modo, os alunos não ficarão restritos aos temas de suas séries. Eletivas misturam alunos de turmas e séries, dentro de período.
Estabeleça uma rotina: programe uma parte fixa, regular do seu dia para as atividades da escola_ verifique na programação suas aulas do dia: horário, disciplina. Faça anotações em seu caderno, na disciplina da aula exibida, marque a data em que a aula aconteceu. Estabeleça, pra você, uma ordem de tarefas a executar: quantos roteiros de atividade fará por dia, de acordo com o número de disciplinas que você, para que, ao final da semana, tenha cumprido todas as tarefas.
Não entendeu direito o comando do professor? Faça um comentário, na página, abaixo do roteiro dele. Ele receberá a notificação e te responderá. Lembre-se: o blog não é um espaço para Chat. A comunicação não é sincrônica ( resposta imediata). Você não será respondido no mesmo momento da pergunta. Essa é uma desvantagem desse meio de comunicação.
Há uma previsão de que o aplicativo Centro de Mídias incorpore funcionalidades que permitam aos professores reunir os alunos em sala, num ambiente virtual ( Google Classroom) e por meio de Chat. Esperemos que isso, de fato, aconteça. Até lá: foco. Estudar à distância exige autocontrole, disciplina, autoditadismo, perseverança, colaboração.
Sabe de algum colega que não tem acesso digital? Colabore com ele. Repasse informações, tarefa. NENHUM A MENOS. Esse deve ser o nosso lema, durante todo esse ano e, quem sabe, se aprendermos, para o resto de nossas vidas.
                                               Professora Maria Eliane - Coordenadora Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COLOQUE SEMPRE SEU NOME E SÉRIE