Neste espaço, você encontrará comandos e orientações específicas para este ano.
Os professores poderão mandar orientações e tarefas para vocês.
Estejam atentos!!!___________________________________________________________
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
8ª Semana (07/12/2020
a 11/12/2020)
4º Bimestre
8º A/B
Tema : “
Estados Unidos da América: Século XIX”
Atividade:
: Descrever:
A) Revolta dos Malês
B) Revolta dos carrancos
Data de entrega: 17/12/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.____________________________________________________________
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
7ª Semana (30/11/2020
a 04/12/2020)
4º Bimestre
8º A/B
Tema : “
Estados Unidos da América: Século XIX”
Atividade:
Explique
A) Doutrina Monroe
B) Big Stick
C) Emenda Platt
Data de entrega: 10/12/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.__________________________________________________________
PROJETO DE VIDA - PROFESSORA LUCIMARA
PLANO SEMANAL - 30 de novembro a 04 de dezembro
A tecnologia está fortemente
inserida em nossas vidas nos dias de hoje. Muitas áreas estão sendo
influenciadas e alteradas pela aplicação dos meios e ferramentas tecnológicas.
A tecnologia está influindo em áreas como: meios de transporte, meios de
comunicação, mercado de trabalho, saúde, etc. ATIVIDADE:
Escreva
no Diário de Práticas e Vivências, sobre as tecnologias inseridas em nossas
vidas nos dias atuais
==============================================================
GEOGRAFIA - PROFESSORA LUCIMARA
PLANO SEMANAL - 30 de novembro a 04 de dezembroImagine
um mundo que aproximadamente uma em cada cinco pessoas não tem acesso a quantidade
de água para as suas necessidades diárias. Imagine um mundo em que se observe
uma disputa acirrada entre países pelo domínio de recursos hídricos
ATIVIDADE
A água
é um recurso inesgotável? Justifique sua resposta
Quais
ações podem ser tomadas para garantir uma melhor gestão da água?
Dê
exemplos de economia de água no seu cotidiano
Como
você utiliza a água no seu cotidiano?
==============================================================
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
6ª Semana (23/11/2020
a 27/11/2020)
4º Bimestre
8º A/B
Tema : “Leis
abolicionistas” – (Retomada)
Atividade:
Escrever as leis que tratam a questão da escravidão no Brasil no
período imperial.
Data de entrega: 03/12/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.
_______________________________________________________
*Pessoal bom dia! Segunda chamada pra prova da AAP (Língua Portuguesa).
Ainda tem aluno que não fez a prova, o prazo mudou para o dia 30/11. Não deixe pra última hora pessoal, estamos finalizando o ano.
Prof Amanda
Semana 23 a 27 de Novembro
Tecnologia e Inovação - 8°a E 8°b
Assistir as aulas no CMSP
Faça uma pesquisa detalhada sobre um objeto tecnológico, pesquise sobre o ano que foi criado, quem criou, o que ele faz, entre outras curiosidades.
Entregar até: 23/11
Enviar no e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br
=======================================================================Língua Portuguesa - 8°ASemana de atividades 23 a 27 de Novembro.
Assistir as aulas no CMSP
Realizar a aula 6 da apostila Aprender Sempre - “Do bolo a fatia”
Responder a questão 1 (a, b, c e d)
Enviar no meu e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br
Entregar até: 27/11 ________________________________________________________
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
5ª Semana (16/11/2020
a 20/11/2020)
4º Bimestre
8º A/B
Tema : “
Movimentos de contestação ao Poder- Retomada”
Atividade:
Mapa mental do contexto político/ social que levou as rebeliões e
movimentos contestatórios durante o período regencial no Brasil
Data de entrega: 26/11/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.
__________________________________________________________
Professora: Eliane
8ºB Língua Portuguesa
Semana de 16 a 20 de novembro.
Assistir as aulas no CMSP (fazer relatório e atividades propostas)
Realizar a AAP de Língua Portuguesa (até 20/11)
Entregar as atividades pendentes.
1- Acessar a secretaria digital usando senha e usuário (RA do aluno) (Senha: a mesma do CMSP).
2- Clique no MENU, depois em Pedagógico e depois em plataforma CAED.
3- Abrirá uma tela indicando o caderno de atividades. (P0802 é a de Português)
4- Quando terminar de responder não esqueça de clicar em finalizar para enviar a prova.
Entregar até 24/11 castroeliane651@gmail.com
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Professora: Eliane
Língua
Inglesa 8ºA/B.
Atividade de
16 a 20/11.
Leia o texto
e responda às questões.
Enviar
através do e- mail castroeliane651@gmail.com
ou whatsapp 11-9 6148-9390 até o dia 25/11
My
family
Hi! My name is Carol. I
have two families: one in Brazil, the other in the United States. My Brazilian
family is not big, it is small: my father, my mother, she has beautiful eyes,
my sister Karine, my little brother, Breno, has long hair, and me, of course.
1) Carol tem:
A) uma família.
B) duas famílias.
C) quatro famílias.
D) três famílias.
2) A mãe de Carol:
A) Tem olhos bonitos.
B) Tem cabelos compridos.
C) Tem mãos talentosas.
D) Tem um bom coração.
3) Carol tem:
A) Dois irmãos
B) Apenas um irmão pequeno
chamado Breno.
C) Três irmãos.
D) Quatro irmãos.
4) Complete
as frases com a question word correspondente. E relacione cada frase a tradução
adequada.
(a) What is your name.
(b)Who are
they?
(c)Where are the glasses?
d)What do you want?
(e)What is your favorite sport?
(f)When will you do that?
( )O que
você quer?
( ) Qual é
a seu esporte favorito?
( )Onde
estão os óculos?
( ) Quando
você vai fazer isso?
( )Quem são
eles?
( )Qual é o
seu nome?
5) Passe
para o Inglês: As pessoas estão cada vez mais interessadas em estudar.
________________________________________________________________________________________________________________________________
Professora Amanda - Língua Portuguesa.
Semana de atividade 16 a 20 de novembro.
Língua Portuguesa. 8A
Assistir as aulas no CMSP
Realizar as atividades pendentes.
Vocês deverão também realizar a prova da AAP de Língua Portuguesa. (Instrução abaixo)
1- Acessar a secretaria digital usando senha e usuário (RA do aluno) (Senha: a mesma do CMSP).
2- Clique no MENU, depois em Pedagógico e depois em plataforma CAED.
3- Abrirá uma tela indicando o caderno de atividades. (P0802 é a de Português)
4- Quando terminar de responder não esqueça de clicar em finalizar para enviar a prova.
Entregar até 20/11
Enviar no e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br
=============================================================
ROTEIROS DE ESTUDOS EM CASA/QUARENTENA
4ºBIMESTRE
Prof.ª:-MARIA APARECIDA-(CIDINHA)-ARTE
TURMAS-EF-8ºANO-A/B
DATA: - 16/11 A 20/11/2020
TEMA: - TEATRO
**ANÁLISE
E INTERPRETAÇÃO DE TEATRO
*CENTRO
MÍDIAS-16/11/2020/ASSISTIR
-DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
FINALIZANDO
ESSA PARTE DO TEATRO/FAÇA A ANALISE E INTERPRETAÇÃO DO VÍDEO:-TÔ SAINDO-JULHO
DE 2015 EM TEATRO DO NET EM BELO HORIZONTE/MG -PEÇA TEATRAL E RESPONDA AS
QUESTÕES EM RELAÇÃO A ANALISE E INTERPRETAÇÃO DA PEÇA TEATRAL QUE VOCÊ
ASSISTIU.
1-DESCREVA COMO APARECE O CENÁRIO DA
PEÇA TEATRAL-O MÃO DE VACA
2-QUAIS SÃO OS PERSONAGENS QUE
APRESENTAM A HISTÓRIA?
3-NA HISTÓRIA DA PEÇA TEATRAL, CITE OS
TIPOS DE OBJETOS QUE ESTÃO NO CENÁRIO?
4-ESSA HISTÓRIA TEM MUDANÇA DE
CENÁRIOS?
5-VOCÊ JÁ ASSISTIU ESSA PEÇA DE TEATRO?
6-EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDEU EM
RELAÇÃO A PEÇA TEATRAL.
7-VOCÊ MUDARIA ALGO NESSA PEÇA
TEATRAL? PORQUE?
8-EM QUAL PARTE DA APRESENTAÇÃO
TEATRAL TEM LUZ DE SOMBRA?
*CENTRO MÍDIAS: - OS EXERCÍCIOS DE ARTE-CENTRO MÍDIAS EDUCAÇÃO,
REGISTRAR NO CADERNO DE ESCRITA OU CADERNO DE DESENHO;
*TODAS AS ATIVIDADES:- COM
MARGENS NO CADERNO DE DESENHO.
RECURSOS:
*CELULAR PAG DO BLOG; INTERNET, CMSP,
CLASSROOM, WHATSAPP.
* CADERNO DE DESENHO OU CADERNO DE
ESCRITA.
**ENTREGAR ATIVIDADE: - SIM
NESTA SEMANA DE -16/11 A 20/11/2020- AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
ENTREGAREM PARA: -
E-MAIL: -manascimento@prof.educacao.sp.gov.br
*ENVIAR: - CLASSROOM
OU
*ENVIAR PARA: -ESCOLA -LAÉRCIO SURIM
_________________________________________________________________________________________________
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
4ª Semana (09/11/2020
a 13/11/2020)
4º Bimestre
8º A/B
Tema : “
Processo de Independência na América Latina”
Atividade:
A) Guerra de Independência do México
B) Revolução Haitiana
C) Independência do Brasil
Data de entrega: 19/11/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.
___________________________________________________________
4ºbimestre
Língua Portuguesa 8ºB
Professora Eliane
Habilidade: produzir textos de forma autônoma e independente
Os professores poderão mandar orientações e tarefas para vocês.
Estejam atentos!!!
___________________________________________________________
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
8ª Semana (07/12/2020
a 11/12/2020)
4º Bimestre
8º A/B
Tema : “
Estados Unidos da América: Século XIX”
Atividade:
: Descrever:
A) Revolta dos Malês
B) Revolta dos carrancos
Data de entrega: 17/12/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou na escola.____________________________________________________________
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
7ª Semana (30/11/2020
a 04/12/2020)
4º Bimestre
8º A/B
Tema : “
Estados Unidos da América: Século XIX”
Atividade:
Explique
A) Doutrina Monroe
B) Big Stick
C) Emenda Platt
Data de entrega: 10/12/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.__________________________________________________________
Escreva
no Diário de Práticas e Vivências, sobre as tecnologias inseridas em nossas
vidas nos dias atuais
==============================================================
Imagine
um mundo que aproximadamente uma em cada cinco pessoas não tem acesso a quantidade
de água para as suas necessidades diárias. Imagine um mundo em que se observe
uma disputa acirrada entre países pelo domínio de recursos hídricos
ATIVIDADE
A água
é um recurso inesgotável? Justifique sua resposta
Quais
ações podem ser tomadas para garantir uma melhor gestão da água?
Dê
exemplos de economia de água no seu cotidiano
Como
você utiliza a água no seu cotidiano?
==============================================================
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
6ª Semana (23/11/2020
a 27/11/2020)
4º Bimestre
8º A/B
Tema : “Leis
abolicionistas” – (Retomada)
Atividade:
Escrever as leis que tratam a questão da escravidão no Brasil no
período imperial.
Data de entrega: 03/12/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou na escola.
_______________________________________________________
Prof Amanda
Semana 23 a 27 de Novembro Tecnologia e Inovação - 8°a E 8°b Assistir as aulas no CMSP Faça uma pesquisa detalhada sobre um objeto tecnológico, pesquise sobre o ano que foi criado, quem criou, o que ele faz, entre outras curiosidades. Entregar até: 23/11 Enviar no e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br
________________________________________________________
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
5ª Semana (16/11/2020
a 20/11/2020)
4º Bimestre
8º A/B
Tema : “
Movimentos de contestação ao Poder- Retomada”
Atividade:
Mapa mental do contexto político/ social que levou as rebeliões e
movimentos contestatórios durante o período regencial no Brasil
Data de entrega: 26/11/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.
__________________________________________________________
Professora: Eliane
8ºB Língua Portuguesa
Semana de 16 a 20 de novembro.
Assistir as aulas no CMSP (fazer relatório e atividades propostas)
Realizar a AAP de Língua Portuguesa (até 20/11)
Entregar as atividades pendentes.
1- Acessar a secretaria digital usando senha e usuário (RA do aluno) (Senha: a mesma do CMSP). 2- Clique no MENU, depois em Pedagógico e depois em plataforma CAED. 3- Abrirá uma tela indicando o caderno de atividades. (P0802 é a de Português) 4- Quando terminar de responder não esqueça de clicar em finalizar para enviar a prova. Entregar até 24/11 castroeliane651@gmail.com
+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
Professora: Eliane
Língua Inglesa 8ºA/B.
Atividade de 16 a 20/11.
Leia o texto e responda às questões.
Enviar através do e- mail castroeliane651@gmail.com ou whatsapp 11-9 6148-9390 até o dia 25/11
My family
Hi! My name is Carol. I
have two families: one in Brazil, the other in the United States. My Brazilian
family is not big, it is small: my father, my mother, she has beautiful eyes,
my sister Karine, my little brother, Breno, has long hair, and me, of course.
1) Carol tem:
A) uma família.
B) duas famílias.
C) quatro famílias.
D) três famílias.
2) A mãe de Carol:
A) Tem olhos bonitos.
B) Tem cabelos compridos.
C) Tem mãos talentosas.
D) Tem um bom coração.
3) Carol tem:
A) Dois irmãos
B) Apenas um irmão pequeno chamado Breno.
C) Três irmãos.
D) Quatro irmãos.
4) Complete
as frases com a question word correspondente. E relacione cada frase a tradução
adequada.
(a) What is your name.
(b)Who are they?
(c)Where are the glasses?
d)What do you want?
(e)What is your favorite sport?
(f)When will you do that?
( )O que você quer?
( ) Qual é a seu esporte favorito?
( )Onde estão os óculos?
( ) Quando você vai fazer isso?
( )Quem são eles?
( )Qual é o seu nome?
5) Passe
para o Inglês: As pessoas estão cada vez mais interessadas em estudar.
________________________________________________________________________________________________________________________________
Professora Amanda - Língua Portuguesa.
Semana de atividade 16 a 20 de novembro. Língua Portuguesa. 8A Assistir as aulas no CMSP Realizar as atividades pendentes. Vocês deverão também realizar a prova da AAP de Língua Portuguesa. (Instrução abaixo)
1- Acessar a secretaria digital usando senha e usuário (RA do aluno) (Senha: a mesma do CMSP). 2- Clique no MENU, depois em Pedagógico e depois em plataforma CAED. 3- Abrirá uma tela indicando o caderno de atividades. (P0802 é a de Português) 4- Quando terminar de responder não esqueça de clicar em finalizar para enviar a prova. Entregar até 20/11 Enviar no e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br
=============================================================
ROTEIROS DE ESTUDOS EM CASA/QUARENTENA
4ºBIMESTRE
Prof.ª:-MARIA APARECIDA-(CIDINHA)-ARTE
TURMAS-EF-8ºANO-A/B
DATA: - 16/11 A 20/11/2020
TEMA: - TEATRO
**ANÁLISE
E INTERPRETAÇÃO DE TEATRO
*CENTRO
MÍDIAS-16/11/2020/ASSISTIR
-DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE
FINALIZANDO
ESSA PARTE DO TEATRO/FAÇA A ANALISE E INTERPRETAÇÃO DO VÍDEO:-TÔ SAINDO-JULHO
DE 2015 EM TEATRO DO NET EM BELO HORIZONTE/MG -PEÇA TEATRAL E RESPONDA AS
QUESTÕES EM RELAÇÃO A ANALISE E INTERPRETAÇÃO DA PEÇA TEATRAL QUE VOCÊ
ASSISTIU.
1-DESCREVA COMO APARECE O CENÁRIO DA
PEÇA TEATRAL-O MÃO DE VACA
2-QUAIS SÃO OS PERSONAGENS QUE
APRESENTAM A HISTÓRIA?
3-NA HISTÓRIA DA PEÇA TEATRAL, CITE OS
TIPOS DE OBJETOS QUE ESTÃO NO CENÁRIO?
4-ESSA HISTÓRIA TEM MUDANÇA DE
CENÁRIOS?
5-VOCÊ JÁ ASSISTIU ESSA PEÇA DE TEATRO?
6-EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDEU EM
RELAÇÃO A PEÇA TEATRAL.
7-VOCÊ MUDARIA ALGO NESSA PEÇA
TEATRAL? PORQUE?
8-EM QUAL PARTE DA APRESENTAÇÃO
TEATRAL TEM LUZ DE SOMBRA?
*CENTRO MÍDIAS: - OS EXERCÍCIOS DE ARTE-CENTRO MÍDIAS EDUCAÇÃO,
REGISTRAR NO CADERNO DE ESCRITA OU CADERNO DE DESENHO;
*TODAS AS ATIVIDADES:- COM
MARGENS NO CADERNO DE DESENHO.
RECURSOS:
*CELULAR PAG DO BLOG; INTERNET, CMSP,
CLASSROOM, WHATSAPP.
* CADERNO DE DESENHO OU CADERNO DE
ESCRITA.
**ENTREGAR ATIVIDADE: - SIM
NESTA SEMANA DE -16/11 A 20/11/2020- AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
ENTREGAREM PARA: -
E-MAIL: -manascimento@prof.educacao.sp.gov.br
*ENVIAR: - CLASSROOM
OU
*ENVIAR PARA: -ESCOLA -LAÉRCIO SURIM
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
4ª Semana (09/11/2020
a 13/11/2020)
4º Bimestre
8º A/B
Tema : “
Processo de Independência na América Latina”
Atividade:
A) Guerra de Independência do México
B) Revolução Haitiana
C) Independência do Brasil
Data de entrega: 19/11/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.
___________________________________________________________
4ºbimestre
Língua Portuguesa 8ºB
Professora Eliane
Habilidade: produzir textos de forma autônoma e independente
PRODUÇÃO TEXTUAL SOBRE O USO ATUAL DE TECNOLOGIA
Nos dias de hoje, sabemos que a tecnologia em geral ─ WhatsApp, Youtube, Facebook e diversas redes sociais ─ fazem parte da vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Alguns dizem que a internet é positiva, porque ela aproxima as pessoas; outros a consideram negativa, porque afasta de forma presencial.
A partir dessa reflexão, você escreverá um texto mostrando os dois lados.
- No primeiro parágrafo, você demonstrará os seus aspectos negativos e,
- No segundo parágrafo, mostrará os aspectos positivos.
- Crie um título.
- Seu texto deve ser claro e objetivo
- Seja coerente em seus argumentos.
- Entre 20 e 25 linhas.
- Os textos deverão ser entregues através do e-mail castroeliane651@gmail.com ou 1196148-9390(whatsapp)
- Data de entrega: 12/11
- ________________________________________________________________________________________________________________________
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
3ª Semana (03/11/2020
a 06/11/2020)
4º Bimestre
8º A/B
Tema : “
Influências da Revolução Francesa na américa”
Atividade:
: Apontar
as mudanças que surgiram na América em função da Revolução Francesa
Data de entrega: 12/11/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.
___________________________________________________________
_____________________________________
MATEMÁTICA - CLIQUE NA ABA - JA TEMOS TODOS OS DRIVES DOS BIMESTRES ANTERIORES E COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS
______________________
GEOGRAFIA - PROFESSORA LUCIMARA
PLANO SEMANAL - 03 a 06 de novembro
Imagine
um mundo que aproximadamente uma em cada cinco pessoas não tem acesso a quantidade
de água para as suas necessidades diárias. Imagine um mundo em que se observe
uma disputa acirrada entre países pelo domínio de recursos hídricos
ATIVIDADE
A água
é um recurso inesgotável? Justifique sua resposta
Quais
ações podem ser tomadas para garantir uma melhor gestão da água?
Enviar para lsilvaferreira@prof.educacao.sp.gov.brOu entregar na escola =================================================================================== PROJETO DE VIDA - PROFESSORA LUCIMARA
PLANO SEMANAL - 03 a 06 de novembro
MOVIMENTO INOVA
A tecnologia está fortemente
inserida em nossas vidas nos dias de hoje. Muitas áreas estão sendo
influenciadas e alteradas pela aplicação dos meios e ferramentas tecnológicas.
A tecnologia está influindo em áreas como: meios de transporte, meios de
comunicação, mercado de trabalho, saúde, etc.Enquanto algumas carreiras são impactadas
positivamente pelas tecnologias, outras acabam se tornando desnecessárias e desaparecem
com o passar do tempo. O tempo pode variar de acordo com o tipo de tecnologia
aplicada e ser influenciado pelo custo de implantação dessas tecnologias, pela
resistência dos gestores em testar as novidades ou ainda pelo risco de a
mudança não ser bem-aceita pelos clientes.
ATIVIDADE
Quais
carreiras podem deixar de existir? Por que?
Enviar para lsilvaferreira@prof.educacao.sp.gov.brOu entregar na escola
============================================================================
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
2ª Semana (26/10/2020
a 30/10/2020)
4º Bimestre
8º A/B
Tema : “Iluminismo
e liberalismo”
Atividade:
Citar as
características e precursores do iluminismo e liberalismo
Data de entrega: 05/11/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.
Nos dias de hoje, sabemos que a tecnologia em geral ─ WhatsApp, Youtube, Facebook e diversas redes sociais ─ fazem parte da vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Alguns dizem que a internet é positiva, porque ela aproxima as pessoas; outros a consideram negativa, porque afasta de forma presencial.
A partir dessa reflexão, você escreverá um texto mostrando os dois lados.
- No primeiro parágrafo, você demonstrará os seus aspectos negativos e,
- No segundo parágrafo, mostrará os aspectos positivos.
- Crie um título.
- Seu texto deve ser claro e objetivo
- Seja coerente em seus argumentos.
- Entre 20 e 25 linhas.
- Os textos deverão ser entregues através do e-mail castroeliane651@gmail.com ou 1196148-9390(whatsapp)
- Data de entrega: 12/11
- ________________________________________________________________________________________________________________________
Ana Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
3ª Semana (03/11/2020
a 06/11/2020)
4º Bimestre
8º A/B
Tema : “
Influências da Revolução Francesa na américa”
Atividade:
: Apontar
as mudanças que surgiram na América em função da Revolução Francesa
Data de entrega: 12/11/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.
___________________________________________________________
_____________________________________
MATEMÁTICA - CLIQUE NA ABA - JA TEMOS TODOS OS DRIVES DOS BIMESTRES ANTERIORES E COMPENSAÇÃO DE AUSÊNCIAS
______________________
Imagine um mundo que aproximadamente uma em cada cinco pessoas não tem acesso a quantidade de água para as suas necessidades diárias. Imagine um mundo em que se observe uma disputa acirrada entre países pelo domínio de recursos hídricos
ATIVIDADE
A água
é um recurso inesgotável? Justifique sua resposta
Quais
ações podem ser tomadas para garantir uma melhor gestão da água?
Enquanto algumas carreiras são impactadas
positivamente pelas tecnologias, outras acabam se tornando desnecessárias e desaparecem
com o passar do tempo. O tempo pode variar de acordo com o tipo de tecnologia
aplicada e ser influenciado pelo custo de implantação dessas tecnologias, pela
resistência dos gestores em testar as novidades ou ainda pelo risco de a
mudança não ser bem-aceita pelos clientes.
ATIVIDADE
Quais
carreiras podem deixar de existir? Por que?
============================================================================
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
2ª Semana (26/10/2020
a 30/10/2020)
4º Bimestre
8º A/B
Tema : “Iluminismo
e liberalismo”
Atividade:
Citar as
características e precursores do iluminismo e liberalismo
Data de entrega: 05/11/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.
___________________________________________________________
4° Bimestre
===================================
Professora Eliane.
Língua Inglesa,
8ºA e 8ºB
Olá, alunos!
Atividade de Língua Inglesa, semana de 26 a 30/10.
Caderno do aluno: page 57 e 58, activity 1.
Responder na apostila.
Enviar no e-mail castroeliane651@gmail.com
Data de entrega: 04/10.
Língua Portuguesa 8ºB
Professora: Eliane
Realizar as atividades do Aprender Sempre, páginas 03 a 07, até a atividade 04.
Responder na própria apostila.
Assistir duas aulas no Centro de Mídias.
Enviar as respostas e relatório das aulas através do e-mail; castroeliane651@gmail.com., ate o dia 04/10-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Tecnologia e Inovação - Professora Amanda
Semana 26/10 a 30/10 Assistir as aulas no CMSP Escolha uma aula do movimento Inova - Disponível no Youtube na sua série ( 22/10 e 23/10). E escreva com suas palavras o tema da aula, sobre o que ela fala. Enviar no e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br Data de entrega:30/10
=======================================================================
Professora Amanda - Língua Portuguesa
Semana 26 a 30 de outubro. Assistir as aulas no CMSP Realizar a aula 2 da apostila Aprender Sempre. "A narrativa em outro gênero textual: o poema". Nesta aula vocês irão conhecer um pouco mais sobre poema. Apostila Aprender Sempre do 4° bimestre ( quem não buscou deve buscar na escola). Entregar até 30/10 Enviar no e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
1ª Semana (19/10/20
a 23/10/20)
4º Bimestre
8º A/B
Tema: “Revoltas Regenciais no Brasil”
Atividade:
Produzir
uma imagem (desenho) que descreva o contexto do Período Regencial no Brasil.
Explicar o
significado do desenho com uma frase.
Data de entrega: 29/10/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.___________________________________________________________
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
10ª Semana (13/10/20
a 16/10/20)
3º Bimestre
8º A/B
Tema: “Movimentos abolicionistas”
Atividade:
Citar e
descrever os movimentos abolicionistas existentes no Brasil no Século XIX
Data de entrega: 21/10/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.
___________________________________________________________
ATIVIDADE
Escreva frases para apoiar alguém que você conhece e que passa (ou passou por esta doença) e também para dar aquele empurrão em quem precisa procurar auxílio médico
Cole cartazes pelo bairro com as
frases, se possível envie fotos do local onde colou os cartazes,
publique em suas redes sociais
===============================================================================
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
9ª Semana (5/10/20
a 10/10/20)
3º Bimestre
8º A/B
Tema: “Imigração europeia no Brasil no Século XIX”
Atividade:
Caracterize
os tipos de trabalho existentes no Brasil durante o período regencial.
A) Escrava
B) Imigrantes.
Data de entrega: 15/10/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou na escola.
___________________________________________________________
Atividades de Língua Portuguesa, 8B!
Semana de 05/10 a 09/10.
Professora Eliane
Assistir duas aulas no CMSP, fazer o relatório da aula, e enviar no e-mail.
E vocês devem aproveitar esta semana para colocar todo o conteúdo do bimestre em ordem.
e-mail castroeliane651@gmail.com.
---------------------------------------------------------------------------------------------------
Língua Inglesa
8A/B
Professora Eliane
Atividade de 05/10 a 09/10
Assistir duas aulas no CMSP depois enviar o relatório da aula através do e-mail castroeliane651@gmail.com
Também devem aproveitar para colocar as atividades em ordem. Estamos finalizando o o bimestre.
---------------------------________________________
Atividade da semana 05 a 09 de outubro Língua Portuguesa - 8°A Assistir as aulas no CMSP do dia 02/10 O que é “Fotocrônica?” Faça uma pesquisa sobre os significados e usos da Fotocrônica. Fazer a pesquisa no caderno. Enviar no e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br Data de entrega:09/10
Atividade da semana 05 a 09 de outubro Tecnologia e Inovação 8°A e 8°B
Amanda
Assistir as aulas no CMSP do dia 25/09. Você já ouviu falar sobre código binário? Faça uma breve pesquisa sobre o tema. Explicando com suas palavras o que é. Enviar no e-mail: zef@professor.educacao.sp.gov.br Data de entrega:09/10
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
8ª Semana (28/09/20
a 02/10/20)
3º Bimestre
8º A/B
Tema:
“Revoltas regenciais”
Atividade:
Identificar
e caracterizar as revoltas ocorridas durante o período regencial no Brasil
Data de entrega: 07/10/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
==============================================================
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
E-Mail: camargoo@prof.educacao.gov.br
História
5ª Semana (08/09/20
a 11/09/20)
3º Bimestre
8º A/B
Tema: “Brasil:
Segundo Reinado”
-Leis que
trataram a questão dos escravos no Brasil do período imperial.
Atividade:
Mapa mental
explicando as principais características do Primeiro Reinado (D. Pedro I e
Segundo Reinado (D. Pedro II).
Data de entrega: 01/10/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.
______________________________
Ana Cristina Camargo de Oliveira
________________________________________
Professora Amanda
Matéria: Tecnologia
8°A e 8°B
Assistir a aula no aplicativo CMSP.
O que é Storybord? Faça uma breve pesquisa.
Fazer no caderno
Entregar: zef@professor.educacao.sp.gov.br
Data de ENTREGA: 21/08
____________________________________________________
Professora Amanda
Matéria: Português
Assistir a aula no aplicativo CMSP.
Você sabe o que são Fake News.
Dê um exemplo de uma fake News que circulou recentemente nas redes sociais ou nos noticiários.
Data de ENTREGA: 21/08
Código classroom: ullme6s
Fazer no caderno
Entregar: zef@professor.educacao.sp.gov.br
_______________________________________________________
8ºB
3º bimestre
Atividade de
Língua Portuguesa
Professora
Eliane
Produção
textual.
Data para entrega: 31/08/2020Conviva
Entregar através do e-mail castroeliane651@gmail.com ou deixar
na escola.
A
doação de órgãos no Brasil é o tema da nossa produção.
A
partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos
construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo
em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema. Apresente uma proposta de
intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione,
de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de
vista.
Texto I
A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de
doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras
pessoas.
A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de
tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e
sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como o rim, parte do fígado e
da medula óssea pode ser feita em vida.
Fonte:
Hospital Albert Einstein –
http://www.einstein.br/hospital/transplantes/doacao-de-orgaos/Paginas.
aspx
Texto II
Fonte:
Ministério da Saúde
Texto
III
O
Brasil registrou crescimento nas doações e transplantes de órgãos em 2014, de acordo
com levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO)
divulgados nesta segunda-feira (23). Foram 7.898 órgãos doados no ano passado,
3% a mais que em 2013.
A taxa
de doadores também subiu de 13,5 por milhão de pessoas para 14,2 por milhão, no
entanto, ficou abaixo da meta proposta pela associação para 2014, que era de 15
por milhão.
Além
disso, o índice está longe da alcançar o objetivo de 20 doadores por milhão
pessoas até 2017. Para se ter ideia, na Espanha, considerado o país que mais
registra transplantes, a taxa é de 37 por milhão.
De
acordo com Lúcio Pacheco, presidente da ABTO, a má distribuição das equipes que
realizam transplantes pelo Brasil pode ser uma das respostas esta dificuldade.
Segundo o Ministério da Saúde, que coordena o Sistema Brasileiro de
Transplantes, há mais de mil equipes preparadas para realizar cirurgias
distribuídas pelo Brasil e 400 unidades prontas para atuarem nessa área.
Mas
para Pacheco, há uma concentração desse tipo de mão de obra no Sul e Sudeste e
quase nenhum ou nenhum no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “Enquanto em São
Paulo há 20 equipes para realizar cirurgias de fígado, o que é muito, em Minas
Gerais há apenas 3. Em outros estados, não há”, explica.
Outro
problema que dificulta a realização dos transplantes é a falta de autorização
da família para a cirurgia. Medida pela chamada “taxa de negativa familiar”, o
índice em 2014 ficou em 46%, apenas 1% menor que em 2013.
Após a leitura dos textos motivadores redija
seu texto de acordo com o padrão da Língua Portuguesa, seu texto deve ser claro
e objetivo.
Boa produção!
_________________________________________________________
Atividade de
Língua Inglesa 8º A/B.
3º bimestre
Professora
Eliane
Data de
entrega: 31/08/2020
A proposta
da atividade abaixo consiste em ouvir, pronunciar e traduzir.
Losing
My Religion
R.E.M.
Oh, life is
bigger
It’s bigger than you and you are not me
The lengths that I will go to
The distance in your eyes
Oh, no I’ve said too much
I set it up
That’s me
in the corner
That’s me in the spot light losing my religion
Trying to keep up with you
And I don’t know if I can do it
Oh no, I’ve said too much
I haven’t said enough
I thought
that I heard you laughing
I thought that I heard you sing
I think I thought I saw you try
Every
whisper of every waking hour
I’m choosing my confessions
Trying to keep an eye on you
Like a hurt, lost and blinded fool (Fool)
Oh, no I’ve said too much
I set it up
Consider
this the hint of the century
Consider this the slip that brought me to my knees, failed
What if all these fantasies come flailing around
Now I’ve said too much
I thought
that I heard you laughing
I thought that I heard you sing
I think I thought I saw you try
But that
was just a dream
That was just a dream
That’s me
in the corner
That’s me in the spot light losing my religion
Trying to keep up with you
And I don’t know if I can do it
Oh, no I’ve said too much
I haven’t said enough
I thought
that I heard you laughing
I thought that I heard you sing
I think I thought I saw you try
But that
was just a dream
Try, cry, why, try
That was just a dream
Just a dream, just a dream, dream.
Faça a
tradução:
______________________________________________
🏮🏮🏮 Atenção pessoal dos oitavos!!! 🏮🏮🏮
A partir do 3o bimestre estarei utilizando o Classroom também.
Fiquem atentos para os códigos das turmas!!
Oitavo A - r6sl4q4
Oitaco B - sqkqano
__________________________________________________________________________
===============================================================
Texto I
A doação de órgãos ou de tecidos é um ato pelo qual manifestamos a vontade de doar uma ou mais partes do nosso corpo para ajudar no tratamento de outras pessoas.
A doação pode ser de órgãos (rim, fígado, coração, pâncreas e pulmão) ou de tecidos (córnea, pele, ossos, válvulas cardíacas, cartilagem, medula óssea e sangue de cordão umbilical). A doação de órgãos como o rim, parte do fígado e da medula óssea pode ser feita em vida.
Texto II
It’s bigger than you and you are not me
The lengths that I will go to
The distance in your eyes
Oh, no I’ve said too much
I set it up
That’s me in the spot light losing my religion
Trying to keep up with you
And I don’t know if I can do it
Oh no, I’ve said too much
I haven’t said enough
I thought that I heard you sing
I think I thought I saw you try
I’m choosing my confessions
Trying to keep an eye on you
Like a hurt, lost and blinded fool (Fool)
Oh, no I’ve said too much
I set it up
Consider this the slip that brought me to my knees, failed
What if all these fantasies come flailing around
Now I’ve said too much
I thought that I heard you sing
I think I thought I saw you try
That was just a dream
That’s me in the spot light losing my religion
Trying to keep up with you
And I don’t know if I can do it
Oh, no I’ve said too much
I haven’t said enough
I thought that I heard you sing
I think I thought I saw you try
Try, cry, why, try
That was just a dream
Just a dream, just a dream, dream.
3° BIMESTRE
MATEMÁTICA - favor clicar na aba Matemática desse blog
Orientações por lá! Todas as nossas atividades são via Classroom!
Professora Adriana
__________________________________
Ana
Cristina Camargo de Oliveira
História
ª Semana (10/08/20
a 14/08/20)
3º Bimestre
8º A/B
Tema: “Primeiro
Reinado”
• Grupos políticos e sociais
• Primeira constituição
• Dissolução da assembleia Constituinte
Atividade:
Destacar os
principais acontecimentos ocorridos durante o primeiro reinado no Brasil
Data de entrega: 19/08/20
Duvidas: Entrar em contato
por E-Mail.
Orientações: Entregar manuscrito, impresso, caderno, foto E-Mail ou
na escola.
=================================================================
Professora Amanda - 8°A
Atividade da semana 10/08 a 14/08
Português
Assistir ao aplicativo CMSP.
Pesquise as diferenças entre discurso direto e discurso indireto. Faça uma pesquisa completa, contendo os principais aspectos de cada discurso.
Fazer no caderno.
E-MAIL: zef@professor.educacao.sp.gov.br
===============================================
Semana 10/08 a 14/08
Tecnologia
Professora Amanda
Assistir ao aplicativo CMSP.
Responder à questão:
O que devemos ou não postar na internet? Qual limite entre o virtual e o real? Existem perigos que corremos ao postar nossa vida pessoal nas redes sociais?
==========================================================
GEOGRAFIA - PROFESSORA LUCIMARA
PLANO SEMANAL - 10 A 14 DE AGOSTO
ATIVIDADE
:
LEITURA
DO LIVRO DO TERCEIRO BIMESTRE - enviar o nome do livro, o nome do autor do
livro, o motivo da escolha do livro, e foto da capa do livro.
Meu contato: lsilvaferreira@prof.educacao.sp.gov.br
=====================================================
PROJETO DE VIDA - PROFESSORA LUCIMARA
PLANO SEMANAL - 10 A 14 DE AGOSTO
ou
entregar na escola
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ROTEIROS DE ESTUDOS EM CASA/QUARENTEN
3ºBIMESTR
TURMAS-EF-8ºANO-A/B
DATA:- 10/08 A 14/08/2020
TEMA:- DANÇA
*ATIVIDADE-3-AÇÃO
EXPRESSIVA-I-PÁGINA 11 E 12
SITUAÇÃO
DE APRENDIZAGEM- II
*ATIVIDAE-1-SONDAGEM
*APOSTILA:- VOLUME-2-PARTE-1-ATIVIDADE-1-SONDAGEM-PAG:-
11
*CENTRO MÍDIAS:- ASSISTIR-10/08/2020
-DESENVOLVIMENTO DA
ATIVIDADE
* APOSTILA:- VOLUME-2-PARTE-1-ATIVIDADE-3-AÇÃO EXPRESSIVA-I- NA PAGINA- 11-LEIA
PRIMEIRAMENTE O CONTEXTO DA APOSTILA, ANTES DE FAZER A ATIVIDADE DA PAGINA:- 12;
* APOSTILA:- VOLUME-2-PARTE-1-ATIVIDADE-1-SONDAGEM- NA PAGINA- 11-LEIA
PRIMEIRAMENTE O CONTEXTO DA APOSTILA, ANTES DE FAZER A ATIVIDADE DA PAGINA:- 11;
*CENTRO
MÍDIAS:- OS EXERCÍCIOS DE ARTE-CENTRO
MÍDIAS EDUCAÇÃO, REGISTRAR NO CADERNO DE ESCRITA OU CADERNO DE DESENHO
*TODAS AS ATIVIDADES:- COM
MARGENS NO CADERNO DE DESENHO.
RECURSOS:
*CELULAR PAG DO BLOG; INTERNET, CMSP,
CLASSROOM, WHATSAPP.
* CADERNO DE DESENHO OU CADERNO DE
ESCRITA.
**ENTREGAR ATIVIDADE:- SIM
NESTA SEMANA DE -10/08 A 14/08/2020- AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS ENTREGAREM PARA:-
E-MAIL: -manascimento@prof.educacao.sp.gov.br
*ENVIAR:- CLASSROOM
OU
*ENVIAR PARA: -ESCOLA -LAÉRCIO SURIM
Ana Cristina Camargo de Oliveira
================================================
Professora: Amanda
Assistir a aula no app CMSP
Semana 27/07 a 31/07
🌽🌾🌿 Atenção oitavos - Ciências 🌽🌾🌿
SEMANA DE ESTUDOS INTENSIVOS
GEOGRAFIA E PROJETO DE VIDA - SEI 27 a 31 de julho - PROFESSORA LUCIMARA
REALIZAR AS ATIVIDADES PROPOSTAS DURANTE O SEGUNDO BIMESTRE ( quem ainda não fez todas)
Enviar para lsilvaferreira@prof.educacao.sp.gov.br
ou
entregar na escola
AS NOTAS SERÃO DIGITADAS ATÉ DIA 30 DE JULHO
==========================================
Ana Cristina Camargo de Oliveira
Assistir a aula no app CMSP
Semana 20/07 a 24/07
🍄🍄🍄🍄 Ciências! 🍄🍄🍄🍄
-------------------------------------------------------------------------------------------------------------
OI,MEUS ANJOS-PROF-MARIA AP-CIDINHA-ARTE
8°A
Assistir a aula no app CMSP
Semana 13/07 a 17/07
Data para entrega: 17/07
========================================================================
Neste espaço, você encontrará comandos e orientações específicas para este ano.
Os professores poderão mandar orientações e tarefas para vocês.
Estejam atentos!!
***********************************************
Enviar a avaliação de Projeto de vida, marquei para o dia 10 de julho e não recebi
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
=======================================================================
Olá! Pessoal, segue atividade da semana de 06/07 a 10/07.
Produção textual.
https://photos.app.goo.gl/W5cGBX6QNVLFNSKZ7
Entregar dia 10/07, através do e-mail castroeliane651@gmail.com.
Professora Eliane.
-------------------------------------------------------------------------------*************------------**************--------------**************************Final*********"
________________________________________________________________________________
Professora: Amanda
8°A
Assistir a aula no app CMSP
Semana 06/07 a 10/07
Link da aula: https://www.youtube.com/watch?v=dH2lRNZw_0A&t=163s
Onde entregar: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook.
=============================================
PROJETO DE VIDA - PROFESSORA LUCIMARA
========================================================================
GEOGRAFIA - PROFESSORA LUCIMARA
========================================================================
====_____________________________________________________________________________
OI,MEUS ANJOS-PROF-MARIA AP-CIDINHA-ARTE
***PARA QUEM AINDA:- NÃO FEZ AS ATIVIDADES- 1 E 2, E TAMBÉM A PESQUISA, POR GENTILEZA TERMINAR ESSA SEMANA,
NESTA SEMANA DE -29/06 A03/07/2020- APENAS REGISTRAR NO CADERNO E APOSTILA PARA CONTINUAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO.
==================================================================
PLANO SEMANAL DE 29 A 03 DE JULHO
Enviar para lsilvaferreira@prof.educacao.sp.gov.br ou entregar na escola - DIA 10 de JULHO
========================================================================
_PROJETO DE VIDA PROFESSORA LUCIMARA
PLANO SEMANAL DE 29 A 03 de julho
Atividade Avaliatória
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Amanda
8°A
Assistir a aula no app CMSP
Semana 22/06 a 26/06
Link da aula: https://www.youtube.com/watch?v=0ktcjSKfyxM
Onde entregar: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook.
====================================================================
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
PLANO SEMANAL DE 22 A 26 DE JUNHO
PLANO SEMANAL DE 22 A 26 DE JUNHO
💡 Alô pessoalzinho dos oitavos!! 💡
==================================
================
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Eliane.
8ºB
Após a leitura do texto, responda o questionário abaixo. As respostas devem ser encaminhadas através do e-mail castroeliane651@gmail.com
Data de entrega: 22/06/20.
_________________________________________________________________________________
Disciplina : Língua Inglesa
Professora Eliane
8ºA/B
Após a leitura do texto faça a tradução e responda o questionário,
Habilidades.
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Amanda
8°A
Assistir a aula no app CMSP
Semana 15/06 a 19/06
Professora não sei o que é um mapa mental...
Onde entregar: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Plano semanal: 15 a 19 de junho (NÃO ENVIAR)
PROJETO DE VIDA - PROFESSORA LUCIMARA
Plano semanal: 15 a 19 de junho (NÃO ENVIAR, ESCREVER NO DIÁRIO)
Atividade:
====================================================================
As aulas ficam gravadas no youtube, lá vocês poderão assisti-las quando quiserem.
Vamos para a atividade da semana.
1° Assistir as aulas de Tecnologia no CMSP.
===================================
Professora: Amanda
As aulas ficam gravadas no youtube, lá vocês poderão assisti-las quando quiserem.
Vamos para a atividade da semana.
1° Assistir as aulas de Língua Portuguesa no CMSP.
2° Prestar atenção na correção da AAP de português, pois semana semana que vem faremos uma atividade sobre ela.
3° No CMSP, TEVE UMA AULA FALANDO SOBRE BULLYNG NA ESCOLA, Quem não assistiu pode entrar no canal CMSP 8° ANO e assistir. Vocês farão uma redação sobre esse tema, usando as regras que passei antes de sairmos de quarentena. Lá no passo a passo está tudo especificado, como realizar uma redação com coerência.
--TEMA DA REDAÇÃO: "Quando a brincadeira passa a ser bullyng"
--Quantidade de linhas: mínimo 15.
4° Enviar para mim! Percebo que muitos não estão me enviando as atividades semanais, qualquer dúvida me chamem, no horário que quiserem, sempre encontrarão uma amiga além de professora.
Foco no 2° bimestre galera.
Onde entregar: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook.
----------------------------------------------------------------------------------------
GEOGRAFIA - PROFESSORA LUCIMARA
Plano Semanal- 08 a 12 de junho
ATIVIDADE SEM DATA DE ENTREGA, realizar no caderno.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PROJETO DE VIDA - PROFESSORA LUCIMARA
Plano semanal - 08 a 12 de junho
TEMA: SEMANA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------
MATEMÁTICA - clique na aba
------------------------------------------------------------
-----------------------------------------------------------
==================================================================
PRIMEIRO BIMESTRE
AAP de Língua Portuguesa
__________________________________________________________________________
Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Amanda
8°A
Boa tarde! Aguardo em meu e-mail ou facebook o gabarito da prova AAP DE LÍNGUA PORTUGUESA
Mandar ou por foto com qualidade boa e que dê para realmente ver ou PDF
Onde entregar: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook.
=======================================================================
Disciplina: Português e Tecnologia
ATIVIDADE DA SEMANA - 26/05 A 29/05
Queridos alunos, esta semana, será a semana de retomada. Então vocês terão esta semana para realizar as atividades anteriores que ainda não fizeram. Leiam as atividades postadas aqui e envie as atividades que ainda não enviaram.
Onde entregar: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook.
_____________________________________________
- Boa tarde a todos!
Sou professora Eliane, professora de Inglês, espero vê-los em breve. Estarei postando as atividades em breve!
Segue meu e-mail para demais dúvidas castroeliane651@gmail.com. - ______________________________________________________________
- Boa tarde!
Redação semanal de Língua Portuguesa para a turma do 8ºB.
Tema: Como reconhecer e lidar com Fake News na internet.( aponte propostas de como evitar esse tipo de notícias).
Seu texto deve ter entre 20 e 25 linhas, atente-se para não fugir do tema. Use a linguagem padrão.
Data para entrega: 15/05 através do email castroeliane651@gmail.com - ____________________________________________________________
PROFESSORA LUCIMARA
ROTEIRO DE ESTUDOS: 18 a 22 de maio
PROFESSORA LUCIMARA
ROTEIRO DE ESTUDOS: 18 a 22 de maio
Boa tarde! espero que estejam todos bem , seguros e saudáveis.
Informativo:
O trabalho que deveria ter sido entregue em março, e que por conta da Pandemia Do COVID 19 não foi possível, ficará para o retorno presencial.
Atividade para entrega dia 15 de Maio, no e-mail caml_67@hotmail.com.
Assistir ao vídeo , fazer relatório do aprendizado.
Educação Física Inclusiva: Movimento Paralimpico
Classificação do Atletismo Paralimpico
https://youtu.be/balY2X5WTG4
https://youtu.be/--rHYSaq49Q
_________________________________________________________________________________
Após a análise detalhada da imagem responda as questões a seguir.
a) acredita ser um bom líder.
b) sente falta de seus funcionários.
c) se importa com seus funcionários.
d) tem dificuldade de ser comandado.
e) ignora a habilidade de liderança de seus funcionários.
_________________________________________________________________________________
Prof. César Ed. Física 8 A, B
Assistir ao vídeo https://youtu.be/NjfmeuLPJTs, fazer relatório apresentando as principais características dos sistemas apresentados. Entrega até o dia 12/05/2020 no e-mail caml_67@hotmail.com.
___________________________________________________________________
Queridos alunos, boa tarde! Peço para os alunos dos anos 8º A e B, 9º A e B do ensino fundamental e do 1º A e B do E.M, entregarem as atividades de história da Professora Ana Cristina Camargo de Oliveira que estão no blog pelo E-Mail
camargoo@prof.educacao.sp.gov.br
Se identifiquem com o nome completo, número da chamada e série.
OBS: As atividades de historia devem ser enviadas SOMENTE para esse E-Mail.
_________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________
====================================================================
Professora: Amanda
Matéria: Língua Portuguesa
2° Semana de atividade 04/05 a 08/05
Olá pessoal! Segue a atividade da semana.
Livro didático página 73
Ler o texto “Êxodo millennial: jovens brasileiros querem abandonar o país.
Matéria: Tecnologia e Inovação
Professora: Amanda
Olá pessoal! Segue a atividade da semana 04/05 a 08/05
Realizar a atividade da apostila, página 41 ( atividade das nuvens), em continuidade a aula anterior, irá escrever as conexões que mais utiliza em seu dia a dia, dentro de cada nuvem.
Data de entrega: 08/05
Onde devo entregar?: zef@professor.educacao.sp.gov.br
Cada atividade feita, valerá nota para o 1° bimestre
========================================================================
- HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
- ROTEIRO DE ESTUDOS:
- INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO:
- MECANISMO DE ENTREGA:
- E-mail institucional: lsilvaferreira@prof.educacao.sp.gov.br
- Na escola Laercio Surim.
- Mesa na garagem da minha casa : Rua Caraguatatuba, 30, Parque do Agreste, VARGEM GRANDE PAULISTA.
- PRAZO PARA ENTREGA: 12/05/2020
==================================================================== - Professora Lucimara_ GEOGRAFIA
Data: 04/05 a 08/05Séries: oitavos anos A/BAulas: 1
- HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
Analisar aspectos representativos da dinâmica demográfica, aplicar os indicadores demográficos e analisar as mudanças socioculturais, políticas, ambientais e econômicas decorrentes da transição demográfica em diferentes regiões do mundo
- ROTEIRO DE ESTUDOS:
TEMA : PIRÂMIDES ETÁRIAS1- Questões :Qual a faixa etária predominante na Pirâmide Etária Brasileira em 2018?Qual o Estado com maior quantidade de proporção de idosos e qual com maior de jovens ?2- crie uma rima sobre Pirâmide Etária
- INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO:
Realização das atividades, participação nas atividades, dedicação, empenho, questionamentos a professora sobre a tarefa, valorizando qualquer tipo de avanço.Nota 5 A 10
- MECANISMO DE ENTREGA:
- E-mail institucional: lsilvaferreira@prof.educacao.sp.gov.br
- Na escola Laercio Surim.
- Mesa na garagem da minha casa : Rua Caraguatatuba, 30, Parque do Agreste, VARGEM GRANDE PAULISTA.
PRAZO PARA ENTREGA: 12/05/2020
8ºAno E.F Retomada- semana 1- 27/04 a 30/04
Iluminismo
-Não ao absolutismo monárquico (antigo regime).
-O poder do rei absolutista deve ser deixado e compartilhado com os interesses e necessidades do povo.
-Divisão de poderes: (Sistema tripartite de poder)
•Legislativo (elaboração de leis)
•Executivo (Execução de leis)
•Judiciário(Verificar o comprimento das leis)
-Pensadores iluministas:
* Ideais referentes a divisão de poderes e não concentração do poder nas mãos do rei absolutista. Tem como objetivo atender as necessidades da população e não interesses particulares do rei e seus familiares.
-Principais pensadores Ilumisnistas:
•Voltaire
•Montesquieu
•Rousseau
-Características do antigo regime e Iluminismo
-Antigo regime
•Absolutismo monárquico.
•Teocentrismo.
•Mercantilismo.
-Iluminismo
•República.
•Empirismo.
•Liberalismo econômico.
Atividade 1
Elaborar um texto dando as principais características do iluminismo e os motivos que levaram seu surgimento.
A entrega deve ser realizada a professora Lucimara, em manuscrito dia 12/05.
==============================================================
Historia Professora Ana.
Semana 2- 04/05 a 08/05.
-Principais pensadores iluministas e suas ideias:
• Rousseau: O homem deve ser livre para agir e pensar; a educação tradicional corrompe o homem e tira sua liberdade.
• Voltaire: Defendia a liberdade de expressão religiosa; criticou o absolutismo; defende o livre comércio.
• Montesquieu: Contra o absolutismo monárquico; critica o poder politico da Igreja; defende a divisão politica em três poderes.
-características do Antigo Regime e do Iluminismo:
-Antigo regime:
• Absolutismo monárquico
• Teocentrismo
• Mercantilismo
-Iluminismo:
• Republica
• Empirismo
• Liberalismo econômico
-Atividade 2:
Explicar as características do antigo regime e do iluminismo.
A entrega deve ser realizada a professora Lucimara, em manuscrito no dia 12/05.
========================================================== Plano
Semanal de PROJETO DE VIDA .
Professora: LUCIMARA SILVA FERREIRA.
- HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS:
- ROTEIRO DE ESTUDOS:
- INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO:
- MECANISMO DE ENTREGA:
- E-mail institucional: lsilvaferreira@prof.educacao.sp.gov.br
- Na escola Laercio Surim.
- Mesa na garagem da minha casa : Rua Caraguatatuba, 30, Parque do Agreste, VARGEM GRANDE PAULISTA.
- PRAZO PARA ENTREGA: 12/05/2020
Queridos alunos, boa tarde! Peço para os alunos dos anos 8º A e B, 9º A e B do ensino fundamental e do 1º A e B do E.M, entregarem as atividades de história da Professora Ana Cristina Camargo de Oliveira que estão no blog pelo E-Mail
camargoo@prof.educacao.sp.gov.br
Se identifiquem com o nome completo, número da chamada e série.
OBS: As atividades de historia devem ser enviadas SOMENTE para esse E-Mail.
========================================================================
MATÉRIA: Língua Portuguesa
PROFESSORA: AMANDA
8°ano A
Semana: 11/05 a 15/05
Página 76
*Fazer no caderno de Português
Data para a entrega: 15/05
Onde entregar: E-MAIL: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook (Amanda Zeferino)
====================================================================
==============================================================
3ª Semana (11/05 a 15/05)Professora Ana Cristina Historia 8ºAno E.F
·
Enviar por E-Mail para camargoo@prof.educacao.sp.gov.br
(Colocar nome, número e série (ano))
·
Entregar na escola (até terça-Feira dia 19/05)
·
Mesa na casa da Prof. Lucimara
A entrega deve ser realizada até o dia 19/05.
Onde entregar: E-MAIL: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook (Amanda Zeferino)
=====================================================================
Pesquise sobre um objeto ou meio tecnológico que está sendo usado nesse momento de pandemia, que está ajudando a aproximar as pessoas. Escrever o nome, como é utilizado e qual sua finalidade.
Professora Ana Cristina- Historia
Roteiro de estudo -4ªsemana- (18/05 a 22/05)- 2º Bimestre
8º Ano A/B
A entrega deverá ser realizada até o dia 27/05 a atividade deve
conter o nome, série e número do aluno, podendo ser entregue para o E-mail
camargoo@prof.educacao.sp.gov.br ou na escola ou na mesa da Prof. Lucimara.
Ana Cristina Camargo de Oliveira- História
Retomada (semana de estudos intensivos)
S.E.I (25/05/20 a 29/05/20)
8º Ano A/B
· Entregar na escola (até terça-Feira dia 02/06)
· Mesa na casa da Prof. Lucimara
A entrega deve ser realizada até o dia 05/06.
==================================================================
Roteiro de História-
Semana de 08/06/20 a 12/06/20
2º Bimestre
Professora Ana Cristina Camargo de Oliveira
Tema: Os processos de independência nas Américas
·
Revolução em São Domingos (influenciada pelas
ideias da Revolução Francesa)
·
Transformações ocorridas após o processo revolucionário
nesse local
Atividade: Elaborar um mapa mental dando destaque aos
motivos que levaram ao processo revolucionário e as consequências desse processo
ocorrido onde atualmente é o Haiti (país).
Orientações:
·
Entregar: Manuscrito, impresso, caderno, foto,
escaneado, E-Mail, Caixinha da escola ou
na mesa da professora Lucimara.
·
Duvidas: Direcionar ao E-Mail camargoo@prof.educacao.sp.gov.br·
Prazo:
22/06/2020
Ana Cristina Camargo de Oliveira
Historia
Atividades referentes a segunda semana (15/06 a 17/06)
Atividade: Pesquisar, identificar e caracterizar os movimentos de independência ocorridos no Brasil.
Entrega: 03/07/2020
Orientações: Entregar manuscrito, Impresso, caderno, foto.
Pelo E-mail:
camargoo@prof.educacao.sp.gov.br
ou na escola até a Sexta Feira 03/07
================================================================
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProf qual é o seu email para min enviar as lições
Excluircamargoo@prof.educacao.sp.gov.br
ExcluirFavor colocar a série, e o número da chamada.
Professora o as questões são em folhas separada e o texto ou algum deles é no caderno ?
ExcluirNo caderno ou folha separada?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirassistir aos vídeos e fazer relatório do aprendizado. Entrega até o dia 06/06/2020 no e-mail caml_67@hotmail.com
ResponderExcluirhttps://youtu.be/ICdb-wEw30s; https://youtu.be/9HZNnuG0lC0
Bom dia, gente! Espero que estejam todos bem, na medida do possível, em meio a essa pandemia... :-((
ResponderExcluirDesculpem o atraso, mas tive uns probleminhas técnicos que me impediram de postar aqui antes...
Hoje já temos aula de Ciências no canal do Centro de Mídias das 11:15 às 12:00 horas. Ela deverá retomar os assuntos que estávamos estudando antes das aulas serem interrompidas... Então, vou pedir que façam um relatório e entreguem até o final da semana que vem, dia 08/05, através do email marciaqdegodoy@hotmail.com
Beijos a todos e quaisquer dúvidas comentem aqui!!!
Prof esse é aquele de fontes renováveis e não renovaevis né?
ExcluirSim. 👍👍
ExcluirBom dia 8 Ano A
ResponderExcluirMatéria: Língua Portuguesa
Professora: Amanda
*Retomando o que aprendemos em sala, vocês lerão o texto da apostila "Tatuagem... Liberdade de expressão, apena?
Responda os exercícios 2, 3 ,4, 5 e 6, que são referente ao texto citado.
*Explicação: Vocês irão perceber que, ele trata-se de uma reportagem. Faça uma breve pesquisa sobre o conceito de "reportagem" e observe sua estrutura. Após essa pesquisa, construa uma reportagem com o tema: "Liberdade de expressão". Se precisar pesquise também sobre o tema proposto.
*As atividades deverão ser entregues no até o dia 05/05/20, lembrando que, vocês farão atividades semanais, ou seja, semana que vem, estarei postando aqui novamente outra atividade. Não deixem acumular, as atividades valerão pontos e contribuirão para o fechamento de média do primeiro bimestre.
*Onde mandar as atividades?: zef@professor.educacao.sp.gov.br ou até mesmo pelo Bate-papo do meu facebook. Pode ser por meio de foto ou arquilo word/pdf.
Qualquer dúvida estarei aqui para ajudá-los.
Matéria: Tecnologia e Inovação
ResponderExcluirProfessora: Amanda
Olá pessoal, vamos para a atividade.
Você irá pesquisar sobre rede de conexão, o que é? Quais as possíveis formas de interação? Quais os tipos de conexão?
Em seguida, escolha uma palavra que remeta a ideia de conexão.
Data de entrega: 07/05
Como vou entregar?: zef@professor.educacao.sp.gov.br e Bate-papo do aplicativo facebook.
Até mais pessoal.
Bom dia, gente! 🌞
ResponderExcluirPassando para lembrar que hoje tem aula de Ciências das 10:00 às 11:15 no canal do Centro de Mídias.
Assistam sempre às aulas porque as atividades serão baseadas nelas, tá?
Bjs a todos. 😉
Semana 2
ResponderExcluirPessoal, essa semana vamos dar continuidade aos nossos estudos.
Vocês deverão realizar uma pesquisa sobre o que são materiais condutores e materiais isolantes e dar exemplos.
Para isso, vocês poderão utilizar o livro didático ou a internet.
Depois, é só me mandar por email.
Caso tiverem dúvidas, postem aqui também.
Beijos a todos e bom trabalho!! 😘😘
____________________________________________________________________________________________
Gente, esqueci de avisar! A tarefa poderá ser entregue até 15/05, ok?
ResponderExcluirBeijos.😉
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGuilherme Leal do 8o A, recebi a atividade que você mandou através da professora Amanda. Está correta. Obrigada.
ResponderExcluirGodoy
Bom dia a todos! 🌞🌞🌞
ResponderExcluirAtividade de Ciências - Semana 3
Essa semana vocês deverão fazer uma pesquisa sobre o "USO SEGURO DA ELETRİCİDADE". O trat deverá abordar os seguintes tópicos:
1- Cuidados com as crianças;
2- Cuidados domésticos no uso de equipamentos elétricos;
3- Cabos e fios partidos.
4- Seu trabalho deverá conter também desenhos, figuras ou colagens ilustrando cada um dos tópicos acima.
Vocês poderão utilizar o livro didático ou a internet para realizar a pesquisa.
O trabalho deverá ser entregue no email marciaqdegodoy@hotmail.com até 22/05.
Bom trabalho a todos!! 😘😘😘
Vocês poderão usar o livro didático ou a internet para fazer a pesquisa.
Boa tarde a todos!
ResponderExcluirSou professora Eliane, professora de Inglês, espero vê-los em breve. Estarei postando as atividades em breve!
Segue meu e-mail para demais dúvidas castroeliane651@gmail.com.
Boa tarde!
ResponderExcluirRedação semanal de Língua Portuguesa para a turma do 8ºB.
Tema: Como reconhecer e lidar com Fake News na internet.( aponte propostas de como evitar esse tipo de notícias).
Seu texto deve ter entre 20 e 25 linhas, atente-se para não fugir do tema. Use a linguagem padrão.
Data para entrega: 15/05 através do email castroeliane651@gmail.com
Olá oitavos!! Tudo bem com vocês? Atenção para as atividades da Semana 4👇👇👇
ResponderExcluirA partir de tudo que foi estudado até agora, escreva um texto sobre os usos que fazemos da energia elétrica, explicando como nossas vidas dependem dela e dando exemplos. Seu texto deverá abordar também como a energia elétrica é produzida e os problemas que isso pode causar no meio ambiente. E, por último, não se esqueça de apresentar uma lista de atitudes e hábitos simples que podemos ter no nosso dia a dia para economizar eletricidade.
Prazo de entrega até 29/05 através do email marciaqdegodoy@hotmail.com
____________________________________________________________________________________________
Boa tarde!
ResponderExcluirOitavos atividade de Inglês.
No caderno, deve constar( caneta preta ou azul), uma pesquisa sobre: A língua estrangeira nos dias atuais e a sua importância em nosso cotidiano.
cite exemplos do uso da Língua Inglesa : sua presença em nossa sociedade;
No lazer( filmes, séries e jogos)
No mercado de trabalho;
Na cultura.
Enviar por e-mail castroeliane651@gmail.com.
Data de entrega: 26/05/2020.
Atenção oitavos para a nossa Semana de Estudos İntensivos!!!🛑
ResponderExcluirEssa semana vocês deverão refletir e responder sobre as seguintes questões em seu caderno de ciências:
a) Qual é a principal fonte de energia utilizada pela maior parte dos aparelhos que usamos em nosso cotidiano?
b) Quais eletrodomésticos consomem mais energia elétrica e quais consomem menos?
c) O que os aparelhos que consomem mais energia têm em comum?
d) O que os aparelhos que consomem menos energia têm em comum?
e) Que outros fatores podem influenciar no consumo de eletricidade de uma residência, além da potência dos aparelhos elétricos?
f) Faça uma representação esquemática que ilustre o caminho da energia desde uma usina de energia qualquer até um eletrodoméstico.
Para responder as questões, vocês poderão consultar o caderno, o livro didático ou, para quem tem internet, o "simulador de consumo de energia elétrica" da plataforma Currículo +, da Secretaria da Educação.
🛑🛑 ATENÇÃO!! 🛑🛑
Também estou aceitando trabalhos atrasados até o final dessa semana, juntamente com a atividade dessa semana!!
Os trabalhos deverão ser entregues no email marciaqdegodoy@hotmail.com até 29/05/2020.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
🔴 ATENÇÃO OITAVOS!! 🔴
ResponderExcluirSegundo Semestre - Ciências
a) Procurar em um dicionário o significado dos seguintes termos:
🐝 Ovíparo
🐝 Viviparo
🐝 Ovoviviparo
🐝 fertilização interna
🐝 fertilização externa
🐝 reprodução sexuada
🐝 reprodução assexuada
🐝 acasalamento
b) Escolha um dos seguintes seres vivos sobre o qual deverá responder: pinheiro, gambá, cavalo-marinho, minhoca, águia, jacaré, ouriço, hidra, cascavel, milho, abacateiro, musgo, faisão, pinguim e joaninha:
🐾 Qual é o nome científico do ser vivo escolhido?
🐾 Quais são suas principais características anatômicas?
🐾 Qual o seu habitat principal e em que região geográfica ocorre?
🐾 Como é sua alimentação?
🐾 Quais são as diferenças entre os machos e as fêmeas?
🐾 Essa espécie apresenta algum ritual de acasalamento?
🐾 Como é sua reprodução?
🐾 Como é o desenvolvimento embrionário dessa espécie?
🐾 Existe cuidado com a prole? Como é?
🐾 A quantidade de filhotes é grande ou pequena?
🐾 Cite alguma curiosidade sobre o ser vivo escolhido.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
👆👆👆 Entrega do trabalho até 19/06 através do email marciaqdegodoy@hotmail.com.
ResponderExcluirOlá galerinha dos oitavos!!
ResponderExcluirNessa semana vocês deverão assistir as aulas do CMSP e/ou pesquisar no livro didático imagens dos sistemas reprodutores masculino e feminino para responder às seguintes questões:
1- Quais órgãos do sistema reprodutor feminino têm a mesma função dos testículos no sistema reprodutor masculino? Por quê?
2- Quais são as semelhanças e diferenças entre o sistema reprodutor masculino e feminino?
3- O que é sêmen, qual a sua função e onde ele é produzido?
4- Qual é o caminho que o espermatozóide deve percorrer para que ocorra a fecundação?
5- Onde os óvulos são produzidos?
6- Onde os espermatozóides são produzidos?
7- O que é placenta?
8- Qual é a função do cordão umbilical?
Os trabalhos deverão ser entregues através do email marciaqdegodoy@hotmail.com até o dia 26/06.
Beijos a todos!😘😘😘
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________