Caros alunos, pais ou
responsáveis,
Precisamos estabelecer alguns
combinados pedagógicos para o melhor aproveitamento das aprendizagens, enquanto
este período de distanciamento perdurar.
A escola e seus professores
estão procurando se reinventar para que os alunos continuem tendo a
oportunidade de estudar. Sabemos que as condições para isso não são as mais
favoráveis ou desejáveis e, embora independa da nossa vontade, é o que temos
para oferecer neste momento e estamos abertos a sugestões e parcerias para
melhorar.
Para as primeiras semanas
de distanciamento, entre os dias 23 de março e 03 de abril, criamos uma página
no facebook e os professores colocaram nelas, propostas de atividades para
concluir o que estava sendo desenvolvido em sala. Muitos tiveram dificuldade de
acesso, quer seja por não possuir a citada rede social, quer seja porque numa
página de rede social é preciso rolar a página, buscando a informação desejada,
entre outras tantas. Naquele momento de urgência, foi o mecanismo de que nos
dispusemos. Agora, não estamos mais em recesso escolar. As aulas voltaram, a
partir do dia 27 de abril e, até que possamos voltar ao presencial, precisamos
de um mecanismo mais efetivo e prático, para a escola, alunos e pais\responsáveis,
que neste período, estão com a incumbência de gerenciar o desenvolvimento das
tarefas e as entregas necessárias destas, para a continuidade dos estudos. Para
essa função, foi disponibilizado um Blog: Aprendizagem em rede na Escola Estadual Laércio Surim,
cujo acesso se dá por meio do endereço eletrônico https://aprendernosurim.blogspot.com/
.
A cada semana, os
professores publicarão roteiros de estudo com orientações de tarefas, informação
de a quantas aulas a tarefa equivale, para fins de presença do aluno, e critérios
de avaliação. Nem todas as tarefas exigirão entrega de atividades: os roteiros
equivalem à programação de sala de aula, por semana. Quando tiver entrega, o
professor vai sinalizar pro aluno a data da entrega e o meio da entrega: por
e-mail, whats app, a página do professor numa rede social. Se a entrega for
física, onde e como entregar. Estejam atentos aos comunicados, no Blog.
Imaginem que o Blog é o
espaço físico da escola: a entrada da escola é a página inicial. Você precisa ir à Secretaria, para pegar as
informações que a escola repassou. É neste espaço que a gestão da escola colocará
as informações que você precisa ter. Você
quer ver a programação da semana, as aulas estão previstas no aplicativo CMSP_ página Centro de Mídias.
Lá você encontrará o link que te levarádireto para a página do APP, com toda a
programação, além do link para a página do facebook, com as notícias e vídeos que
foram exibidos. Feito isso, vá para sua sala de aula: as páginas por série.
Clique na página da sua série. Veja seus roteiros de estudo da semana.
Há algumas disciplinas com páginas
separadas: Matemática , Filosofia e os projetos das eletivas. Por isso, ao ir à sua sala, não esqueça de também passar por
estas páginas. Há um motivo para estarem separadas:
Matemática: a
professora está usando uma dinâmica diferente, obrigando o aluno a desenvolver
competências em multimídia e multigêneros. Filosofia: curso
único: muitos conceitos interligados, independente da série. Os professores de
Filosofia ( professora Mônica, dos 1ºs anos e professor Jhonatas, dos 2ºs e 3ºs,
dividirão este espaço. Deste modo, os alunos não ficarão restritos aos temas de
suas séries. Eletivas misturam alunos de turmas e séries, dentro de período.
Estabeleça uma rotina:
programe uma parte fixa, regular do seu dia para as atividades da escola_
verifique na programação suas aulas do dia: horário, disciplina. Faça anotações
em seu caderno, na disciplina da aula exibida, marque a data em que a aula
aconteceu. Estabeleça, pra você, uma ordem de tarefas a executar: quantos
roteiros de atividade fará por dia, de acordo com o número de disciplinas que
você, para que, ao final da semana, tenha cumprido todas as tarefas.
Não entendeu direito o
comando do professor? Faça um comentário, na página, abaixo do roteiro dele.
Ele receberá a notificação e te responderá. Lembre-se: o blog não é um espaço
para Chat. A comunicação não é sincrônica ( resposta imediata). Você não será
respondido no mesmo momento da pergunta. Essa é uma desvantagem desse meio de
comunicação.
Há uma previsão de que o aplicativo
Centro de Mídias incorpore funcionalidades que permitam aos professores reunir
os alunos em sala, num ambiente virtual ( Google Classroom) e por meio de Chat.
Esperemos que isso, de fato, aconteça. Até lá: foco. Estudar à distância exige
autocontrole, disciplina, autoditadismo, perseverança, colaboração.
Sabe de algum colega que
não tem acesso digital? Colabore com ele. Repasse informações, tarefa. NENHUM A MENOS. Esse deve ser o nosso lema,
durante todo esse ano e, quem sabe, se aprendermos, para o resto de nossas
vidas.
Professora Maria Eliane - Coordenadora
Pedagógica
Nenhum comentário:
Postar um comentário
COLOQUE SEMPRE SEU NOME E SÉRIE